facebook pixel code

Neurociência

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação

Apresentação:

Proporcionar aprofundamento na Neurociência, oferecendo formação consistente, aprofundar o entendimento sobre os mecanismos neurais relacionados ao aprendizado, memória, atenção, autorregulação (comportamentos de risco) e funções executivas (tomada de decisão, planejamento, raciocínio lógico, entre outros), a fim de melhorar e instrumentalizar a prática dos profissionais que atuam no contexto educacional e da saúde.

Disciplinas:

Introdução a Neurociência e a Neuropsicologia - 40h
Neuroanatomia Neurohistologia Bioeletrogênese Potencial de Repouso Potencial Receptor Potencial de ação Transmissão sinápticaOrganização anatômica do Sistema Nervoso Introdução a Neuropsicologia Neurociências e Psicologia Fundamentos Psicológicos da Neuropsicologia.
Neurologia Básica - 40h
Noções básicas das doenças estruturais do Sistema Nervoso Central (SNC) e do Sistema Nervoso Periférico (SNP) Epilepsia Movimentos involuntários anormais: Encefalopatias crônicas não evolutivas Distúrbios da consciência Acidente Vascular Cerebral Doenças Desmielinizantes Afecções pré e peri natais Síndromes Genéticas. Distúrbios do Sono Demência Neurobiologia do Comportamento.
Neuropsicologia do desenvolvimento - 40h
Neuropsicologia do Desenvolvimento - Principais conceitos Desenvolvimento das Funções Neuropsicológicas e dos sistemas cerebrais: Idades Psicológicas e Neoformações Neuropsicologia do Envelhecimento: Memória, Pensamento e Envelhecimento.
Neuropsicologia dos Transtornos Mentais - 60h
Conceito de doença mental Anamnese psiquiátrica e exame psíquico Nosografia psiquiátrica atual Os Principais Transtornos Mentais e a neurofisiopatologia. Retardc mental Transtorno de aprendizagem Transtorno das habilidades motoras Transtorno do Comunicação Transtorno Invasivo do desenvolvimento Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Transtornos do Comportamento Disruptivo Transtorno Obsessivo Compulsivo Transtorno de Tique Transtorno do Humor Dependência de drogas e alcoolismo: Transtorno da Personalidade: Noções de Farmacologia nos transtornos psicopatológicos - suas indicações e seus efeitos colaterais.
Neurospicologia da Atenção e Memória I - 40h
Tipos de Atenção: Seletiva, Sustentada c Dividida: Classificação dos diferentes tipos dc memória: Memória de curto prazo e memória de longo prazo. Memória Operativa. Declarativa: Episódica e Semântica, Memória Sensorial.
Pesquisa em Neurospicologia - 40h
Projetos de Pesquisa ? Construção e Elaboração : Ética em pesquisas com seres humanos Orientações da ABNT Método Clínico de Pesquisa Artigo Cientifico relatando experiência e intervenção neuropsicológica orientação para o trabalho d conclusão da especialização.
Neuropsicologia da Linguagem - 40h
Estruturas cerebrais implicadas na linguagem afasias agrafias acalculias e distúrbios relacionados disfasias dislexas disgrafias e discalculias. Alteração da linguagem e da comunicação na idade adulta avaliação da atividade lingüística e comunicativa mecanismos de recuperação e reabilitação da linguagem.
Neuropsicologia das Funções Executivas - 40h
Estruturas cerebrais implicadas nas funções executivas. Habilidades cognitivas envolvidas no planejamento, iniciação. seguimento e monitoramento de comportamentos complexos dirigidos a um fim. Atenção, concentração. seletividade de estímulos, capacidade de abstração, planejamento. flexibilidade de controle mental. autocontrole e memória operacional, e sua relação com as alterações dos lobos frontais.
Neuropsicologia e Orientação Visuo-espacial - 20h
Estruturas cerebrais implicadas não orientação Visuo-espacial. Percepção  e transformação, de figuras, formas e imagens visuais. Tarefas de visualização (Vz) relações espaciais (SR), velocidade de fechamento (CS), flexibilidade de fechamento (CF). memória visual (MV). esquadrinhamento espacial (SS). Capacidade de girar imagens mentalmente, capacidade de imaginar e transformar mentalmente determinadas figuras bidimensionais em figuras tridimensionais.

Público Alvo:

Profissionais graduados das áreas de saúde e educação.