facebook pixel code

MBA em Logística Empresarial & Gestão da Cadeia de Suprimentos

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Administração

Apresentação:

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é uma sub-área da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia,economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos. Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos na empresa. Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (Carvalho, 2002, p. 31).

Disciplinas:


ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CUSTOS LOGÍSTICOS - 20h

Ementa:
  • Introdução aos conceitos de custos logísticos. Sistemas de custos. Custos para a tomada de decisão. Formação de preços. Conceitos de custo total e trade-off. Custos, nível de serviços e análise de rentabilidade de clientes. Estrutura de custos de transporte e distribuição. Impacto dos tributos no custo logístico. Visibilidade dos custos logísticos. Métodos de custeio: custeio baseado em atividades - ABC aplicado à logística. Análise de rentabilidade multidimensional (produto, região, canal e cliente): a importância do método do custo para servir (Cost to serve). O Balanced Scorecard (BSC) e os indicadores de desempenho na logística. O valor econômico agregado (EVA).

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA APLICADA À LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 20h
Ementa:
  • Origem e evolução da indústria de serviços logísticos: os operadores logísticos na cadeia de suprimentos. Operadores logísticos: os vários conceitos de operador logístico. Classificação dos operadores logísticos. Os conjuntos de atividades logísticas a terceirizar. Os serviços que o operador logístico oferece: as sinergias existentes entre os conjuntos de atividades contratadas, tecnologias e competências requeridas. O processo de redefinição de negócios e a diversificação de empresas que oferecem serviços logísticos

GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA À LOGÍSTICA - 20h
Ementa:
  • Aspectos básicos da Qualidade: ciclo PDCA, métodos de prevenção e solução de problemas: MASP, FMEA, FTA e 6 Sigma Técnicas gerenciais: brainstorming, gráfico de pareto, lista de verificação, estratificação, histograma, gráfico de dispersão, cartas de controle, plano de ação, gráfico de Gantt, SETFI, GUT, matriz de contingências Normalização: normalização internacional, nacional e de empresas normas básicas elaboração de normas técnicas e especificações aspectos básicos da qualidade industrial análise da qualidade normas básicas para planos de amostragem e seus guias de utilização os critérios de excelência e os prêmios regionais e nacionais.

MEDIÇÕES DE DESEMPENHO EM LOGÍSTICA - 20h
Ementa:
  • Introdução e conceitos fundamentais em transportes, Matriz Modal: Intermodalidade e eficiência operacional, Desenvolvimento de sistemas de distribuição, Operações especiais de transporte: roteirização, milk run, x-dock, merge in transit, Restrições de tempo e capacidade. Acomodação de passageiros e cargas, Previsão e controle de custos operacionais. Formação de preços. Transferência de cargas e remessas diretas, Organização e controle de manutenção de frota e equipamentos e instrumentos de apoio, Elaboração e emissão de documentos, Dimensionamento e substituição de frotas, Negociação de fretes, tarifas e cargas. Penalidades e medidas administrativas no transporte e distribuição. Treinamento de pessoal, Gestão de Risco, Seguros, rastreamento e monitoramento dos traslados e tráfego.

ESTUDO DOS MODAIS LOGÍSTICOS - 20h
Ementa:
  • Formação de preços. Transferência de cargas e remessas diretas, Organização e controle de manutenção de frota e equipamentos e instrumentos de apoio, Elaboração e emissão de documentos, Dimensionamento e substituição de frotas, Negociação de fretes, tarifas e cargas. Penalidades e medidas administrativas no transporte e distribuição. Treinamento de pessoal, Gestão de Risco, Seguros, rastreamento e monitoramento dos traslados e tráfego.

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - 20h
Ementa:
  • A gestão de estoques e armazenagem. A gestão da informação e o ciclo de pedidos. Teoria das restrições. Competitividade baseada no tempo. 

GESTÃO DE ESTOQUES EM LOGÍSTICA - 20h
Ementa:
  • ECR - Efficient Consumer Response Integração estratégica. PCL - Planejamento e controle logístico Indicadores de desempenho. A gestão da cadeia de suprimentos.

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES E AQUISIÇÃO DE INSUMOS - 20h
Ementa:
  • Custos de transportes (rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário, aquaviário, intermodalidade e multimodalidade). Custos de embalagens. Custos de manutenção do estoque (oportunidade, impostos e seguros, estocagem, riscos e custo total). 

GESTÃO DE TRANSPORTES - 20H
Ementa:
  • Sistemas de transportes. Modelos de distribuição. Principais modais de transportes e as combinações intermodais Noções sobre legislação e regulamentações dos transportes. Administração de tráfego e produtividade do transporte. Tecnologias e métodos para dimensionamento da frota e roteirização.

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS - 20h
Ementa:
  • A disciplina aborda essencialmente a logística empresarial, embora mantenha uma visão integrada com as demais áreas empresariais. Esta preocupação sistêmica em ambientes globalizados deve orientar-se para uma visão desta área na busca de resultados empresariais.
  • A disciplina enfoca como eixo básico:
  • a) a introdução de novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo. 
  • b) os conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos.
  • c) o relacionamento empresarial de redes de organizações, o Supply Chain Management, traduzidos pelas parcerias empresariais que permitem resultados ampliados aos participantes, demonstrando a importância da compreensão das mudanças culturais empresariais que privilegiam os processos, na busca de acréscimos de valor aos clientes finais.

LOGÍSTICA INTERNACIONAL - 20h
Ementa:
  • A personalidade jurídica dos atores internacionais das relações internacionais. Normatização das relações internacionais. O desenvolvimento do direito internacional e os novos temas da agenda contemporânea

COMÉRCIO EXTERIOR - 20h
Ementa:
  • Política do Comércio Exterior Brasileiro. Composição do Comércio Exterior. INCOTERMS, TEC, NCM, SECEX, Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. Tributação no Comércio Exterior. Transporte Internacional. OMC, Acordos, Salva-guardas. Organização da Alfandega no Brasil. Organização Mundial Aduaneira. Território Aduaneiro. Zona Primária e Zona Secundária. Alfandegamento de recintos. Trânsito Aduaneiro. Habilitação às exportações e as importações. Infrações, Multas e Penalidades aplicadas na Importação e Exportação. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX.

MARKETING APLICADO À LOGÍSTICA - 20h
Ementa:
  • Alinhamento Estratégico entre Marketing e Logística. Canais de Marketing e as Operações de Distribuição. Armazenamento Eficiente e Gestão de Transportes. Logística e Supply- Chain. Gerenciamento de Custos, Prazos e e-Business.

ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA - 20h
Ementa:
  • Atividades estratégicas e tático-operacionais em logística A gestão de transportes e movimentação A gestão de estoques e armazenagem.

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO DO SISTEMAS DE TRANSPORTES - 20h
Ementa:
  • Planejamento estratégico de sistemas de transporte de carga: A visão do setor público. Transporte e uso do solo. Modelos de análise e previsão de demanda para transporte de carga. Gestão de sistemas de transporte de carga: A visão da iniciativa privada. Planejamento tático em gestão de sistemas de transporte de carga, suas funções e métodos. Tipos de operação em sistemas de transporte de carga e suas funções. Métodos para planejamento operacional em sistemas de transporte de carga.

DIREÇÃO E CONTROLE DO SISTEMAS DE TRANSPORTES - 20h
Ementa:
  • Tecnologia da Informação – Descrição e Definições. Níveis de funcionalidade dos sistemas de informação. Abrangência do uso da TI na gestão da cadeia de suprimentos. Utilização de Softwares e Hardwares na gestão da cadeia de suprimentos.

SISTEMAS E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES APLICADA À LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 20h
Ementa:
  • Gerenciamento estratégico da informação. Sistemas de gestão empresarial. Comércio eletrônico. Segurança de dados. Ferramentas de integração e monitoramento. Obter uma compreensão básica sobre sistemas de informação empresarial e sua importância para a empresa atual e as atividades logísticas.

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - 20h
Ementa:
  • Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. O pré-projeto de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. O Experimento. A organização de texto científico (Normas ABNT).

Pré-requisitos:

Profissionais que possuam curso superior, e atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas à Logística Empresarial, e profissionais que desejam capacitação para docência em Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Administração de Materiais

Público Alvo:

Profissionais que possuam curso superior, e atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas à Logística Empresarial, e profissionais que desejam capacitação para docência em Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Administração de Materiais.


COORDENADOR

Prof. Frederico Margem

Prof. Frederico Margem

Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil(2009) Coordenador e Professor Adjunto da Faculdade Redentor , Brasil

PROFESSOR

Luiz Fernando Brandão

Luiz Fernando Brandão

Natália Roque

Natália Roque

Victor Bartolassi

Victor Bartolassi

Raphael Veloso

Raphael Veloso

Maykon de Souza

Maykon de Souza

Rodrigo Souza

Rodrigo Souza

Muriel Batista de Oliveira

Muriel Batista de Oliveira