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MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: MBA (Master in Business Administration)

MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas


Apresentação:

O MBA Executivo em Gestão Estratégica de Cooperativas  busca a  revisão dos aspectos teórico-operacionais relativos à rotina de trabalho das Cooperativas, discussão de formas de agregar valor ao cliente, cumprir os objetivos organizacionais estabelecidos e a análise das alternativas de investimento disponíveis no mercado.

Objetivo:

O MBA Executivo em Gestão Estratégica de Cooperativas Tem Como Objetivo:

  • Contribuir para a eficiente gestão de processos na atividade das Cooperativas através do crescimento pessoal e profissional dos participantes, e pela agregação de conhecimento técnico;
  • Atualizar conceitos e métodos da Gestão Moderna das Cooperativas e desenvolver e aprimorar posturas da gerência, capacitar os alunos para iniciar e participar dos processos empresariais, ampliar seu foco de visão em relação aos novos paradigmas da Gestão de Cooperativas e fornecer um ambiente interativo entre os participantes para discussão de temas atuais ligados ao seu cotidiano;
  • Aprofundamento da capacidade analítica dos ambientes internos e externos;
  • Desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados positivos, crescentes e sustentáveis no Segmento das Cooperativas.

Disciplinas:

FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS 20h

Ementa:

  • Empreendedorismo e características de empreendedor. Importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. O empreendedorismo como gerador de inovações. Empreendedorismo corporativo (Intra-Empreendedor) Conceitos e classificação de inovação: inovação radical, incremental, aberta. Transformação de ideias em projetos. Metodologias de projeto e modelo de negócio. Etapas de projeto no desenvolvimento de produtos e serviços. Propriedade industrial. Estratégias de cópia. Instrumentos criativos: a criatividade não está (e não deve ser) condicionada a insights.

FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS 20h

Ementa:

  • O conceito de estratégia, histórico e definições. As escolas tradicionais de Planejamento Estratégico, Posicionamento Competitivo, Visão Baseada em Recursos, Capacitações Centrais e Gestão de Competências. O gerente e tomadas de decisões. O gerente como agente de mudança. O gerente e a cultura organizacional. Alianças estratégicas entre equipes.

FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 20h

Ementa:

  • Elaboração de um Planejamento Estratégico. Os níveis administrativos e suas funções. Competências duráveis do Administrador. Eficiência X Eficácia. Características do Planejamento Estratégico. Missão, Visão e Valores. Princípios existência da empresa éticos que organização quer chegar norteiam todas as ações Identidade Empresarial. Orientação para o Planejamento Estratégico. Diagnóstico. Direção Operacional. Fatores Críticos do Planejamento Estratégico. Planejamento Estratégico. Análise SWOT.

GERENCIAMENTO DO CLIMA E DA CULTURA ORGANIZACIONAL 20h

Ementa:

  • O indivíduo na organização. A questão do poder nas organizações, relações interpessoais, frustrações, administração de conflitos e inteligência emocional. Comportamento Humano nas Organizações; Psicologia Social na Empresa; Socialização e Aprendizagem Social, Comportamento organizacional. Cultura organizacional. Organizações de aprendizagem e conhecimento corporativo. Mudança e desenvolvimento organizacional. Administração da tecnologia e da inovação.

GERENCIAMENTO DE PESSOAS 20h

Ementa:

  • O novo papel do gerente de pessoas nas organizações. Centralização e descentralização das decisões com relação ao capital humano. Como o gerente se insere nos processos de gestão de pessoas (seleção, acompanhamento e avaliação de desempenho, gestão por competências, treinamento e desenvolvimento e demissão).

GERENCIAMENTO DA LIDERANÇA 20h

Ementa:
  • Gerenciando as pessoas com influências culturais e de gerações diferentes. Lidando com a diversidade. Liderança nas organizações contemporâneas: liderança, competências requeridas, modelos de competências, mudanças de cenário. Desenvolvimento de equipes: desenvolvimento de equipes, liderança em reuniões. Descoberta e gerência de talentos: descoberta de talentos, estilos pessoais, gerenciamento de talentos, ambiente de aprendizagem.
GESTÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO 20h
Ementa:
  • Planejamento de Marketing: conceitos, características. Análise ambiental: mercado competitivo, Decisões: de produto, de preço, de comunicação e de logística. Integração do Marketing com a Comunicação Social. Endomarketing nas cooperativas. Estratégia de comercialização; Vantagens competitivas das estratégias de marketing; Preparação do plano estratégico voltado para o mercado. 

GESTÃO DAS ESTRATÉGIAS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO 
Ementa:
  • Marketing de Relacionamento - Estratégia One to One; Macro Análise Mercadológica; Segmentação de Mercado; Direcionamento de Estratégias; Análise de Perfil Profissional – formação de profissionais; Planejamento Estratégico e Operacional; Coordenação de Ações; Mensuração e Avaliação de Resultados 
GESTÃO DAS ESTRATÉGIAS DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO 20h
Ementa:
  • Conceito de vendas. Valor para o consumidor. Satisfação do cliente. Tipos de canais de venda. Planejamento da força de vendas. Administração e estratégia da força de venda. Promoção de vendas. Princípios da venda pessoal. Perfil do profissional de vendas do século XXI. Definição de característica e benefícios. Etapas da venda persuasiva e controle de objeções. 
  • Análise da realidade com relação aos resultados das negociações vivenciadas no dia a dia, considerando que se passa de 50 a 90% do tempo envolvido num processo de negociação. Conscientização quanto à necessidade de desenvolver habilidades em negociação, considerando ser uma das habilidades mais apreciadas nos profissionais. Analisar as quebras de paradigmas quanto aos mitos de negociação. Conhecimento quanto aos estilos de comunicação praticados entre os negociadores profissionais. 
GESTÃO DA  GOVERNANÇA CORPORATIVA EM COOPERATIVAS 20h
Ementa:
  • A lógica da ação coletiva. Origens e Evolução do Pensamento Econômico Cooperativo. Principais teorias cooperativistas contemporâneas: teoria econômica da cooperação, nova economia institucional aplicada ao cooperativismo. Conceito de Cooperativa. Cooperativismo de Crédito e Cooperativismo Agrícola nos Contextos Econômicos Brasileiro e Internacional. Dilemas do Cooperativismo na economia de mercado. Tendências do Cooperativismo Contemporâneo. Princípios de Gestão Corporativa. Estrutura de governança e tomada de decisão em sociedades cooperativas. Novas Configurações de Gestão e Direção das Sociedades Cooperativas. Estruturas e Estratégias de Direção e de Gestão. Novas Formas de Organização. Modelos de Direção Centralizada e Descentralizada. Dilemas contemporâneos da Direção e da Gestão Cooperativa.
GESTÃO  DOS ASPECTOS LEGAIS E JURÍDICOS DO COOPERATIVISMO 20h
Ementa:
  • A disciplina aborda os Princípios Cooperativistas e sua relação com a legislação, a ordem constitucional e a política de incentivo ao cooperativismo, bem como a abordagem da legislação infraconstitucional, com destaque para a Lei 5764/71, que disciplina as sociedades cooperativas no ordenamento jurídico brasileiro. 
  • Introdução ao Direito das Cooperativas. Lei 5.764/71. Ato Cooperativo. Sociedades cooperativas e o novo Código Civil. Tributação das Sociedades Cooperativas. Contratos nas cooperativas. Sociedades cooperativas e o Código de Defesa do Consumidor.
GESTÃO DOS ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DO COOPERATIVISMO 20h
Ementa:
  • Impactos do cooperativismo nos cenários econômicos e sociais no Brasil e no Mundo. Análise de organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital ou estatais. Diagnóstico de problemas, perspectivas e tendências de adaptação do cooperativismo aos desafios do tempo atual. O cooperativismo como gerador de renda, emprego e bem-estar social. A nova vertente da Economia Solidária. Dados econômicos e sociais do cooperativismo.
GESTÃO CONTÁBIL DE COOPERATIVAS 20h
Ementa:
  • Sociedade cooperativa: características, objetivo e constituição. O capital social. Plano de contas. Exercícios de classificação contábil. Análise econômica e financeira das demonstrações contábeis.
  • Legislação contábil pertinente ao sistema cooperativista. A especificidade da Contabilidade Cooperativa: estrutura patrimonial diferenciada. A natureza diferenciada da conta de capital e do patrimônio líquido: capital instável versus capital estável. A demonstração de resultado: sobras versus lucros; faltas versus perdas. A realidade contábil-financeira: receitas e despesas do associado e não da Sociedade Cooperativa.
GESTÃO FINANCEIRA DE COOPERATIVAS 20h
Ementa:
  • Objetivos e funções da gestão financeira. Ciclo de crescimento das empresas - dinâmica financeira. Estrutura do balanço. Análise da rentabilidade. Analise de custo volume e lucro. Políticas financeiras. Políticas operacionais – administração da necessidade de giro. Políticas estruturais - formação do capital de giro. Autofinanciamento. Insolvência - efeito tesoura. Crescimento equilibrado e expansão contínua. Análise econômico-financeira. Estrutura dinâmica do balanço-modelo para analise. Análise dinâmica e tradicional do balanço. Fluxo de fontes e aplicações de recursos. Análise do ciclo financeiro. Análise - índices tradicionais de liquidez e endividamento. Administração da função financeira.
GESTÃO DE ORÇAMENTO E CONTROLADORIA DE COOPERATIVAS 20h
Ementa:
  • O orçamento integrado. As Interdependências entre orçamentos, utilizando planilhas eletrônicas. Conceituar controle orçamentário. Identificar a importância e os tipos de relatórios de acompanhamento. O impacto das decisões nas posições econômico, financeira e patrimonial. O impacto das decisões no posicionamento mercadológico da cooperativa. Elaboração do fluxo de caixa: demonstração do resultado do exercício e o balanço patrimonial projetados a partir do orçamento. Controladoria e o processo de gestão das cooperativas. Sistema de informação e avaliação econômico-financeiro. Mensuração do resultado. Avaliação de desempenho e resultado.
METODOLOGIA CIENTÍFICA – ARTIGO SOBRE GESTÃO DE COOPERATIVAS 20h
Ementa:
  • Fundamentos da Ciência: divisão, métodos, leis e teorias; Problemas e hipóteses; Função da Metodologia Científica; Natureza do conhecimento; Requisitos preliminares: os instrumentos de trabalho e documentação. Modalidades de Pesquisa científica; Método científico.
TÓPICOS ESPECIAIS - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E RISCOS DE CRÉDITO 20h
Ementa:
  • Análise do mercado. Aspectos econômicos - financeiros. Análise do retorno e viabilidade do negócio. Análise financeira. Administração Financeira de ativos e passivos. Análise de Investimentos. Controles internos. Administração do Risco de Crédito, Contratos, Títulos de Créditos, Garantias Pessoais e Reais.
ESTUDO DE CASO : GESTÃO PARTICIPATIVA EM COOPERATIVAS 20h
Ementa:
  • Definição de missão, visão, políticas, diretrizes, objetivos e metas em cooperativas. Estratégia e estrutura de organizações cooperativas. Sustentabilidade. Pensamento sistêmico e holístico de cooperativas. Técnicas de cenários. PFOA (Potencialidades, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças). Segmentação (SBA e SBU). Ciclo de vida empresa/produto. Modelo Porter: estratégias competitivas e modelo para análise de concorrência. Decisões estratégicas em cooperativas.

Pré-requisitos:

Portadores de diploma de graduação.

Público Alvo:

O MBA Executivo em Gestão Estratégica de Cooperativas é destinado  a profissionais com nível superior, que atuam em cargos gerenciais em instituições financeiras, que pretendam desenvolver habilidades/competências para atuarem em funções de Gestão de Cooperativas.


COORDENADOR

José Carlos de Brito Gonçalves

José Carlos de Brito Gonçalves

Mestre em Sistemas de Gestão.