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Neuropedagogia

Pós-Graduação Carga Horária: 600 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação

Apresentação:

O curso em Neuropedagogia tem como objetivo capacitar profissionais para intervir em diferentes situações de ensino aprendizagem, qualificando-os para lidar com crianças, jovens ou adultos que apresentem dificuldades de aprendizagem tanto na área educacional quanto em espaços não-formais, dentro do enfoque preventivo.

Disciplinas:

Introdução à Neuropedagogia e Fundamentos da Aprendizagem - 20 h Contextualizar a Neurociência e sua relação com a Pedagogia. Estudar a relação entre cérebro e aprendizagem, as modificações no cérebro pela prática pedagógica e o processo ensino aprendizagem na Neuropedagogia. Fundamentos Sócio antropológicos da Educação - 20 h Antropologia e Sociologia: conceitos e relação com a educação. Cultura, Diversidade e Educação. Estudo do homem na sua totalidade e da humanidade na sua diversidade cultural Interculturalismo e Multiculturalismo. A organização dos grupos sociais numa visão histórica. Desigualdade e exclusão social e suas implicações para a Educação. Implicações sócio antropológicas na formação do profissional da Neurociências. Psicologia do Desenvolvimento com foco no neurodesenvolvimento-20 h Estudar o desenvolvimento humano em suas várias etapas da vida, com foco no neurodesenvolvimento. Apresentar a relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade. Neurofisiologia do comportamento e das emoções - 20 h Introdução aos conceitos básicos da neurofisiologia. Relação entre a neurofisiologia e os aspectos do comportamento e das emoções e suas interferências nos processos de ensino aprendizagem. Neurociência cognitiva -40 h Explicitar os princípios da neurociência cognitiva. Apresentar as funções cognitivas: atenção, memória, funções executivas, inteligência, cognição social, linguagem e habilidades visuoconstrutivas, relacionando com os aspectos da aprendizagem. Teorias da Formação da Personalidade -20 h Introdução às teorias da personalidade. Construção do conceito de personalidade. Relação entre o desenvolvimento da personalidade e os aspectos da aprendizagem, tanto no contexto clínico quanto institucional. Neurociência e Transtornos Comportamentais -40 h Contribuição da neurociência para o estudo e a intervenção nos transtornos do comportamento. Apresentar os principais transtornos do comportamento e sua relação com a aprendizagem. Propor formas de intervenção clínica e institucional. Neurociência e Transtornos da Aprendizagem - 40 h Ementa Contribuição da neurociência para o estudo e a intervenção nos transtornos da aprendizagem. Explicitar os Trasntornos da Aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática. Propor formas de intervenção clínica e institucional. Disciplina Condutas Típicas na Perspectiva da Educação Inclusiva Carga Horária 40 h Ementa Conceito e caracterização de condutas típicas e os transtornos envolvidos. Identificação dos alunos com dificuldades na aprendizagem relacionadas às condutas típicas e a elaboração de práticas de intervenção na perspectiva da inclusão. Desenvolvimento da Linguagem e as implicações na Educação-0 h Desenvolvimento da linguagem oral e escrita e sua relação com a neurociência. Importância da linguagem para os processos de ensino aprendizagem. Propor formas de intervenção clínica e institucional que favoreçam o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Neuropsicomotricidade aplicada à educação - 40 h O desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com a neurociência. A importância da neuropsicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem e das emoções. Estratégias de intervenção clínica e institucional. Avaliação neuropedagógica -40 h Princípios da avaliação neuropedagógica. Técnicas de avaliação neuropedagógica na busca da identificação das dificuldades e dos transtornos da aprendizagem. Bioética e Implicações para a Neurociência -20 h Fundamentos da Ética e da Bioética: problemas e limites. Problemas bioéticos relacionados aos avanços da neurociência. Princípios da beneficência e da não maleficência aplicados à conduta dos profissionais frente a problemas de natureza ética/bioética. Tópicos em Políticas Educacionais - 20 h Ementa Legislação da educação brasileira e sua contextualização nos aspectos sócio-político-econômico-culturais. Problemas e perspectivas da Educação Brasileira na contemporaneidade. A dimensão política e pedagógica da organização escolar brasileira. A Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.394/96) e outros documentos legais. Metodologia do Trabalho Científico - 40 h Ementa Análise do processo investigativo e do método científico. Fontes e técnicas de pesquisa. Especificidade da pesquisa em neurociência e ciências humanas e sociais. Modelos de abordagens na pesquisa social. Elaboração do projeto de pesquisa. Normas técnicas de apresentação gráfica do trabalho científico segundo a ABNT. Seminário de Pesquisa: Orientação de TCC - 40 h Ementa Fundamentos e métodos da pesquisa científica. Artigo científico como trabalho de conclusão de curso. Elaboração e execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vivência Profissional em neuropedagogia clínica-institucional - 120 h Ementa A vivência Profissional em neuropedagogia como prática integradora e articuladora do curso de Neuropedagogia. Inserção na realidade institucional da Educação Básica e em espaços não-formais que possibilite o aprofundamento da relação dialética prática, teoria-prática recriada, por meio de observação e análise de diferentes formas e tipos de atendimento.

Pré-requisitos:

Nível Superior Completo

Público Alvo:

Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e profissionais de nível superior de áreas afins que estejam envolvidos e/ou interessados em enfocar uma visão ampla sobre o processo de ensino-aprendizagem