facebook pixel code

MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Pós-Graduação Carga Horária: 490 h Modalidade: EAD

Área de Conhecimento: Administração

Assista a vídeo aula demonstrativa

MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas


Apresentação:

Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos (SEBRAE, 2016). O número de micro e pequenas empresas no Brasil mais que dobrou entre 2007 e novembro de 2014, gerando uma fonte de recursos de extremo valor para a população, seja do lado empreendedor ou em postos de trabalho diretos ou indiretamente.

Objetivo:

Desenvolver uma visão integrada e eficiente de gestão para micro, pequenas e médias empresas, capacitando os participantes em diversas áreas envolvidas em um negócio e oferecendo ferramentas e estratégias atuais de gestão.

Disciplinas:

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS – 35H

Ementa:

  • Relação empreendedor e negócio. Oportunidade de mercado, concepção e validação de ideias. Ambiente. Infraestrutura. Fluxo de Caixa. Criação de Plano de Negócios .

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR – 35H

Ementa:

  • Projetos de Produtos. Campanhas de valor agregado. Metodologias de testes e protótipos. Validação e produção em escala. Design e Experiência do usuário.

GESTÃO FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS – 35H

Ementa:

  • Matemática Financeira Básico: princípios de capitalização. Taxas e Capital equivalentes. Sistema financeiro. Cartões de Crédito. Fluxos de caixa e análise de investimentos

GESTÃO DE ESTOQUES E PREVISÃO DE DEMANDA – 35H

Ementa:

  • Métodos de análises de previsão de Demanda. Gestão de compras e Lote Econômico. Curva ABC e definição de níveis de estoque de segurança

GESTÃO DE MARKETING PARA PMES – 35H

Ementa:

  • Mix de Marketing e Plano da Ação. Ferramentas do Marketing Digital. Redes sociais e mídias tecnológicas

CONTABILIDADE DE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO – 35H

Ementa:

  • Apuração dos custos de aquisição de mercadorias para revenda; custos com mão-de-obra; custos indiretos; Apuração e formação do preço de venda no comércio. Aspectos mercadológicos. Aspectos de custos. Princípios contábeis para gestão. Contabilidade empresarial e gerencial. Rateio de custos e precificação

DIREITO EMPRESARIAL: LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL, TRABALHISTA, TRIBUTÁRIA – 35H

Ementa:

  • Princípios de Direito empresarial. Legislação e interpretação. Direitos e deveres.

GESTÃO DE INFORMAÇÃO – CRM E VENDAS – 35h

Ementa:

  • Perfilização de usuários e clientes. Acompanhamento de atividades. Métricas de conversão. Relacionamento com clientes. Tecnologia e remarketing, ações de captação.

GESTÃO DA QUALIDADE – 35H

Ementa:

  • Princípios da Qualidade Total. Certificações. Ferramentas de qualidade aplicadas a processos.

INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE E COMÉRCIO ELETRÔNICO – 35H

Ementa:

  • Inovação em Pequenas e Médias empresas. Ferramentas e técnicas de inovação. Casos de inovação. Estratégia do Oceano Azul. Estratégia e Inovação. Empresas digitais. Estrutura de vendas online.

METODOLOGIA DA PESQUISA – 35H

Ementa:

  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 35h

Ementa:

  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO – 35h

Ementa:

  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:

Portadores de Diplomas de Graduação em qualquer área de ensino.

Público Alvo:

Empresários, Colaboradores, Empreendedores, Profissionais Liberais e Graduados de todas as áreas do conhecimento.