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Prescrição de Atividade Física para Grupos Especiais

Pós-Graduação Carga Horária: 490 h Modalidade: EAD

Área de Conhecimento: Saúde

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Prescrição de Atividade Física para Grupos Especiais


Apresentação:

Com o aumento natural da população, e consequente aumento também do grupo de pessoas com doenças respiratórias , cardíacas, portadores de características estruturais e fisiológicas limitantes ou em fases da vida que demandam cuidados e atenção especial , dentro dessa ótica, estamos oferecendo um curso que pretende qualificar Profissionais de Educação Física e da área da saúde a prestarem um melhor atendimento à esse grupo de pessoas , tendo como consequência a otimização da qualidade de vida. O referido curso, fundamenta-se no que existe de mais moderno e reconhecidamente eficaz à luz da ciência , voltado para a formação de profissionais da mais alta qualificação e que atendam com segurança técnica, a demanda crescente da área em questão , num momento em que a sociedade tem reconhecido a legitimidade e o direito de conquistas importantes, relacionadas ao bem estar, respeito , autoestima e dignidade do ser humano.

Objetivo:

Oferecer ao Profissional de Educação Física e todos os profissionais da área da saúde , uma oportunidade de melhorar a qualidade na aplicação e controle das atividades físicas , pautada na ótica da pesquisa científica , no sentido de potencializar a qualidade técnica do planejamento , execução e gerenciamento das atividades e exercícios físicos , voltados à grupos especiais , estimulando sempre a postura humana carinhosa e comprometida com a cidadania e o aprofundamento científico na referida área do conhecimento , fomentando a motivação também , para uma carreira acadêmica de ensino e pesquisa.

Disciplinas:

ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM: - 35H
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Auditiva 
Ementa:
Anatomia e Fisiologia dos sistemas sensoriais. Crescimento e desenvolvimento humano e o processo da percepção da visão e da audição. Classificação e caracterização das deficiências sensoriais (visual e auditiva). Subsídios técnicos e didáticos para a elaboração de programas de atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiências sensoriais.

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO PARA PESSOAS COM DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO - 35H
Ementa:
Asma, alergia, bronco espasmo induzido pelo exercício - BIE , doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC.

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO E JOGOS PARA A SAÚDE CEREBRAL DO JOVEM AO IDOSO (GINÁSTICA CEREBRAL) - 35H
Ementa:
Jogos e atividades com objetivo de ativação e melhora da memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, de soluções  prática para problemas práticos, assim como a estimulação do tato, desenvolvimento e estimulação da consciência corporal, coordenação, lateralidade, percepção espaço-temporal, ritmos e cadências.

TÉCNICAS MANIPULATIVAS, COMO PREVENÇÃO E APOIO NA REABILITAÇÃO DAS LESÕES E DISFUNÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS - 35H
Ementa:
Fáscia, esqueleto fibroso, manipulação dos tecidos moles, liberação miofascial, cadeias musculares e bandas miofascias, globalidade estrutural, interdependência e inter-atuação segmentar do corpo humano.

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA PESSOAS COM DOENÇAS OU LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS - 35H
Ementa:
Osteoartrite, condromalacia, tendinite, lesões musculares e dores miofasciais.

AVALIAÇÃO POSTURAL E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA OS PRINCIPAIS DESVIOS POSTURAIS DA COLUNA VERTEBRAL. - 35H
Ementa:
Escolioses. Hiperlordoses. Hipercifoses. Sugestão de sequencia de exercícios posturais. Exercícios de distensionamento, Força muscular, consciência corporal e estimulação proprioceptiva. Avaliação postural. História métodos e importância da avaliação. Como fazer uma avaliação postural utilizando o sistema SAPO.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA À GESTANTE, AO IDOSO E A OSTEOPOROSE. - 35H
Ementa:
Relação do ciclo de vida com características da fase adulta jovem e fase adulta como idoso. Relação do ecosistema e cultura com a gravida e o idoso. Caraterísticas fisiológicas, estruturais e psicológicas durante a gestação e na terceira idade. Avaliação física e postural. Alterações posturais e respiratórias no idoso e na gestante. Gravidez de risco. Cuidados e adaptações dos exercícios físicos para o idoso e para a grávida. Benefícios do exercício físico para o idoso e para a grávida. Exercício físico e preparação para o parto. Exercício físico após o parto. Importância e benefício do exercício físico antes de chegar a terceira idade e durante a terceira idade. Relação de exercício físico osteoporose e terceira idade.

OBESIDADE , PREVENÇÃO E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO. - 35H
Ementa:
Fisiologia da obesidade. Etiologia da obesidade e sobrepeso. Avaliação da composição corporal. Prescrição de exercícios físicos de efeito geral e localizados para obesos. Metabolismo dos lipídios, carboidratos, proteinas, vitaminas e minerais, recomendações e necessidades nutricionais e de atividades corporais para a saúde e bem estar. Obesidade, sobrepeso e sua relação com : o envelhecimento, diabetes, sistema cardiovascular, aspectos comportamentais e psicológicos.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO, ORIENTADO PARA A PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDÍACA E MELHORA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. - 35H
Ementa:
Colesterol, hipertensão, aporte sanguíneo e drenagem sanguínea , retorno venoso, circulação colateral, atividade física e sistema circulatório, adaptação fisiológica ao exercício físico e progressão pedagógica e fisiológica das atividades físicas.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM AIDS, CÂNCER, DIABETES, DEFICIÊNCIA IMUNOLÓGICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SÍNDROME DE DOWN. - 35H
Ementa:
Atividade física adaptada, conceito, evolução e características peculiares. Exercício físico e doença, qualidade de vida, promoção da saúde e respostas biopsicossociais da saúde individual e coletiva. Abordagem interdisciplinar da atividade física adaptada. Atividade física como fenômeno psicossomático ( relação corpo e mente ). Atividade física e sua relação transformadora do meio ambiente através da mudança da visão de mundo individual. Reflexões sobre as vivências de atividade física e sua relação na alegria de viver e desvio do foco da doença. Programas de atividade física relacionada a saúde da prevenção a melhora da qualidade de vida e motivação para as atividades de vida diária. Organização didático - pedagógica das formas de aplicação da atividade física adaptada para a educação inclusiva. Práticas pedagógicas sob orientação e supervisão docente. Atividade física como contribuição no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais nos vários setores da sociedade.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 35H
Ementa:
Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pequisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos tipologia.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H
Ementa:
Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
Ementa:
Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:

Profissionais com diploma em Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

Público Alvo:

Profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Medicina.


COORDENADOR

Prof. Ms. Sergio Guida

Prof. Ms. Sergio Guida

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Profissional de Educação Física CREF-1 1118-G/RJ ; Fisioterapeuta CREFITO-2 28207-F ; Mestrado em Bases Biomédicas da Atividade Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ; Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho (UGF) ; Professor de Anatomia Humano do curso de graduação em Medicina da UGF de 1978 à 2013 ; Professor de Anatomia Humana , Biomecânica e Ginástica Especial dos cursos de graduação em Educação Física e Fisioterapia da UGF de !978 à 2013 ; Coordenador e Professor de Anatomia Funcional e Biomecânica da Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Reabilitação Postural da UGF de 2001 à 2013 ; Professor de Cinesiologia da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) , órgão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

PROFESSOR

Profª. Maria Cláudia Vanícola

Profª. Maria Cláudia Vanícola

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Luzimar Raimundo Teixeira

Luzimar Raimundo Teixeira

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Prof. Sérgio Augusto Nacarato

Prof. Sérgio Augusto Nacarato

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Prof. André Leonardo da Silva Nessi

Prof. André Leonardo da Silva Nessi

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Prof. Carlos Eduardo Neves Amorim

Prof. Carlos Eduardo Neves Amorim

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Prof. Carlos Vieira Duarte

Prof. Carlos Vieira Duarte

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Maria Esther de Araujo

Maria Esther de Araujo

Prof. Julio Guilherme Silva

Prof. Julio Guilherme Silva

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Milena Carrijo Dutra

Milena Carrijo Dutra

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