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Prescrição de Atividade Física para Grupos Especiais

Pós-Graduação Carga Horária: 490 h Modalidade: EAD

Área de Conhecimento: Saúde

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Prescrição de Atividade Física para Grupos Especiais


Apresentação:

Com o aumento natural da população, e consequente aumento também do grupo de pessoas com doenças respiratórias , cardíacas, portadores de características estruturais e fisiológicas limitantes ou em fases da vida que demandam cuidados e atenção especial , dentro dessa ótica, estamos oferecendo um curso que pretende qualificar Profissionais de Educação Física e da área da saúde a prestarem um melhor atendimento à esse grupo de pessoas , tendo como consequência a otimização da qualidade de vida. O referido curso, fundamenta-se no que existe de mais moderno e reconhecidamente eficaz à luz da ciência , voltado para a formação de profissionais da mais alta qualificação e que atendam com segurança técnica, a demanda crescente da área em questão , num momento em que a sociedade tem reconhecido a legitimidade e o direito de conquistas importantes, relacionadas ao bem estar, respeito , autoestima e dignidade do ser humano.

Objetivo:

Oferecer ao Profissional de Educação Física e todos os profissionais da área da saúde , uma oportunidade de melhorar a qualidade na aplicação e controle das atividades físicas , pautada na ótica da pesquisa científica , no sentido de potencializar a qualidade técnica do planejamento , execução e gerenciamento das atividades e exercícios físicos , voltados à grupos especiais , estimulando sempre a postura humana carinhosa e comprometida com a cidadania e o aprofundamento científico na referida área do conhecimento , fomentando a motivação também , para uma carreira acadêmica de ensino e pesquisa.

Disciplinas:

ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM: DEFICIÊNCIA VISUAL, DEFICIÊNCIA AUDITIVA - 35H
  • Ementa: Anatomia e Fisiologia dos sistemas sensoriais. Crescimento e desenvolvimento humano e o processo da percepção da visão e da audição. Classificação e caracterização das deficiências sensoriais (visual e auditiva). Subsídios técnicos e didáticos para a elaboração de programas de atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiências sensoriais.
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO PARA PESSOAS COM DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO - 35H
  • Ementa: Asma, alergia, bronco espasmo induzido pelo exercício - BIE , doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC.
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO E JOGOS PARA A SAÚDE CEREBRAL DO JOVEM AO IDOSO (GINÁSTICA CEREBRAL) - 35H
  • Ementa: Jogos e atividades com objetivo de ativação e melhora da memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, de soluções prática para problemas práticos, assim como a estimulação do tato, desenvolvimento e estimulação da consciência corporal, coordenação, lateralidade, percepção espaço-temporal, ritmos e cadências.
TÉCNICAS MANIPULATIVAS, COMO PREVENÇÃO E APOIO NA REABILITAÇÃO DAS LESÕES E DISFUNÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS - 35H
  • Ementa: Fáscia, esqueleto fibroso, manipulação dos tecidos moles, liberação miofascial, cadeias musculares e bandas miofascias, globalidade estrutural, interdependência e inter-atuação segmentar do corpo humano.
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA PESSOAS COM DOENÇAS OU LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS - 35H
  • Ementa: Osteoartrite, condromalacia, tendinite, lesões musculares e dores miofasciais.
AVALIAÇÃO POSTURAL E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA OS PRINCIPAIS DESVIOS POSTURAIS DA COLUNA VERTEBRAL - 35H
  • Ementa: Escolioses. Hiperlordoses. Hipercifoses. Sugestão de sequencia de exercícios posturais. Exercícios de distensionamento, Força muscular, consciência corporal e estimulação proprioceptiva. Avaliação postural. História métodos e importância da avaliação. Como fazer uma avaliação postural utilizando o sistema SAPO.
ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA À GESTANTE, AO IDOSO E A OSTEOPOROSE - 35H
  • Ementa: Relação do ciclo de vida com características da fase adulta jovem e fase adulta como idoso. Relação do ecosistema e cultura com a gravida e o idoso. Caraterísticas fisiológicas, estruturais e psicológicas durante a gestação e na terceira idade. Avaliação física e postural. Alterações posturais e respiratórias no idoso e na gestante. Gravidez de risco. Cuidados e adaptações dos exercícios físicos para o idoso e para a grávida. Benefícios do exercício físico para o idoso e para a grávida. Exercício físico e preparação para o parto. Exercício físico após o parto. Importância e benefício do exercício físico antes de chegar a terceira idade e durante a terceira idade. Relação de exercício físico osteoporose e terceira idade.
OBESIDADE , PREVENÇÃO E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO - 35H
  • Ementa: Fisiologia da obesidade. Etiologia da obesidade e sobrepeso. Avaliação da composição corporal. Prescrição de exercícios físicos de efeito geral e localizados para obesos. Metabolismo dos lipídios, carboidratos, proteinas, vitaminas e minerais, recomendações e necessidades nutricionais e de atividades corporais para a saúde e bem estar. Obesidade, sobrepeso e sua relação com : o envelhecimento, diabetes, sistema cardiovascular, aspectos comportamentais e psicológicos.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO, ORIENTADO PARA A PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDÍACA E MELHORA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO - 35H
  • Ementa: Colesterol, hipertensão, aporte sanguíneo e drenagem sanguínea , retorno venoso, circulação colateral, atividade física e sistema circulatório, adaptação fisiológica ao exercício físico e progressão pedagógica e fisiológica das atividades físicas.
ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM AIDS, CÂNCER, DIABETES, DEFICIÊNCIA IMUNOLÓGICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SÍNDROME DE DOWN - 35H
  • Ementa: Atividade física adaptada, conceito, evolução e características peculiares. Exercício físico e doença, qualidade de vida, promoção da saúde e respostas biopsicossociais da saúde individual e coletiva. Abordagem interdisciplinar da atividade física adaptada. Atividade física como fenômeno psicossomático ( relação corpo e mente ). Atividade física e sua relação transformadora do meio ambiente através da mudança da visão de mundo individual. Reflexões sobre as vivências de atividade física e sua relação na alegria de viver e desvio do foco da doença. Programas de atividade física relacionada a saúde da prevenção a melhora da qualidade de vida e motivação para as atividades de vida diária. Organização didático - pedagógica das formas de aplicação da atividade física adaptada para a educação inclusiva. Práticas pedagógicas sob orientação e supervisão docente. Atividade física como contribuição no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais nos vários setores da sociedade.
METODOLOGIA CIENTÍFICA - 35H
  • Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pequisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos tipologia.
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H
  • Ementa: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.
TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
  • Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:

Profissionais com diploma em Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

Público Alvo:

Profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Medicina.


COORDENADOR

Prof. Ms. Sergio Guida

Prof. Ms. Sergio Guida

Profissional de Educação Física CREF-1 1118-G/RJ ; Fisioterapeuta CREFITO-2 28207-F ; Mestrado em Bases Biomédicas da Atividade Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ; Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho (UGF) ; Professor de Anatomia Humano do curso de graduação em Medicina da UGF de 1978 à 2013 ; Professor de Anatomia Humana , Biomecânica e Ginástica Especial dos cursos de graduação em Educação Física e Fisioterapia da UGF de !978 à 2013 ; Coordenador e Professor de Anatomia Funcional e Biomecânica da Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Reabilitação Postural da UGF de 2001 à 2013 ; Professor de Cinesiologia da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) , órgão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

PROFESSOR

Profª. Maria Cláudia Vanícola

Profª. Maria Cláudia Vanícola

Luzimar Raimundo Teixeira

Luzimar Raimundo Teixeira

Prof. Sérgio Augusto Nacarato

Prof. Sérgio Augusto Nacarato

Prof. André Leonardo da Silva Nessi

Prof. André Leonardo da Silva Nessi

Prof. Carlos Eduardo Neves Amorim

Prof. Carlos Eduardo Neves Amorim

Prof. Carlos Vieira Duarte

Prof. Carlos Vieira Duarte

Maria Esther de Araujo

Maria Esther de Araujo

Prof. Julio Guilherme Silva

Prof. Julio Guilherme Silva

Milena Carrijo Dutra

Milena Carrijo Dutra