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Orientação, Supervisão e Administração Escolar

Pós-Graduação Carga Horária: 420 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação

Apresentação:

O curso foi concebido para atender à demanda de profissionais da educação interessados em atuar em setores da Gestão, Supervisão e Orientação educacional, da coordenação de unidades de ensino, da consultoria e assessoria pedagógicas e da pesquisa em educação. Pensar a educação hoje é confrontar desafios ao mesmo tempo sociais, culturais, psicológicos, econômicos, políticos, simbólicos, cujos componentes são plurais e muitas vezes contraditórios. Em face dessa complexidade, a graduação do pedagogo e as licenciaturas de um modo geral são insuficientes para atender as necessidades sociais, a celeridade do conhecimento e as mudanças axiológicas, exigindo assim uma formação continuada em cursos de aperfeiçoamento. Para fazer face aos pressupostos acima referidos, a organização curricular do curso apresenta um conjunto de disciplinas de cunho teórico-práticos que contemplam ao mesmo tempo o aprofundamento de conhecimentos adquiridos na graduação e a aquisição de novos conhecimentos que ensejam ao profissional da Gestão, Supervisão e Orientação educacional uma visão sistemática ampla, crítica, inovadora do ensino, em particular, e da educação, em geral.

Disciplinas:

Políticas Educacionais e Inclusivas - 40h A educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea. As políticas educacionais, as reformas do ensino, os planos e as diretrizes. A estrutura e a organização do ensino no Brasil: aspectos legais e organizacionais. Organização e administração da escola: os profissionais e a construção coletiva do ambiente de trabalho. Educação Tecnológica e Formação Profissional - 40h Trabalho, profissão e escolarização. A educação profissional no Brasil. A rede de educação profissional brasileira. Educação a distância e redes de informação. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. Supervisão Pedagógica: Concepções e Práticas - 40h A Educação, a Supervisão Pedagógica, os novos paradigmas e as novas exigências sócio-educativas. A ação supervisora na Escola e em outras áreas de educação. Planejamento e Avaliação em Supervisão Escolar - 40h Avaliação: concepção, condicionantes, procedimentos. Política nacional de avaliação em educação. A avaliação como questão sociológica. Focos de atenção: avaliação do currículo, das condições organizacionais, da instituição de ensino, dos sistemas educacionais. Princípios e Métodos da Orientação Educacional - 40h Estudo crítico da origem e evolução da orientação educacional no Brasil contextualizando-a nos parâmetros de uma sociedade globalizada. Principais correntes da orientação educacional. Fundamentos legais e institucionais da profissão de orientador educacional. Estudo reflexivo sobre a atuação do orientador educacional nos diferentes níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Cargos, funções e papéis do orientador educacional nos níveis e sistemas de ensino, na atividade pública e privada. Planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho de Orientação Educacional nos diferentes níveis de ensino em instituições públicas e privadas de ensino regular ou de educação corporativa. Aspectos Psicopedagógicos da Orientação Educacional - 40h Análise dos processos básicos do desenvolvimento humano e suas implicações educacionais. Concepções de Desenvolvimento e Aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem segundo os teóricos Freud, Piaget, Vygotsky e Wallon. Teorias da aprendizagem. Teorias cognitivas da infância à vida adulta e suas implicações na educação escolar. Dificuldades de aprendizagem: considerações psicopedagógicas no contexto social e transtornos de conduta e suas repercussões no rendimento escolar. Características físico-motoras, cognitivas, emocionais, sociais, morais e suas influências no processo educacional. Planejamento, Administração e Gestão de Projetos - 40h O contexto sócio-político. As perspectivas das políticas sociais. Questões filosóficas para o planejamento em projetos sociais e educacionais. A elaboração de projetos e a lógica do planejamento. Avaliação dos projetos sociais e educacionais. Princípios e Métodos de Organização e de Administração Escolar - 40h O sistema de organização e de gestão da escola no contexto político e social. O planejamento estratégico. As ações da natureza técnico-administrativa e pedagógico-curricular. A organização geral do trabalho. Padrões e medidas de controle do sistema organizacional. A relação escola-comunidade. Vivência da Pratica Profissional em, Orientação, Supervisão e Administração Escolar - 60 Atividades teórico-praticas complementares da formação acadêmica na área da orientação, supervisão e administração escolar. A ação do Orientador, do Supervisor e do Gestor numa abordagem contemporânea em diferentes Instituições educativas. O fazer do Orientador, do Gestor e do Supervisor escolar com outros trabalhadores da Educação. Metodologia da Pesquisa Científica - 40h Estudo e análise das diretrizes metodológicas e dos aspectos gráficos para a produção do trabalho científico nas diversas linhas de pensamento que compõem a teoria do conhecimento e que servem de pressupostos à produção científica.A produção acadêmica e a exegese: finalidades e técnicas de pesquisa. Identificação e análise dos aspectos essenciais do planejamento e desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso. Produção de um TCC segundo os padrões da ABNT.

Pré-requisitos:

Nível Superior Completo

Público Alvo:

Pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e licenciados em geral que desejam exercer atividades de Orientação educacional em instituições públicas e privadas e empresas que possuem a modalidade de educação corporativa Gestores/diretores e supervisores escolares, consultores, assessores e pesquisadores em educação. 15% de desconto para pagamentos efetuados até o vencimento.