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Neuropedagogia

Pós-Graduação Carga Horária: 600 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Sa√ļde

Apresentação:
O curso em Neuropedagogia tem como objetivo capacitar profissionais para intervir em diferentes situa√ß√Ķes de ensino aprendizagem, qualificando-os para lidar com crian√ßas, jovens ou adultos que apresentem dificuldades de aprendizagem tanto na √°rea educacional quanto em espa√ßos n√£o-formais, dentro do enfoque preventivo.

Objetivo:
Capacitar profissionais para intervir em diferentes situa√ß√Ķes de ensino aprendizagem, qualificando-os para lidar com crian√ßas, jovens ou adultos que apresentem dificuldades de aprendizagem tanto na √°rea educacional quanto em espa√ßos n√£o-formais, dentro do enfoque preventivo.

Disciplinas:
Introdução à Neuropedagogia e Fundamentos da Aprendizagem - 20 h
Contextualizar a Neuroci√™ncia e sua rela√ß√£o com a Pedagogia. Estudar a rela√ß√£o entre c√©rebro e aprendizagem, as modifica√ß√Ķes no c√©rebro pela pr√°tica pedag√≥gica e o processo ensino aprendizagem na Neuropedagogia.

Fundamentos Sócio antropológicos da Educação - 20 h
Antropologia e Sociologia: conceitos e rela√ß√£o com a educa√ß√£o. Cultura, Diversidade e Educa√ß√£o. Estudo do homem na sua totalidade e da humanidade na sua diversidade cultural; Interculturalismo e Multiculturalismo. A organiza√ß√£o dos grupos sociais numa vis√£o hist√≥rica. Desigualdade e exclus√£o social e suas implica√ß√Ķes para a Educa√ß√£o. Implica√ß√Ķes s√≥cio antropol√≥gicas na forma√ß√£o do profissional da Neuroci√™ncias.

Psicologia do Desenvolvimento com foco no neurodesenvolvimento-20 h
Estudar o desenvolvimento humano em suas várias etapas da vida, com foco no neurodesenvolvimento. Apresentar a relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade.

Neurofisiologia do comportamento e das emo√ß√Ķes - 20 h
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos da neurofisiologia. Rela√ß√£o entre a neurofisiologia e os aspectos do comportamento e das emo√ß√Ķes e suas interfer√™ncias nos processos de ensino aprendizagem.

Neurociência cognitiva -40 h
Explicitar os princ√≠pios da neuroci√™ncia cognitiva. Apresentar as fun√ß√Ķes cognitivas: aten√ß√£o, mem√≥ria, fun√ß√Ķes executivas, intelig√™ncia, cogni√ß√£o social, linguagem e habilidades visuoconstrutivas, relacionando com os aspectos da aprendizagem.

Teorias da Formação da Personalidade -20 h
Introdução às teorias da personalidade. Construção do conceito de personalidade. Relação entre o desenvolvimento da personalidade e os aspectos da aprendizagem, tanto no contexto clínico quanto institucional.

Neurociência e Transtornos Comportamentais -40 h
Contribuição da neurociência para o estudo e a intervenção nos transtornos do comportamento. Apresentar os principais transtornos do comportamento e sua relação com a aprendizagem. Propor formas de intervenção clínica e institucional.

Neurociência e Transtornos da Aprendizagem - 40 h
Ementa Contribuição da neurociência para o estudo e a intervenção nos transtornos da aprendizagem. Explicitar os Trasntornos da Aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática. Propor formas de intervenção clínica e institucional.

Disciplina Condutas Típicas na Perspectiva da Educação Inclusiva Carga Horária 40 h
Ementa Conceito e caracterização de condutas típicas e os transtornos envolvidos. Identificação dos alunos com dificuldades na aprendizagem relacionadas às condutas típicas e a elaboração de práticas de intervenção na perspectiva da inclusão.

Desenvolvimento da Linguagem e as implica√ß√Ķes na Educa√ß√£o-0 h
Desenvolvimento da linguagem oral e escrita e sua rela√ß√£o com a neuroci√™ncia. Import√Ęncia da linguagem para os processos de ensino aprendizagem. Propor formas de interven√ß√£o cl√≠nica e institucional que favore√ßam o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Neuropsicomotricidade aplicada à educação - 40 h
O desenvolvimento neuropsicomotor e sua rela√ß√£o com a neuroci√™ncia. A import√Ęncia da neuropsicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem e das emo√ß√Ķes. Estrat√©gias de interven√ß√£o cl√≠nica e institucional.

Avaliação neuropedagógica -40 h
Princípios da avaliação neuropedagógica. Técnicas de avaliação neuropedagógica na busca da identificação das dificuldades e dos transtornos da aprendizagem.

Bio√©tica e Implica√ß√Ķes para a Neuroci√™ncia -20 h
Fundamentos da √Čtica e da Bio√©tica: problemas e limites. Problemas bio√©ticos relacionados aos avan√ßos da neuroci√™ncia. Princ√≠pios da benefic√™ncia e da n√£o malefic√™ncia aplicados √† conduta dos profissionais frente a problemas de natureza √©tica/bio√©tica.

Tópicos em Políticas Educacionais - 20 h
Ementa Legisla√ß√£o da educa√ß√£o brasileira e sua contextualiza√ß√£o nos aspectos s√≥cio-pol√≠tico-econ√īmico-culturais. Problemas e perspectivas da Educa√ß√£o Brasileira na contemporaneidade. A dimens√£o pol√≠tica e pedag√≥gica da organiza√ß√£o escolar brasileira. A Educa√ß√£o B√°sica na Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o Nacional (Lei n.9.394/96) e outros documentos legais.

Metodologia do Trabalho Científico - 40 h
Ementa Análise do processo investigativo e do método científico. Fontes e técnicas de pesquisa. Especificidade da pesquisa em neurociência e ciências humanas e sociais. Modelos de abordagens na pesquisa social. Elaboração do projeto de pesquisa. Normas técnicas de apresentação gráfica do trabalho científico segundo a ABNT.

Seminário de Pesquisa: Orientação de TCC - 40 h
Ementa Fundamentos e métodos da pesquisa científica. Artigo científico como trabalho de conclusão de curso. Elaboração e execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Vivência Profissional em neuropedagogia clínica-institucional - 120 h
Ementa A vivência Profissional em neuropedagogia como prática integradora e articuladora do curso de Neuropedagogia. Inserção na realidade institucional da Educação Básica e em espaços não-formais que possibilite o aprofundamento da relação dialética prática, teoria-prática recriada, por meio de observação e análise de diferentes formas e tipos de atendimento.

Pré-requisitos:
Nível Superior Completo

Público Alvo:
Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e profissionais de nível superior de áreas afins que estejam envolvidos e/ou interessados em enfocar uma visão ampla sobre o processo de ensino-aprendizagem

PROFESSOR