facebook pixel code

MBA em Logística Empresarial & Gestão da Cadeia de Suprimentos

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Gestão

Apresentação:
A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é uma sub-área da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia,economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.
Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos na empresa.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).

Objetivo:
Gerais: O Curso de especialização lato sensu MBA Logística e Cadeia de Suprimentos tem por finalidade aprofundar o estudo teórico e prático e o debate na área de logística empresarial e de gestão da cadeia de suprimentos, possibilitando a formação de um profissional dotado da capacidade de aliar ao conhecimento operacional e conceitos estratégicos e táticos para gerenciar a logística e a cadeia de suprimentos que integram o ambiente operacional da organização.

Específicos:
1- desenvolver habilidades gerenciais e estratégicas, essenciais para o profissional da administração na tomada de decisão envolvendo a logística e a cadeia de suprimentos da organização.
2- estimular a utilização dos conceitos apreendidos, em sua atuação profissional.
3- posicionar a logística empresarial como um novo diferencial competitivo.

Disciplinas:


ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CUSTOS LOGÍSTICOS - 20h

Ementa:
  • Introdução aos conceitos de custos logísticos. Sistemas de custos. Custos para a tomada de decisão. Formação de preços. Conceitos de custo total e trade-off. Custos, nível de serviços e análise de rentabilidade de clientes. Estrutura de custos de transporte e distribuição. Impacto dos tributos no custo logístico. Visibilidade dos custos logísticos. Métodos de custeio: custeio baseado em atividades - ABC aplicado à logística. Análise de rentabilidade multidimensional (produto, região, canal e cliente): a importância do método do custo para servir (Cost to serve). O Balanced Scorecard (BSC) e os indicadores de desempenho na logística. O valor econômico agregado (EVA).

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA APLICADA À LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 20h
Ementa:
  • Origem e evolução da indústria de serviços logísticos: os operadores logísticos na cadeia de suprimentos. Operadores logísticos: os vários conceitos de operador logístico. Classificação dos operadores logísticos. Os conjuntos de atividades logísticas a terceirizar. Os serviços que o operador logístico oferece: as sinergias existentes entre os conjuntos de atividades contratadas, tecnologias e competências requeridas. O processo de redefinição de negócios e a diversificação de empresas que oferecem serviços logísticos

GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA À LOGÍSTICA - 20h
Ementa:
  • Aspectos básicos da Qualidade: ciclo PDCA, métodos de prevenção e solução de problemas: MASP, FMEA, FTA e 6 Sigma; Técnicas gerenciais: brainstorming, gráfico de pareto, lista de verificação, estratificação, histograma, gráfico de dispersão, cartas de controle, plano de ação, gráfico de Gantt, SETFI, GUT, matriz de contingências; Normalização: normalização internacional, nacional e de empresas; normas básicas; elaboração de normas técnicas e especificações; aspectos básicos da qualidade industrial; análise da qualidade; normas básicas para planos de amostragem e seus guias de utilização; os critérios de excelência e os prêmios regionais e nacionais.

MEDIÇÕES DE DESEMPENHO EM LOGÍSTICA - 20h
Ementa:
  • Introdução e conceitos fundamentais em transportes, Matriz Modal: Intermodalidade e eficiência operacional, Desenvolvimento de sistemas de distribuição, Operações especiais de transporte: roteirização, milk run, x-dock, merge in transit, Restrições de tempo e capacidade. Acomodação de passageiros e cargas, Previsão e controle de custos operacionais. Formação de preços. Transferência de cargas e remessas diretas, Organização e controle de manutenção de frota e equipamentos e instrumentos de apoio, Elaboração e emissão de documentos, Dimensionamento e substituição de frotas, Negociação de fretes, tarifas e cargas. Penalidades e medidas administrativas no transporte e distribuição. Treinamento de pessoal, Gestão de Risco, Seguros, rastreamento e monitoramento dos traslados e tráfego.

ESTUDO DOS MODAIS LOGÍSTICOS - 20h
Ementa:
  • Formação de preços. Transferência de cargas e remessas diretas, Organização e controle de manutenção de frota e equipamentos e instrumentos de apoio, Elaboração e emissão de documentos, Dimensionamento e substituição de frotas, Negociação de fretes, tarifas e cargas. Penalidades e medidas administrativas no transporte e distribuição. Treinamento de pessoal, Gestão de Risco, Seguros, rastreamento e monitoramento dos traslados e tráfego.

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - 20h
Ementa:
  • A gestão de estoques e armazenagem. A gestão da informação e o ciclo de pedidos. Teoria das restrições. Competitividade baseada no tempo. 

GESTÃO DE ESTOQUES EM LOGÍSTICA - 20h
Ementa:
  • ECR - Efficient Consumer Response; Integração estratégica. PCL - Planejamento e controle logístico Indicadores de desempenho. A gestão da cadeia de suprimentos.

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES E AQUISIÇÃO DE INSUMOS - 20h
Ementa:
  • Custos de transportes (rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário, aquaviário, intermodalidade e multimodalidade). Custos de embalagens. Custos de manutenção do estoque (oportunidade, impostos e seguros, estocagem, riscos e custo total). 

GESTÃO DE TRANSPORTES - 20H
Ementa:
  • Sistemas de transportes. Modelos de distribuição. Principais modais de transportes e as combinações intermodais; Noções sobre legislação e regulamentações dos transportes. Administração de tráfego e produtividade do transporte. Tecnologias e métodos para dimensionamento da frota e roteirização.

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS - 20h
Ementa:
  • A disciplina aborda essencialmente a logística empresarial, embora mantenha uma visão integrada com as demais áreas empresariais. Esta preocupação sistêmica em ambientes globalizados deve orientar-se para uma visão desta área na busca de resultados empresariais.
  • A disciplina enfoca como eixo básico:
  • a) a introdução de novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo. 
  • b) os conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos.
  • c) o relacionamento empresarial de redes de organizações, o Supply Chain Management, traduzidos pelas parcerias empresariais que permitem resultados ampliados aos participantes, demonstrando a importância da compreensão das mudanças culturais empresariais que privilegiam os processos, na busca de acréscimos de valor aos clientes finais.

LOGÍSTICA INTERNACIONAL - 20h
Ementa:
  • A personalidade jurídica dos atores internacionais das relações internacionais. Normatização das relações internacionais. O desenvolvimento do direito internacional e os novos temas da agenda contemporânea

COMÉRCIO EXTERIOR - 20h
Ementa:
  • Política do Comércio Exterior Brasileiro. Composição do Comércio Exterior. INCOTERMS, TEC, NCM, SECEX, Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. Tributação no Comércio Exterior. Transporte Internacional. OMC, Acordos, Salva-guardas. Organização da Alfandega no Brasil. Organização Mundial Aduaneira. Território Aduaneiro. Zona Primária e Zona Secundária. Alfandegamento de recintos. Trânsito Aduaneiro. Habilitação às exportações e as importações. Infrações, Multas e Penalidades aplicadas na Importação e Exportação. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX.

MARKETING APLICADO À LOGÍSTICA - 20h
Ementa:
  • Alinhamento Estratégico entre Marketing e Logística. Canais de Marketing e as Operações de Distribuição. Armazenamento Eficiente e Gestão de Transportes. Logística e Supply- Chain. Gerenciamento de Custos, Prazos e e-Business.

ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA - 20h
Ementa:
  • Atividades estratégicas e tático-operacionais em logística; A gestão de transportes e movimentação; A gestão de estoques e armazenagem.

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO DO SISTEMAS DE TRANSPORTES - 20h
Ementa:
  • Planejamento estratégico de sistemas de transporte de carga: A visão do setor público. Transporte e uso do solo. Modelos de análise e previsão de demanda para transporte de carga. Gestão de sistemas de transporte de carga: A visão da iniciativa privada. Planejamento tático em gestão de sistemas de transporte de carga, suas funções e métodos. Tipos de operação em sistemas de transporte de carga e suas funções. Métodos para planejamento operacional em sistemas de transporte de carga.

DIREÇÃO E CONTROLE DO SISTEMAS DE TRANSPORTES - 20h
Ementa:
  • Tecnologia da Informação – Descrição e Definições. Níveis de funcionalidade dos sistemas de informação. Abrangência do uso da TI na gestão da cadeia de suprimentos. Utilização de Softwares e Hardwares na gestão da cadeia de suprimentos.

SISTEMAS E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES APLICADA À LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 20h
Ementa:
  • Gerenciamento estratégico da informação. Sistemas de gestão empresarial. Comércio eletrônico. Segurança de dados. Ferramentas de integração e monitoramento. Obter uma compreensão básica sobre sistemas de informação empresarial e sua importância para a empresa atual e as atividades logísticas.

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - 20h
Ementa:
  • Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. O pré-projeto de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. O Experimento. A organização de texto científico (Normas ABNT).

Pré-requisitos:
Profissionais que possuam curso superior, e atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas à Logística Empresarial, e profissionais que desejam capacitação para docência em Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Administração de Materiais

Público Alvo:
Profissionais que possuam curso superior, e atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas à Logística Empresarial, e profissionais que desejam capacitação para docência em Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Administração de Materiais.

COORDENADOR

Prof. Frederico Margem

Prof. Frederico Margem

Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil(2009) Coordenador e Professor Adjunto da Faculdade Redentor , Brasil

PROFESSOR

Frederico Margem

Doutor – Temas ligados a gestão estoque - Redentor

Luiz Fernando Brandão

Mestre – temas ligados a economia - UNESA

Maykon de Souza

Especialista – temas ligados a administração do produto - Redentor

Muriel Oliveira

Mestre – Temas ligados a metodologia científica - Redentor

Natália Roque

Especialista – temas ligados a estratégia - UENF

Raphael Veloso

Mestre – Temas ligados a Administração de recursos - Redentor

Rodrigo Souza

Especialista – Temas ligados a pesquisa operacional - UENF

Victor Bartolassi

Mestre – temas ligados a marketing - Redentor