facebook pixel code

Nutrição Clínica, Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia

Pós-Graduação Carga Horária: 490 h Modalidade: EAD

Área de Conhecimento: Saúde

Assista a vídeo aula demonstrativa

Assista a vídeo aula demonstrativa

Nutrição Clínica, Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia


Apresentação:

O Curso de Pós-graduação em Nutrição Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia visa preparar integralmente o Nutricionista para a utilização da Nutrição Ortomolecular e Biofuncional na sua prática clínica, além de capacitar e habilitar o profissional à prescrição de fitoterápicos conforme RESOLUÇÃO CFN N° 525/2013. A Nutrição Ortomolecular e Biofuncional é um importante diferencial no atendimento nutricional, cada vez mais buscado por pacientes e clientes que desejam prevenir ou tratar doenças. Além disso, o reconhecimento de evidências científicas sobre a efetividade da fitoterapia, assim como da existência de reações adversas, efeitos colaterais, contraindicações, toxicidade e interações com outras plantas, drogas vegetais, medicamentos e alimentos associados a essa prática, determina que sua adoção seja precedida de competente capacitação, acompanhada de contínua atualização científica e do cumprimento dos regulamentos normativos sobre o tema. Ao término do curso, o aluno terá todas as ferramentas necessárias para o atendimento integral do paciente, sob o ponto de vista clínico convencional, ortomolecular e fitoterápico.

Objetivo:

Habilitar o profissional nutricionista na compreensão bioquímica dos processos saúde-doença. Preparar o aluno para atuar na área de suplementação e dietoterapia baseada no conhecimento de bioquímica de nutrientes, atividade farmacológica de medicamentos e fitoterápicos e aplicação clínica. Favorecer a eficiência profissional e agilidade no atendimento clínico-nutricional.

Disciplinas:

FARMACOLOGIA APLICADA A FITOTERAPIA E ORTOMOLECULAR: TOXICOLOGIA, FARMACOTÉCNICA E MANIPULAÇÃO MAGISTRAL – 35H
Ementa:
  • Farmacologia aplicada a Fitoterapia e a Ortomolecular; Farmacotécnica e Manipulação Magistral; Toxicologia; Interações entre medicamentos, alimentos e plantas medicinais.
NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÔMICA APLICADA A FITOTERAPIA E ORTOMOLECULAR, BIOQUÍMICA APLICADA A FITOTERAPIA E ORTOMOLECULAR – 35H
Ementa:
  • Biologia Celular e nutrigenômica: Transdução e genes de expressão. Nutrigenômica e Metabolômica. Bioquímica e metabolismo de Proteínas e Aminoácidos. Bioquímica e metabolismo de Carboidratos. Bioquímica e metabolismo de Lipídeos. Bioenergética e Integração metabólica. Bioquímica das Vitaminas Lipossolúveis
BIOQUÍMICA APLICADA A FITOTERAPIA E ORTOMOLECULAR – 35H
Ementa:
  • Bioquímica das Vitaminas Hidrossolúveis e Minerais. Respiração celular. Metabolismo de oxigênio. Reações de oxi-redução. Estrutura atômica de radicais livres. Sistemas antioxidantes enzimáticos e não-enzimáticos. Lipoperoxidação. Lesões causadas por radicais livres. Estresse oxidativo. Terapia antioxidante.
BASES DA FITOTERAPIA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FITOTERAPIA POPULAR, TRADICIONAL E CIENTÍFICA; FARMACOBOTÂNICA; FITOQUÍMICA, FITOFARMÁCIA; PRÁTICA E RECONHECIMENTO DE ESPÉCIES; LEGISLAÇÃO APLICADA A FITOTERAPIA,  – 35H
Ementa: 
  • Práticas terapêuticas integrativas: fitoterapia aplicada à Nutrição Clínica. Conceitos em fitoterapia. Resoluções do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Nutrição. Formas de apresentação biodisponibilidade dos elementos. Aplicação de fitoterápicos e fitoquímicos. Reconhecimento de espécies. Avaliação clínico-funcional: sistemas de rastreamento metabólico, sistema ATMS, avaliação bioquímica e hematológica. Fitoterapia Funcional.
FITOTERAPIA, NUTRIÇÃO FUNCIONAL E ORTOMOLECULAR NO SISTEMA DIGESTÓRIO – 35H
Ementa:
  • Nutrição Clínica Ortomolecular e Fitoterapia em doenças gastro-intestinais: gastrite, úlcera, dispepsia, disbiose, intolerância a lactose, constipação, doença diverticular, diarreia, síndrome do intestino irritável, doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca, doenças inflamatórias intestinais
FITOTERAPIA, NUTRIÇÃO FUNCIONAL E ORTOMOLECULAR NAS DOENÇAS HEPÁTICAS, PANCREÁTICAS E DIABETES – 35H
Ementa:
  • Nutrição Clínica Ortomolecular e Fitoterapia em doença hepática gordurosa não alcoólica, esteatohepatite não alcoólica, hepatite viral e alcoólica, cirrose hepática, pancreatites, Diabetes Mellitus tipo I e II. 
FITOTERAPIA, NUTRIÇÃO FUNCIONAL E ORTOMOLECULAR EM SISTEMA URINÁRIO, ONCOLOGIA, DOENÇAS PULMONARES, IMUNOLOGIA, PROCESSOS INFLAMATÓRIOS E CICLOS DA VIDA – 35H
Ementa:
  • Nutrição Clínica Ortomolecular e Fitoterapia em infecções urinárias, cálculos renais, candidíase, prevenção e tratamento do câncer, doenças pulmonares, imunologia, plantas com atividade anti-inflamatórias. Fitoterapia na Gestação, parto, lactação, pediatria e no envelhecimento sexual.
FITOTERAPIA, NUTRIÇÃO FUNCIONAL E ORTOMOLECULAR EM ATIVIDADE FÍSICA E DERMATOLOGIA ESTÉTICA – 35H
Ementa:
  • Nutrição Clínica Ortomolecular e Fitoterapia em praticantes de Atividade Física e Atletas. Nutrição Clínica, Ortomolecular e Fitoterapia nos processos anti-envelhecimento, prevenção e tratamento de acne vulgar, tratamento de alopecia androgenética e ariata, lipodistrofia ginoide e fotoproteção.
FITOTERAPIA, NUTRIÇÃO FUNCIONAL E ORTOMOLECULAR EM OBESIDADE, TIREOIDE E DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO E ANSIEDADE – 35H
Ementa:
  • Nutrição Clínica Ortomolecular e Fitoterapia no tratamento do excesso de peso, hipotireoidismo clínico e subclínico, hipertireoidismo clínico e subclínico, transtornos de comportamento e ansiedade, depressão, insônia e anorexia.
FITOTERAPIA, NUTRIÇÃO FUNCIONAL E ORTOMOLECULAR EM CARDIOLOGIA, DOENÇAS OSTEOMETABÓLICAS E DETOXIFICAÇÃO – 35H
Ementa:
  • Nutrição Clínica Ortomolecular e Fitoterapia no tratamento da hipertensão, dislipidemias e doenças cardiovasculares, doenças osteometabólicas, Abordagem integrada dos processos de desintoxicação: Mecanismos de Desintoxicação. Desintoxicação: celular, hepática, gastrointestinal e renal. Avaliação do perfil oxidativo (determinação dos radicais livres, dosagem de nutrientes e interpretação clínica de resultados de apoio diagnóstico). Disfunção celular e mitocondrial. 
METODOLOGIA CIENTÍFICA – 35H
Ementa:
  • Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia e pós-modernidade. Bioética. Legislação aplicada à Ortomolecular e à Fitoterapia. Metodologia da pesquisa científica 
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 35H
Ementa:
  • Elaboração do trabalho científico e adequação as normas das revistas científicas.
TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO – 70H
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo. 

Pré-requisitos:

Graduados em Nutrição

Público Alvo:

Nutricionistas


COORDENADOR

Fernanda Osso

Fernanda Osso

pos.atendimento@redentor.com57

Nutricionista Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental-UERJ

Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental-UERJ

Pos-Doc do Instituto de Nutrição-UFRJ

Pós graduada em Medicina Ortomolecular-UVA

Diretora-NutMed Atualização e Preparatório.

Cristina Fajardo Diestel

Cristina Fajardo Diestel

pos.atendimento@redentor.com56

Nutricionista

Doutora em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas – UERJ

Mestre em Ciências Médicas – UERJ

Pós-graduada em Nutrição Esportiva –UERJ

Pós-graduada em Medicina Ortomolecular – UVA

Pós-graduada em Fitoterapia - IPGS

Departamento de Nutrição Aplicada - UERJ

Diretora e Docente - NutMed Cursos de Nutrição

PROFESSOR

Prof. José Aroldo Lima Gonçalves Filho

Prof. José Aroldo Lima Gonçalves Filho

pos.atendimento@redentor.com59

Prof. Annie Bello

Prof. Annie Bello

pos.atendimento@redentor.com63

Letícia Azen Alves

Letícia Azen Alves

pos.atendimento@redentor.com60

Prof. Felipe de Souza Cardoso

Prof. Felipe de Souza Cardoso

pos.atendimento@redentor.com62

Annicet Okinga

Annicet Okinga

pos.atendimento@redentor.com58