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PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Pós-Graduação Carga Horária: 600 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação

Apresentação:

Curso de Pós-graduação LATO SENSU No Brasil, um grave problema educacional é o alto índice de reprovação nas primeiras séries do ensino fundamental e, consequentemente, a evasão escolar. A escola não tem se mostrada preparada para enfrentar as dificuldades de aprendizagem numa linha preventiva e clínico-institucional que possa, efetivamente, melhorar a qualidade do ensino. Por outro lado, a profissão de psicopedagogo está preste a ser regulamentada uma vez que o  (PLC 31/2010)  foi aprovado em todas as instâncias e inclusive no Senado, aguardando apenas sua regulamentação , reconhece a “necessidade de um profissional com a formação psicopedagógica, a partir de um curso de especialização em nível de pós-graduação universitária, capaz de desempenhar um papel específico nas dificuldades do processo de aprendizagem [...]”. O presente projeto de curso atende e contribui para a formação desse profissional.

Disciplinas:

- Introdução a Psicopedagogia - 20h
Ementa: O referencial teórico da Epistemologia Convergente de Jorge Visca. Contribuições de teóricos do desenvolvimento humano para o processo ensino-aprendizagem. A Ética da Psicopedagogia.

- Modalidade de Aprendizagem Escolar - 20h
Ementa: A modalidade de aprendizagem nas dimensões: biológica, cognitiva, afetiva e social. Obstáculos à aprendizagem segundo Jorge Visca. Dificuldades de leitura, escrita e cálculo.

- A Psicopedagogia Aplicada às Necessidades Educacionais Especiais - 20h
Ementa: Atuação Psicopedagógica com alunos com Deficiência Intelectual, Transtornos de Linguagem, TDAH, Autismo, Cegueira e Baixa Visão, Surdez e Perda Auditiva. Assessoramento a escolas inclusivas. Adaptações Curriculares.

- Neuropsicopedagogia - 20h
Ementa: Contribuições das neurociências para o processo de aprendizagem. As funções executivas e a aprendizagem.

- Psicopedagogia Sócio Familiar - 20h
Ementa: A Sociedade e a visão sistêmica do núcleo familiar. As terapias de família. As estratégias psicopedagógicas de intervenção na dinâmica familiar. A relação família e escola. Família E aprendizagem.

- Diagnóstico e Intervenção I - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos de caso. Diagnóstico e intervenção psicopedagógicos no contexto institucional.

- Diagnóstico e Intervenção II - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Diagnóstico e intervenção psicopedagógicos no contexto clínico.

- Diagnóstico e Intervenção III - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Diagnóstico e intervenção psicopedagógicos no contexto clínico.

- Diagnóstico e Intervenção IV - 60h
Ementa: A prática da Psicopedagogia. Atuação prática do psicopedagogo. Estudos clínicos. Diagnóstico e intervenção psicopedagógicos no contexto clínico.

- Didática do Ensino Superior - 20h
Ementa: A universidade no século XXI: desafios e responsabilidades docência no ensino superior: espaço de aprendizagens compartilhadas planejamento do processo ensino-aprendizagem enquanto prática contextualizada.

- Metodologia Científica - 20h
Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.

- Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - 60h
Ementa: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

- Trabalho de Campo - 100h
Ementa: Estudo individual ou em grupo, de observação e atuação em escolas, empresas consultórios e ou clínicas de atendimento psicopedagógico visando o aperfeiçoamento das questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:

Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.

Público Alvo:

Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.


PROFESSOR

Dr. Rodrigo Alcantara de Carvalho

Dr. Rodrigo Alcantara de Carvalho

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Mestre Marcio Felipe Almeida

Mestre Marcio Felipe Almeida

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Mestre Sandro Bichara Mendonça

Mestre Sandro Bichara Mendonça

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Esp. Mauricio Genero Serra de Gouveia

Esp. Mauricio Genero Serra de Gouveia

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Dra. Dayse Carla Genero Serra (Consultora)

Dra. Dayse Carla Genero Serra (Consultora)

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Mestre Rita de Cássia R.S.Chardelli

Mestre Rita de Cássia R.S.Chardelli

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Esp. Jurema Chirico Ferreira de Brito

Esp. Jurema Chirico Ferreira de Brito

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Dr. Samuel Cruz dos Santos

Dr. Samuel Cruz dos Santos

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Esp. Elenice Aquino

Esp. Elenice Aquino

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Esp. Zuclea Braz

Esp. Zuclea Braz

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