facebook pixel code

Medicina do Trabalho

Pós-Graduação Carga Horária: 1920 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Medicina do Trabalho


Apresentação:

Nas últimas décadas a reestruturação produtiva determinada pela globalização e as novas relações de trabalho dela decorrentes, implicaram, reconhecidamente, em novos efeitos nocivos à saúde dos trabalhadores. Paralelamente cresceram, também, as demandas por uma maior atenção, sobretudo sobre os aspectos preventivos, dos agravos consequentes aos processos e condições dos ambientes de trabalho onde estes são executados. Justifica-se, portanto, a necessidade de formação de profissionais plenamente capacitados a enfrentar os desafios de garantir um mundo do trabalho isento de riscos à saúde e que possam detectar precocemente os potenciais danos dele decorrentes, tanto no âmbito das empresas quanto nos serviços públicos.

Carga-horária Teórica: 480h;

Carga-horária de Ensino à Distância: 96h;

Carga-horária de prática: 1344h.

Objetivo:

  • Capacitar os alunos para o desempenho da especialidade de medicina do trabalho, fornecendo-lhes as ferramentas para torná-los capazes de realizar diagnósticos de provável origem ocupacional;
  • Reconhecer os critérios de aptidão e inaptidão relacionados à capacidade e incapacidade laborativa, bem como, reconhecer as habilidades biológicas necessárias para o desempenho das diversas atividade profissionais.
  • Desenvolver o conhecimento semiológico para a aplicação no exame médico ocupacional e proporcionar treinamento adequado de equipamentos específicos da medicina do trabalho, tornando-os expert em seu manuseio, avaliação clínica e conclusão do ato médico.
  • Desenvolver a habilidade para o reconhecimento de nexo causal e diagnóstico diferencial de patologias presentes com maior frequência nas atividades laborais.
  • Estimular o uso de protocolos específicos nacionais e internacionais de ergonomia e doenças ocupacionais e do trabalho, para elaboração de programas de prevenção e acompanhamento da medicina do trabalho.
  • Desenvolver habilidade de reconhecimento de agentes nocivos no meio ambiente do trabalho que possam colocar em risco a saúde do trabalhador.
  • Promover o conhecimento, interpretação e correto preenchimento dos diversos documentos relacionados a medicina do trabalho como ppra, pcmat, cnae, pgr e outros.
  • Capacitar os alunos para a elaboração do pcmso (programa de controle médico de saúde ocupacional), relatório anual, programas educacionais e outros, além de instruí-los no correto no preenchimento do aso (atestado de saúde ocupacional).
  • Apresentar as doutrinas legais de interface com a medicina do trabalho como a legislação previdenciária, trabalhista, clt e promover a vivência prática.
  • Estimular o interesse pela pesquisa em medicina do trabalho através da elaboração de monografia desenvolvida com utilizando temas relacionados a área de atuação.
  • Vivenciar a prática da especialidade em centro de exame ocupacional do Centro Universitário Redentor- UniREDENTOR, onde haverá supervisão e orientação das técnicas e métodos utilizados em medicina do trabalho.

Disciplinas:

INTRODUÇÃO A MEDICINA DO TRABALHO – 20 HORAS

Ementa:

  • Apresentação do curso. O que é Medicina do Trabalho? Campo de atuação e papel do Médico do trabalho na relação trabalhista. Trabalho em equipe multidisciplinar e multiprofissional. Conceituação de Higiene e Segurança do Trabalho.

ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO TRABALHADOR MEDICINA – 20 HORAS 

Ementa:

  • Organização básica de um serviço de Saúde Ocupacional. SESMT. O que é? Como gerenciar um serviço médico? Relacionamento com as outras áreas da empresa. Dimensionamento de um serviço médico. Custos. Elaboração de documentos em Medicina do Trabalho: PCMSO, PPP, PPRA, ASO, Relatório Anual, outros.

LEGISLAÇÃO I – LEGISLAÇÃO DO TRABALHO – 20 HORAS

Ementa:

  • Legislação trabalhista e interface com a Medicina do Trabalho. Normas regulamentadoras. Normas regulamentadoras rurais. Legislação trabalhista e o enfoque médico. Trabalho em turno e noturno. Adicional de insalubridade e periculosidade. Direito a concessão de EPI. Períodos de descanso. Trabalho em ambientes com calor, frio, vibração. Horas Extras.

LEGISLAÇÃO II – LEGISLAÇÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL – 20 HORAS

Ementa:

  • Incapacidade laborativa. Tipos de Benefícios. Doenças ocupacionais ou do trabalho. Acidente de trabalho. Emissão de CAT. Doenças incapacitantes. PPP.

HIGIENE OCUPACIONAL – 20 HORAS

Ementa:

  • Medições ambientais dos agentes nocivos à saúde do trabalhador. Níveis elevados de pressão sonora. Poeiras respiráveis. Identificação e monitorização de produtos químicos. Identificação dos agentes nocivos entendendo a forma de investigação de campo, coleta de amostra e interpretação dos resultados. Limites de tolerância e monitorização biológica (quadro I e II da NR7). Exames complementares. Nexo causal. Nível de ação.

ERGONOMIA I – 20 HORAS

Ementa:

  • Origens. Conceito e aplicações. Variáveis da Ergonomia. NR 17. Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET).

ERGONOMIA II – 20 HORAS

Ementa:

  • Interação. Movimentação. Deslocamento. Acessibilidade. Aspectos espaciais, físico ambientais, organizacionais. Condições ambientais e de conforto. Técnicas usadas para AET: GUT, outras.

PATOLOGIA OCUPACIONAL I - DOENÇAS RELACIONADAS AOS FATORES ERGONÔMICOS DO TRABALHO – 20 HORAS

Ementa:

  • Semiologia do parelho locomotor. Avaliação da capacidade laborativa de um trabalhador e função que vai desempenhar. Postura. Força muscular. DORT. Rupturas musculares traumáticas.

PATOLOGIA OCUPACIONAL II - AGENTES BIOLÓGICOS – 20 HORAS

Ementa:

  • Doenças da Pele: Dermatite de contato, Câncer de Pele; Prevenção das Dermatoses Ocupacionais. NR 15 – ANEXO 14. NR 32

PATOLOGIA OCUPACIONAL III - DOENÇAS RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS AO TRABALHO – 20 HORAS

Ementa:

  • Doenças Causadas por Irritantes Respiratórios e Substâncias Tóxicas; Asma Profissional; Pneumoconioses; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Câncer Pulmonar; Infecções Pulmonares Adquiridas no Trabalho; Tuberculose e o Trabalho. Rinites.

TOXICOLOGIA OCUPACIONAL – 20 HORAS

Ementa:

  • Toxicologia Básica. Áreas de aplicação. Toxicologia Ocupacional. Agente Tóxico e a intoxicação. Classificação dos Agentes Químicos. Testes de Toxicidade. Tolerância. Agentes Químicos nos ambientes de trabalho. Exposição e Introdução de Agentes Químicos no Organismo. Dose, efeito e resposta. Curvas, dose/efeito e dose/respiratória. Classificação das substâncias quanto à toxicidade. Efeitos tóxicos produzidos por exposições a curto e a longo prazo. Conceito de risco. Toxicocinética. Toxicodinâmica dos agentes químicos de interesse ocupacional. Interação entre Agentes Tóxicos. Toxicologia e Epidemiologia. Monitorização Biológica do Trabalhador.

SEGURANÇA DO TRABALHO – 20 HORAS

Ementa:

  • Definições e Informações Gerais; Recon; Avaliação do Ambiente de Trabalho; Controle da Exposição através da Intervenção; As Bases Biológicas da Avaliação de Exposição; Limites de Exposição Ocupacional; Normas Regulamentadoras; Prevenção e Controle da Exposição a Riscos Físicos, Químicos, Biológicos. EPI. NR 9

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA APLICADA À MEDICINA DO TRABALHO – 20 HORAS

Ementa: 

  • Princípios Básicos de Bioestatística. Estatística da matemática básica e utilização na área de saúde. Organização de dados, de amostragem de população, distribuição de frequência, medidas, tendências, elaboração e interpretação de gráficos. Análise quantitativa de dados. Processamento de dados. Indicadores de saúde. Vigilância epidemiológica. Análise de programas de saúde.

PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA DO TRABALHO - TRANSTORNOS MENTAIS RELACIONADOS AO TRABALHO – 20 HORAS

Ementa:

  • Saúde Mental: Ansiedade, Depressão, Psicose e Trabalho; Tensão Pós-traumática e Prevenção do Dano; Tensão e Burnout; Desordens Cognitivas.

LEGISLAÇÃO III - DISCUSSÃO APROFUNDADA DAS NRS – 20 HORAS

Ementa:

  • Leitura e discussão das NR´s.

PCMSO – COMO FAZER – 20 HORAS

Ementa:

  • Conceito de PCMSO. Aplicação da NR 7 para confecção de PCMSO. GHE.

PATOLOGIA OCUPACIONAL IV – AUDIOLOGIA OCUPACIONAL. VOZ, FALA E EQUILIBRIO – 20 HORAS

Ementa:

  • Ruído, vibrações: Conceituação e ocorrência, critérios de caracterização do risco. Limites de tolerância, metodologia de avaliação e controle. Audiometria. Perda Auditiva Induzida pelo ruído. Normas regulamentadoras. Programas de Conservação Auditiva. Trabalho em altura.

PATOLOGIA OCUPACIONAL V – CARDIOLOGIA OCUPACIONAL. OFTALMOLOGIA OCUPACIONAL – 20 HORAS

Ementa:

  • Semiologia cardíaca. Morbidade e Mortalidade Cardiovascular em Trabalhadores; O Conceito de Fator de Risco em Doença Cardiovascular; Programas de Reabilitação e Prevenção. Cardiopatias relacionadas com o trabalho. Acuidade visual com senso cromático e campimetria. Patologias oftalmológicas relacionadas ao trabalho. Conjuntivite: o que fazer?

METODOLOGIA CIENTÍFICA E FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE OCUPACIONAL – 20 HORAS

Ementa:

  • Apresentação de teorias que possam fundamentar a elaboração do projeto de pesquisa e construção de artigos dentro da linguagem e tratamento cientifico de forma que possam ser aceitos pela comunidade cientifica da área. Normas REINPEC.

PERÍCIAS MEDICINA DO TRABALHO – INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE – 20 HORAS

Ementa:

  • Perícias médicas para avaliação de nexo causal e incapacidade visando a indenização de dano ou reintegração (doenças relacionadas ao trabalho ou acidentes de trabalho) e em perícias para avaliação de condições de trabalho visando o pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade.

ÉTICA NA PRÁTICA DA MEDICINA DO TRABALHO E NO COTIDIANO – 20 HORAS

Ementa:

  • Conceitos de moral e ética. Estudo da legislação que regulamenta a profissão no Brasil, seus conceitos, objetivos, o papel e o funcionamento dos órgãos, bem como os aspectos éticos do comportamento profissional.

PCMSO EM DIVERSOS TIPOS DE ATIVIDADE – 20 HORAS

Ementa:

  • Visita a empresas de diferentes ramos para orientação de confecção de PCMSO.

RADIAÇÃO – TIPOS, RISCOS E EFEITOS BIOLÓGICOS – 20 HORAS

Ementa:

  • Radiações Ionizantes e não-ionizantes. Tipos de radiações ionizantes. Efeitos biológicos das radiações. Riscos.

ORGANIZAÇÃO DO SESMT E ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO – 20 HORAS

Ementa:

  • NR-04. O papel das SESMT nas empresas. Visitas técnicas.

Pré-requisitos:

Profissionais Graduados em Medicina, portadores de CRM.

Público Alvo:

Médicos com apresentação da inscrição no conselho de medicina de qualquer estado do país, com qualquer tempo de formação, desde que esteja com suas obrigações em dia com o conselho de sua filiação. Obs condição sine qua nom.