facebook pixel code

Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia

Pós-Graduação Carga Horária: 360h h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Nutrição

Apresentação:
O curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional é baseado na mais recente literatura mundial sobre a terapia nutricional clínica. Durante o curso, o corpo docente envolve os participantes em varias atividades, interagindo com experiências práticas, incluindo seminários, estudos de caso e palestras sobre a terapia nutricional clínica, preparando os alunos para atuação em terapia nutricional, com ênfase na prevenção, no diagnóstico e na intervenção de diferentes condições clínicas, na prática hospitalar, ambulatorial e em home care.

COORDENAÇÃO:

Prof. Dra. Fernanda da Silveira Osso


CORPO DOCENTE EFETIVO

Profa. Dra. ANNIE SEIXAS BELLO MOREIRA
Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental - UERJ
Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental ? UERJ/ University of Utah
Pós graduada em Nutrição Clínica- UFRJ

Profa. Dra. FERNANDA OSSO
Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental - UERJ
Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental - UERJ
Pos-Doc do Instituto de Nutrição - UFRJ
Pós-graduada em Medicina Ortomolecular- UVA

Prof. Msc. JOSÉ AROLDO FILHO
Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental - UERJ
Pós-graduado em Medicina Ortomolecular - UVA
Especialista em Nutrição Clínica - ASBRAN

CORPO DOCENTE CONVIDADO

Profa. Dra. CRISTIANE DE OLIVEIRA NOVAES
Mestre em Ciências Médicas - UERJ
Doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente - ENS/FIOCRUZ

Profa. Dra. CRISTINA FAJARDO DIESTEL
Mestre em Ciências Médicas - UERJ
Doutora em Fisiopatologia e ciências cirúrgicas - UERJ
Pós-Graduada em Medicina Ortomolecular- UVA

Objetivo:
- Habilitar o profissional nutricionista na compreensão bioquímica dos processos saúde-doença;
- Preparar o aluno para atuar na área de dietoterapia baseada no conhecimento de bioquímica de nutrientes, fisiopatologia da Nutrição, atividade farmacológica de medicamentos e fitoterápicos, suas interações e aplicação clínica;
- Favorecer a eficiência profissional e agilidade no atendimento clínico-nutricional.

Disciplinas:

MÓDULO 1: FISIOLOGIA, BIOQUÍMICA E IMUNONUTRIÇÃO - 50H
1. Anatomia do aparelho digestório e regulação da saciedade: mecanismos da fome e apetite, sistema neuroendócrino ? regulação hormonal na digestão. Fisiologia do trato digestório, fisiologia endócrina, fisiologia renal, fisiologia pulmonar e fisiologia neuronal.
2. Regulação e controle da motilidade gastrointestinal, ph e transportadores; secreções digestivas (gástrica, pancreática e biliar) e absorção no intestino delgado e no grosso.
3. Bioenergética; metabolismo de carboidratos e lipídios
4. Metabolismo de proteínas e sistema antioxidante
5. Metabolismo e biodisponibilidade de vitaminas e minerais
6. Imunonutrição

MÓDULO 2: FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO - 25H
1. Farmacologia Aplicada à Nutrição: Farmacologia aplicada á nutrição; Biodisponibilidade de nutrientes e suas interações.

MÓDULO 3: NUTRIÇÃO HUMANA: OBSTETRÍCIA, HEBIATRIA, PEDIATRIA E GERIATRIA - 50H
1. Nutrição e ciclos da vida ? nutrição e alimentação no primeiro ano de vida, crianças, adolescentes, idosos e gestantes
2. Alimentos funcionais na prática clínica
3. Transtornos alimentares: tipos, diagnóstico, tratamento e prevenção.

MÓDULO 4: FISIOPATOLOGIA, PREVENÇÃO E TRATAMENTO NUTRICIONAL - 185 H
1. Anamnese nutricional adaptada para diferentes populações e pacientes, avaliação nutricional (estado nutricional e suas etapas, consumo alimentar e análise das dietas da moda, tipos de intervenção dietética) e atendimento clínico e simulação de atendimento para estudo de caso; Avaliação corporal e simulação de atendimento para estudo de caso; Cálculos de necessidade energética e dos macro e micronutrientes ? DRIS, avaliação de softwares, elaboração e análise de lista de substituição e atendimento clínico e simulação de atendimento para estudo de caso; Nutrição e avaliação hospitalar: tipos e evolução de dieta, dietas especiais para exames, avaliação bioquímica; anemias; avaliação corporal de pacientes acamados; avaliação global subjetiva e física; Fisiopatologia, Prevenção e Tratamento Nutricional: Anorexia e Bulimia; Câncer; Desnutrição; Diabetes; Dislipidemia; Doença Inflamatória Intestinal; Doença Neurológica; EMTN; Ética Profissional e Bioética; Fístulas Digestivas; Insuficiência Cardíaca; Insuficiência Hepática; Insuficiência Renal; Insuficiência Respiratória; Má-Absorção; Nutrição Domiciliar; Nutrição em Cirurgia; Obesidade e Cirurgia Bariátrica; Paciente Crítico; Pancreatite; Pediatria Clínica; Queimados e Cicatrização; Síndrome do Intestino Curto; Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.

MÓDULO 5: FORMAÇÃO E APRIMORAMENTO PROFISSIONAL - 50H
1. Metodologia cientifica I: Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia e pós-modernidade. Bioética.
2. Metodologia cientifica II: Legislação aplicada à Ortomolecular e à Fitoterapia. Metodologia da pesquisa científica e elaboração do trabalho científico. Orientação para produção da monografia de conclusão de curso; Apresentação da monografia de conclusão de curso.



Pré-requisitos:
Ensino Superior Completo

Público Alvo:
Nutricionistas

PROFESSOR