facebook pixel code

PSICOPEDAGOGIA CLINICA COM ÊNFASE EM NEUROCIÊNCIAS

Pós-Graduação Carga Horária: 600 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação

Apresentação:

Curso de Pós-graduação LATO SENSU. No Brasil, um grave problema educacional é o alto índice de reprovação nas primeiras séries do ensino fundamental e, consequentemente, a evasão escolar. A escola não tem se mostrada preparada para enfrentar as dificuldades de aprendizagem numa linha preventiva e clínico-institucional que possa, efetivamente, melhorar a qualidade do ensino. Por outro lado, a profissão de psicopedagogo está preste a ser regulamentada uma vez que o  (PLC 31/2010)  foi aprovado em todas as instâncias e inclusive no Senado, aguardando apenas sua regulamentação , reconhece a “necessidade de um profissional com a formação psicopedagógica, a partir de um curso de especialização em nível de pós-graduação universitária, capaz de desempenhar um papel específico nas dificuldades doprocesso de aprendizagem [...]”. Recentemente, pesquisadores revelam a importância do conhecimento das bases neurobiológicas da aprendizagem, por parte de profissionais ligados à educação e à aprendizagem em geral, como forma de dirimir os empecilhos no processo de ensino-aprendizagem em portadores de alguns distúrbios que necessitam de atendimento clínico.O objetivo deste curso é aprofundar a discussão acerca das contribuições da neurociência à aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva, bem como a tradução destes conhecimentos em práticas pedagógicas mais consistentes e assertivas, pautadas em evidências científicas, visando a promoção de aprendizagens que possam atender às diferenças para educar na diversidade.

Disciplinas:

- As contribuições das neurociências para a aprendizagem - 20h
Ementa: Bases teóricas das neurociências e suas contribuições para o entendimento do processo de aprendizagem, desenvolvimento das funções cognitivas e mecanismos cerebrais subjacentes.

- Psicopatologias e aprendizagem - 40h
Ementa: Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, o “normal” e o “patológico” a distinção entre distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos e suas principais consequências para a aprendizagem.

- A ética no atendimento Psicopedagógico - 20h
Ementa: Princípios gerais do código de ética do Psicopedagogo o atendimento clínico, a relação com a família e com as instituições o laudo Psicopedagógico

- A contribuição da Psicanálise no entendimento do desenvolvimento da criança e do adolescente - 20h
Ementa: Os níveis do consciente humano e a interferência da afetividade no processo de aprendizagem .

- Avaliação e Intervenção I - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Avaliação e intervenção psicopedagógicos no contexto clínico. Avaliação Piscopedagógica da Dificuldade de Aprendizagem e técnicas de intervenção. A atuação do psicopedagogo em equipe multiprofissional.

- Avaliação e Intervenção II - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Avaliação e intervenção psicopedagógicos no contexto institucional e clínico. As funções executivas do cérebro e a aprendizagem. O papel da Psicopedagogia no desenvolvimento dessas funções. Distúrbios cognitivos e reabilitação pedagógica. Memória e aprendizagem. 

- Avaliação e Intervenção III - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Avaliação e intervenção psicopedagógicos no contexto clínico. Dificuldades atencionais reabilitação cognitiva. Aspectos neurológicos da linguagem.

- Diagnóstico e Intervenção IV - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Avaliação e intervenção psicopedagógicos no contexto clinico. Neurodesenvolvimento e aprendizagem. Desenvolvimento neurológico e psicomotricidade .

- Didática do Ensino Superior - 20h
Ementa: A universidade no século XXI: desafios e responsabilidades docência no ensino superior: espaço de aprendizagens compartilhadas planejamento do processo ensino-aprendizagem enquanto prática contextualizada.

- Metodologia Científica - 20h
Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.
 

- Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - 60h
Ementa: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

- Trabalho de Campo - 100h 
Ementa: Estudo individual ou em grupo, de observação e atuação em escolas, empresas consultórios e ou clínicas de atendimento psicopedagógico visando o aperfeiçoamento das questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:

Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.

Público Alvo:

Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.


PROFESSOR

Esp. Zuclea Braz

Esp. Zuclea Braz

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br5

Esp. Elenice Aquino

Esp. Elenice Aquino

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br3

Dr. Samuel Cruz dos Santos

Dr. Samuel Cruz dos Santos

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br1

Esp. Jurema Chirico Ferreira de Brito

Esp. Jurema Chirico Ferreira de Brito

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br9

Mestre Rita de Cássia R.S.Chardelli

Mestre Rita de Cássia R.S.Chardelli

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br7

Dra. Dayse Carla Genero Serra (Consultora)

Dra. Dayse Carla Genero Serra (Consultora)

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br2

Esp. Mauricio Genero Serra de Gouveia

Esp. Mauricio Genero Serra de Gouveia

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br4

Mestre Sandro Bichara Mendonça

Mestre Sandro Bichara Mendonça

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br10

Mestre Marcio Felipe Almeida

Mestre Marcio Felipe Almeida

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br12

Dr. Rodrigo Alcantara de Carvalho

Dr. Rodrigo Alcantara de Carvalho

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br11