facebook pixel code

PSICOPEDAGOGIA CLINICA COM ÊNFASE EM NEUROCIÊNCIAS

Pós-Graduação Carga Horária: 600 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Psicologia

Apresentação:
Curso de Pós-graduação LATO SENSU.

No Brasil, um grave problema educacional é o alto índice de reprovação nas primeiras séries do ensino fundamental e, consequentemente, a evasão escolar. A escola não tem se mostrada preparada para enfrentar as dificuldades de aprendizagem numa linha preventiva e clínico-institucional que possa, efetivamente, melhorar a qualidade do ensino.

Por outro lado, a profissão de psicopedagogo está preste a ser regulamentada uma vez que o  (PLC 31/2010)  foi aprovado em todas as instâncias e inclusive no Senado, aguardando apenas sua regulamentação , reconhece a “necessidade de um profissional com a formação psicopedagógica, a partir de um curso de especialização em nível de pós-graduação universitária, capaz de desempenhar um papel específico nas dificuldades doprocesso de aprendizagem [...]”.

Recentemente, pesquisadores revelam a importância do conhecimento das bases neurobiológicas da aprendizagem, por parte de profissionais ligados à educação e à aprendizagem em geral, como forma de dirimir os empecilhos no processo de ensino-aprendizagem em portadores de alguns distúrbios que necessitam de atendimento clínico.O objetivo deste curso é aprofundar a discussão acerca das contribuições da neurociência à aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva, bem como a tradução destes conhecimentos em práticas pedagógicas mais consistentes e assertivas, pautadas em evidências científicas, visando a promoção de aprendizagens que possam atender às diferenças para educar na diversidade.

Objetivo:
Formar Psicopedagogos voltados à prática de diagnóstico e intervenção Clínica psicopedagógica sob o prisma teórico da Epistemologia Convergente, com forte embasamento teórico em Neurociências.
Qualificar docentes para o Magistério Superior;
Realizar estudos e pesquisas na área de estudos clínicos.

Disciplinas:
- As contribuições das neurociências para a aprendizagem - 20h
Ementa: Bases teóricas das neurociências e suas contribuições para o entendimento do processo de aprendizagem, desenvolvimento das funções cognitivas e mecanismos cerebrais subjacentes.

- Psicopatologias e aprendizagem - 40h
Ementa: Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, o “normal” e o “patológico”; a distinção entre distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos e suas principais consequências para a aprendizagem.

- A ética no atendimento Psicopedagógico - 20h
Ementa: Princípios gerais do código de ética do Psicopedagogo; o atendimento clínico, a relação com a família e com as instituições; o laudo Psicopedagógico

- A contribuição da Psicanálise no entendimento do desenvolvimento da criança e do adolescente - 20h
Ementa: Os níveis do consciente humano e a interferência da afetividade no processo de aprendizagem .

- Avaliação e Intervenção I - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Avaliação e intervenção psicopedagógicos no contexto clínico. Avaliação Piscopedagógica da Dificuldade de Aprendizagem e técnicas de intervenção. A atuação do psicopedagogo em equipe multiprofissional.

- Avaliação e Intervenção II - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Avaliação e intervenção psicopedagógicos no contexto institucional e clínico. As funções executivas do cérebro e a aprendizagem. O papel da Psicopedagogia no desenvolvimento dessas funções. Distúrbios cognitivos e reabilitação pedagógica. Memória e aprendizagem. 

- Avaliação e Intervenção III - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Avaliação e intervenção psicopedagógicos no contexto clínico. Dificuldades atencionais reabilitação cognitiva. Aspectos neurológicos da linguagem.

- Diagnóstico e Intervenção IV - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Avaliação e intervenção psicopedagógicos no contexto clinico. Neurodesenvolvimento e aprendizagem. Desenvolvimento neurológico e psicomotricidade .

- Didática do Ensino Superior - 20h
Ementa: A universidade no século XXI: desafios e responsabilidades; docência no ensino superior: espaço de aprendizagens compartilhadas; planejamento do processo ensino-aprendizagem enquanto prática contextualizada.

- Metodologia Científica - 20h
Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.
 

- Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - 60h
Ementa: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

- Trabalho de Campo - 100h 
Ementa: Estudo individual ou em grupo, de observação e atuação em escolas, empresas consultórios e ou clínicas de atendimento psicopedagógico visando o aperfeiçoamento das questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:
Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.

Público Alvo:
Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.

PROFESSOR

Dr Samuel Cruz dos Santos

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é analista socioeconômico da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de empresas, economia, finanças, serviços e economia regional. Formado pela Associação Brasileira de Psicanálise.

Dr. Rodrigo Alcantara de Carvalho

Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa, desenvolvimento, gerenciamento, e implementação de cursos a distância em Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Desenho Instrucional, Desenvolvimento de Cursos a Distância, e Desenvolvimento de Material Didático Multimídia para Educação a Distância. Doutor em Educação em Ciências e Saúde (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - NUTES-UFRJ), especialista em Design Instrucional para EaD (Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI), mestre em Ciências (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ), graduado em Medicina Veterinária (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF).

Dra. Dayse Carla Genero Serra ( Consultora)

Possui Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2008), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio (1997), Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE (1993) e graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990) . Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família , Psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Esp. Elenice Aquino

Lecionar em Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Pedagogia , Psicologia e psicopedagogia Institucional e Clínica. Especialista em Psicomotricidade, Arteterapia em Educação e Saúde , Educação Inclusiva, Educação Infantil e Desenvolvimento.

Esp. Jurema Chirico Ferreira de Brito

-

Esp. Mauricio Genero Serra de Gouveia

Pós-Graduado em Neurociências aplicadas com ênfase em Aprendizagem pelo IPUB/UFRJ; Licenciatura Plena em Educação física pela Universidade Castelo Branco e Espcialista em Educação física Escolar pela Universidade da Saúde.

Esp. Zuclea Braz

-

Mestre Marcio Felipe Almeida

Mestre em História Medieval pela Universidade Federal Fluminense, atua como professor nos cursos de História e Pedagogia do Centro Univeritário UNIABEU. Membro desde 2011 do laboratório de pesquisas Translatio Studii- Dimensões do Medievo, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: antiguidade; idade média ; religião.

Mestre Rita de Cássia R.S.Chardelli

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia de Campos (1981), Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1995) e Educação Artística - Conservatório de Música de Niterói (1987). Linha de pesquisa de interesse é Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldade, escola, déficit de atenção, afetividade e escolaridade. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Infantil. Mestrado Profissionalizante em Educação Para Saúde pelo Centro Universitário Plínio Leite, Brasil (2005). Parecerista dos cursos de Pedagogia e Teatro. 2015. Guia do Estudante - Editora Abril. Membro Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Diretora da Escola João e Maria.

Mestre Sandro Bichara Mendonça

Graduado em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Campos (2002). Pós-graduação Lato Sensu em Medicina Interna, pela UFRJ (2005). MBA em Gestão Empresarial (Hospitalar), pela FGV/RJ (2006). Mestrado em Educação em Ciências e Saúde, pelo CCS/NUTES/UFRJ (2008). Coordenador do Centro de Estudos do Hospital Escola Álvaro Alvim,2009/2011. Coordenador Pedagógico da Pós-Graduação em Oncologia Clinica, Faculdade Integrada de Patos/PB, filial Campos dos Goytacazes/RJ, entre 2011/2013. Atuando como docente concursado da Fundação Benedito Pereira Nunes, Faculdade de Medicina de Campos - Graduação, nas Disciplinas de Métodos de Pesquisas Científicas e Clínica Médica. Médico nas áreas de Clinica Geral, Oncologia Clínica; UNACON do Hospital Escola Álvaro Alvim, Campos dos Goytacazes, RJ. Médico Concursado em Serviços Públicos de Saúde da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, RJ; atuando no Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital Ferreira Machado, Fundação Municipal de Saúde. Membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro e Associação Médica Brasileira de Cuidados Paliativos.