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MBA Hands-on Learning em Gestão de Negócios

Pós-Graduação Carga Horária: 380 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: MBA (Master in Business Administration)

MBA Hands-on Learning em Gestão de Negócios


Apresentação:

Muitas empresas negligenciam a devida atenção aos princípios da Gestão e, com isso, sofrem consequências e, muitas vezes, não conseguindo reverter os resultados negativos. Atualmente o Brasil possui cerca de 50 milhões de empreendedores (SEBRAE, 2016) e, devido ao processo econômico do país, essa taxa vem aumentando de acordo com a necessidade das pessoas estruturarem negócios para gerar sua própria renda. Acompanhando este movimento, também cresce o percentual de empresas que fecham, onde 25% não chega ao terceiro ano de funcionamento.

Um dos principais motivos da derrocada, a educação empreendedora, começou a ser melhor trabalhada pelas instituições de ensino com a criação de diversos cursos voltados à gestão, sempre muito fundamentados às teorias de boas práticas gerenciais.

Porém, a partir desta melhora, verificou-se outro grande problema: como replicar, em um ambiente real, o que é visto no ponto de vista teórico nas diversas disciplinas que compõem uma grade voltada ao processo gerencial de uma empresa?

Nos EUA, começou o processo de especializações práticas, onde os alunos invertem os fluxo de aprendizagem, aplicando conceitos na prática em empresas reais e trazendo os problemas e gerando soluções no ambiente acadêmico. Este modelo, chamado de Hands-on Learning pretende oferecer ensinamentos reais para capacitar melhor os envolvidos na elaboração de projetos e tomadas de decisão.

Objetivo:

Desenvolver ações práticas em empresas em pleno funcionamento conjugadas ao ensino acadêmico baseado nas melhores práticas de gestão, através de 6 módulos gerenciais que determinam os princípios básicos de gestão e crescimento das organizações.

Disciplinas:

GESTÃO DE MARKETING I - 20H

  • Ementa: Conceitos clássicos de Marketing, Marketing Digital, Análise de mídias tradicionais; Pesquisa de Mercado.

GESTÃO DE MARKETING II - 20H

  • Ementa: Visita a empresa para diagnóstico empresarial e elaboração do projeto de Marketing I.

GESTÃO DE MARKETING III - 20H

  • Ementa: Apresentação e avaliação do projeto de Marketing II.

FINANÇAS EMPRESARIAIS I - 20H

  • Ementa: Fluxo de caixa; Balanço Contábil; Matemática Financeira; Cálculo de impostos lucro real, presumido e simples; Custos de departamento pessoal; distribuição de lucros; terceirização, EBITDA, orçamento; Precificação de produtos e serviços.

FINANÇAS EMPRESARIAIS II - 20H

  • Ementa: Visita a empresa para diagnóstico empresarial e elaboração do projeto de Finanças Empresariais I.

FINANÇAS EMPRESARIAIS III - 20H

  • Ementa: Apresentação e avaliação do projeto de Finanças Empresariais II.

GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE I - 20H

  • Ementa: Elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão, Auditorias Internas e Externas, Certificações; Elaboração de mapas de processos; Gestão de Qualidade.

GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE II - 20H

  • Ementa: Visita a empresa para diagnóstico empresarial e elaboração do projeto de Gestão de Processos e Qualidade I.

GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE III - 20H

  • Ementa: Apresentação e avaliação do projeto de Gestão de Processos e Qualidade II.

GESTÃO DE PESSOAS I - 20H

  • Ementa: Legislação trabalhista; Técnicas de liderança; Bonificações e prêmios; Gestão empreendedora; Análise de desempenho; Pesquisa de clima; Desenvolvimento de metas.

GESTÃO DE PESSOAS II - 20H

  • Ementa: Visita a empresa para diagnóstico empresarial e elaboração do projeto de Gestão de Pessoas I.

GESTÃO DE PESSOAS III - 20H

  • Ementa: Apresentação e avaliação do projeto de Gestão de Pessoas II.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS I - 20H

  • Ementa: Elaboração de novos produtos; Prototipação e Validação; Metodologia Design Thinking; Modelo de Negócios Canvas.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS II - 20H

  • Ementa: Visita a empresa para diagnóstico empresarial e elaboração do projeto de Desenvolvimento de Produtos I.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS III - 20H

  • Ementa: Apresentação e avaliação do projeto de Desenvolvimento de Produtos II.

CRESCIMENTO ESTRATÉGICO I - 20H

  • Ementa: Planejamento estratégico, Plano de Negócios, Valuation; Legislação de Franquias; Abertura de filial; Plano de Investimentos; Plano de expansão; Análise de Viabilidade; Abertura de Capital; Debêntures: Governança corporativa e legislação contra corrupção.

CRESCIMENTO ESTRATÉGICO II - 20H

  • Ementa: Visita a empresa para diagnóstico empresarial e elaboração do projeto de Crescimento Estratégico I.

CRESCIMENTO ESTRATÉGICO III - 20H

  • Ementa: Apresentação e avaliação do projeto de Crescimento Estratégico II.

METODOLOGIA DA PESQUISA (EAD) - 20H

  • Ementa: Fundamentos do trabalho científico – artigo científico; Escolha do tema do artigo científico; Esquema detalhado/categorizado do texto por etapa (introdução – desenvolvimento – considerações finais); Tipos de pesquisa; Etapas da pesquisa; Elaboração do ante-projeto. Processo de orientação do artigo; Estilo da redação técnico-científica; Fundamentação teórica na construção do texto; Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; Citações: conceito, características e tipologia; Apresentação de tabelas, quadros, figuras e gráficos; Referências: conceito, importância e formato; Estrutura e apresentação gráfica do artigo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DECURSO (TCC)

  • Ementa: Elaboração do artigo científico.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma de Graduação.

Público Alvo:

Empresários, Colaboradores, Empreendedores, Profissionais Liberais e Graduados de todas as áreas do conhecimento.


COORDENADOR

Luís Fernando Brandão de Magalhães

Luís Fernando Brandão de Magalhães

Possui graduação em Economia e Psicologia (UNESA). Especialista em Gestão de Pessoas (UNIVERSO), Mestre em Economia (UFF), Mestre em Sociologia e Antropologia (UFRJ) e Mestre em Direito (UNIG). Atualmente é coordenador do curso de MBA em Gestão de Consultórios e Clínicas de Saúde e MBA Hands On Learning em Gestão de Negócios do Centro Universitário Redentor de Campos. Empresário, com atividades de prestação de serviços de consultoria e instrutória em gestão empresarial. É sócio de empresa de consultoria de empresas e consultor credenciado no Sebrae-RJ, possuindo experiência na área de Planejamento Empresarial, com ênfase em Planejamento Estratégico. Também possui experiência em Gestão de Pessoas, principalmente em treinamento e desenvolvimento organizacional. Professor em instituições de ensino superior, atuando em cursos de graduação e pós graduação, destacadamente nas disciplinas Empreendedorismo e Novos Negócios, Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa, Administração Estratégica, Matemática Financeira, Contabilidade Gerencial, Análise de Custos e Formação de Preços, Teoria Microeconômica, Teoria Macroeconômica, dentre outras.