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MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Exatas

Apresentação:

O MBA em Gestão Estratégica de Negócios atua diretamente no treinamento do profissional que busca o desenvolvimento em meio às adversidades do mercado competitivo. O curso tem por objetivo a utilização de ferramentas de Gestão Empresarial para a ampliação da compreensão global e sistêmica dos setores organizacionais, focada na melhoria dos resultados. Além de sua interação entre os ambientes interno e externo, o programa visa proporcionar a habilidade de interpretar indicadores capazes de facilitar o processo de tomada de decisão no universo empresarial.

Disciplinas:

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL - 20 Horas
Ementa:
  • Conceitos e características da administração estratégica Estudo das oportunidades, estratégias competitivas e decisão estratégica Administração Estratégica: Princípios, conceitos e Definições Planejamento Estratégico, Tático, Operacional Tomada de Decisões Ambiente Organizacional Missão e Visão Implementação de Estratégias. 

MARKETING ESTRATÉGICO - 20 Horas
Ementa:
  • Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM) Componentes do PEM Análise de cenários. Identificando oportunidades Formulação de objetivos e metas A cadeia de valor Posicionamento estratégico Fazendo o PEM acontecer o detalhamento das Estratégias e Ações Táticas de Marketing-Mix. Implementação do PEM. 

GESTÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO - 20 Horas
Ementa:
  • Tipos de Conflitos Técnicas de administração de conflitos Negociação Negociação entre organizações Estratégias e objetivos Negociação em Reuniões de Negócios O Processo de Mediação Modos de influenciar Modelos de persuasão Como e porque se preparar Como e porque ganhar tempo Como lidar com cada tipo de negociador.  

FINANÇAS - 20 Horas
Ementa:
  • Visão panorâmica das finanças corporativas: papel e as funções do administrador financeiro. Conceitos de lucro e riqueza. Estruturas de capital: capital próprio e de terceiros. Binômio risco-retorno. O coeficiente Beta e o Modelo CAPM. Custos do capital próprio e do capital de terceiros. Taxa mínima de atratividade - TMA. Custo médio ponderado do capital - WACC. Endividamento e beneficio fiscal. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Avaliação de Ativos.    

FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇOS - 20 Horas
Ementa:
  • A Importância dos custos na formação do preço. Principais classificações dos custos e despesas. Margem de contribuição. Sistemas de custeio. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços. Políticas de preços para novos produtos. Preço de serviços. Ações de precificação alinhadas à estratégia mercadológica, considerando aspectos internos (custeio, análise marginal, operação e objetivos empresariais) e externos (comportamento do consumidor, curvas de demanda, comportamento da concorrência, mercado e ciclo de vida).  

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - 20 Horas
Ementa:
  • A disciplina abrange empreendedorismo e inovação. Empreendedorismo: conceitos e  perspectiva do empreendedorismo contemplando a criação do negócio, financiamento, gerenciamento, expansão e encerramento do mesmo. Inovação: conceitos de produto, processo e organização relacionando o tema à estratégia e ao desempenho de mercados. Sistemas de inovação, trabalho em redes e desenvolvimento de inovação. 

ANÁLISE, DIAGNÓSTICO E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL - 20 Horas  
Ementa:
  • Fundamentos do Diagnóstico Organizacional. Diagnóstico Organizacional Participativo. Ciclos de Vida das Organizações. Modelos de Diagnóstico Organizacional. Comportamento Organizacional. Ferramentas de diagnóstico organizacional. Análise de Cenários. Análise Interna. Satisfação de Clientes Internos e Externos. Mudança organizacional. Aspectos humanos no diagnóstico Organizacional: clima organizacional, comunicação, relacionamento interpessoal.  

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA - 20 HORAS
Ementa:
  • Desenvolvimento de equipe. Estágios de desempenho de grupo. Objetivos. Tipos. Papéis fundamentais. Planejamento de desenvolvimento de equipe: fases do desenvolvimento. Funções. Liderança. Fenômenos de grupo. Barreiras ao desenvolvimento de equipes. Avaliação de resultados em desenvolvimento de equipe. Conceito de clima organizacional, técnicas de levantamento de informações de clima organizacional. Desenvolvimento e implementação de um plano de gestão de Clima Organizacional, a partir de uma pesquisa de Clima quantitativa ou qualitativa.  

ECONOMIA EMPRESARIAL - 20 Horas
Ementa:
  • Fundamentos da análise econômica: oferta, demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central.  Balanço de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.  

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES - 20 Horas
Ementa:
  • Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A ética dentro das empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de desenvolvimento sustentável - visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. A evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico. 

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO - 20 Horas
Ementa:
  • A escola do comportamento do consumidor na área de marketing e a ligação teórica (multidisciplinar). Conceito de comportamento do consumidor e evolução dos paradigmas organizacionais (viés qualitativo e quantitativo). Segmentação de mercado. Modelo de comportamento do consumidor. Motivações do consumidor. Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O processo de decisão de compra. O envolvimento e a experiência de compra do consumidor.  Variáveis do comportamento do consumidor: satisfação, intenção, inovação, crença, atitude dentre outras. O comportamento do consumidor nos setores econômicos como na indústria de transformação, no varejo físico, varejo online, dentre outros setores. comércio eletrônico. Pesquisas sobre o comportamento do consumidor. 

GESTÃO DE VENDAS - 20 Horas
Ementa:
  • O processo da venda. Relacionamento baseado em valor Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial. Fatores críticos de sucesso. 

ESTRATÉGIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 20 Horas
Ementa:
  • Introdução a conceitos, recursos, métodos e práticas relacionadas à Tecnologia da Informação, necessários à gestão estratégica de TI e ao alinhamento de ações e projetos ao negócio da empresa moderna. Estudo das principais tendências tecnológicas e modelos de gestão de TI. 

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 20 Horas
Ementa:
  • Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores.  Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. O pré-projeto de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. O Experimento.  A organização de texto científico (Normas ABNT).   

LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 20 Horas
Ementa:
  • Coordenação dos canais de distribuição (desde a origem até o consumidor final), utilizando processos como a seleção estratégica de canais de distribuição e o relacionamento com os membros dos canais. Importância da Logística na moderna economia. Suprimentos. Armazenagem. Modalidades de transporte. Logística de resposta de serviços (LRS). Supply Chain Management (SCM). Tecnologia da informação na Logística. Canais de distribuição. Características e funções. Estratégias de canais de distribuição. Trade Marketing. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing aplicado aos canais de vendas. A importância de Trade Marketing para as organizações.    

GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS - 20 Horas
Ementa:
  • Aspectos básicos da Qualidade: ciclo PDCA, métodos de prevenção e solução de problemas: MASP, FMEA, FTA e 6 Sigma Técnicas gerenciais: brainstorming, gráfico de pareto, lista de verificação, estratificação, histograma, gráfico de dispersão, cartas de controle, plano de ação, gráfico de Gantt, SETFI, GUT, matriz de contingências Normalização: normalização internacional, nacional e de empresas normas básicas elaboração de normas técnicas e especificações aspectos básicos da qualidade industrial análise da qualidade normas básicas para planos de amostragem e seus guias de utilização os critérios de excelência e os prêmios regionais e nacionais.  

GESTÃO DE PROJETOS - 20 Horas
Ementa:
  • Conceituação geral de projeto. Gestão da elaboração e execução de projetos. Elementos básicos dos projetos. O produto do projeto e seu mercado. Estudos técnicos do projeto. Importância do projeto. Aspectos administrativos e legais, econômicos, técnicos e financeiros. Critérios de análise de viabilidade econômica de um projeto. Elaboração e análise de projetos de viabilidade.  

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS - 20 Horas  
Ementa:
  • A função de gestão de negócios internacionais. Sua inserção no contexto estratégico da empresa. Análise do ambiente internacional. Formulação de análises competitivas e dos fatores determinantes do sucesso internacional para organizações públicas e empresas. As funções da administração e seu papel na gestão internacional de negócios. A função de P&D. As funções de produção, marketing, finanças e recursos humanos e seu impacto no desempenho dos negócios internacionais. Tópicos atualizados e significativos em negócios internacionais.  

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Pré-requisitos:

Profissionais com formação em diversas áreas, que atuam ou desejam atuar em posições competitivas no mercado e que buscam conhecimentos ligados à Gestão Estratégica de Negócios empreendedores e executivos que visam o desenvolvimento de habilidades técnicas, conceituais e gerenciais para alavancar e ampliar seu segmento de negócios.

Público Alvo:

Profissionais com formação em diversas áreas, que atuam ou desejam atuar em posições competitivas no mercado e que buscam conhecimentos ligados à Gestão Estratégica de Negócios empreendedores e executivos que visam o desenvolvimento de habilidades técnicas, conceituais e gerenciais para alavancar e ampliar seu segmento de negócios.