facebook pixel code

Saúde da Família

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação Física

Apresentação:

Capacitar profissionais de nível superior para atuarem de forma interdisciplinar em ações de saúde na comunidade com visão ampliada do processo saúde-doença, onde a saúde devem ter como características a interdisciplinaridade, a contextualização dos agravos à saúde e todos os princípios presentes no SUS, além de oferecer capacitação na Especialização em Saúde da Família para profissionais de nível superior, para integrantes ou futuros componentes das equipes da atenção primaria a saúde, propondo-se a desenvolver ações de promoção e proteção do indivíduo, da família e da comunidade. O curso proposto possibilita que os profissionais repensem suas práticas e problematizem o cotidiano da estratégia Saúde da família.

Disciplinas:

  • Introdução a Saúde da Família - 20h
Ementa: Políticas de saúde e a construção do SUS/ Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família/Reforma sanitária. Determinação social da doença e promoção da saúde. A organização social e sua influência no processo saúde-doente.

  • História do SUS e Programa Saúde da Família - 20h 
Ementa: Reforma sanitária, princípios do SUS Políticas de saúde e a construção do Sistema único de saúde. Modelos de Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica e Estratégia Saúde da família.

  • Determinantes Sociais e PSF - 20h
Ementa: Aspectos históricos e conceituais da promoção de saúde. Promoção de saúde e o SUS. Política Nacional de Promoção de Saúde. Promoção de saúde na Estratégia Saúde da Família. Educação em saúde. Práticas em Promoção de saúde. Assistência a saúde no Programa saúde da família.

  • Saúde do Homem no PSF - 20h
Ementa: Abordagem à saúde do adulto assistência trabalho interdisciplinar em equipe Atenção integral à saúde do adulto na atenção básica atenção integral aos usuários com doenças crônicas não transmissíveis principais doenças crônicas não transmissíveis o usuário com doenças transmissíveis experiências do trabalho interdisciplinar na atenção básica ? saúde do adulto.

  • Saúde do Idoso no Programa Saúde da Família - 20h
Ementa: Os desafios do envelhecimento na saúde pública, depressão, isolamento social, principais patologias do geronte. Hipertensão arterial, diabetes mellitus, osteoporose, esquecimento, demências. Síndromes Geriátricas. O envelhecimento da população e suas consequências Consequências do envelhecimento para o corpo humano Prevenção e intervenção para um envelhecimento saudável. Teorias do envelhecimento. Aposentadoria O cuidador e o cuidado ato de cuidar.

  • Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente no Programa Saúde da Família - 20h
Ementa: Principais agravos a saúde da criança e adolescente, saúde da criança e do adolescente nos pais. Determinantes de morbimortalidade infantil e juvenil, Programas de atenção à saúde da criança e do adolescente. Assistência à saúde da criança e do adolescente nas unidades de PSF. Imunização a saúde da criança e adolescente.

  • Atenção à Saúde da Mulher no Programa Saúde da Família - 20h
Ementa: Determinantes de morbimortalidade na mulher fisiologia do ciclo menstrual, da gestação, puerpério e climatério Assistência no pré-natal, puerpério e climatério. Planejamento familiar. Principais patologias.

  • Atenção à Saúde do Adulto no Contexto Saúde da Família - 20h
Ementa: Doenças cardiovasculares, doenças metabólicas. Hipertensão arterial. Perfil epidemiológico. Doenças osteomusculares. Doenças da tireoide.

  • Atenção à Saúde Mental no Programa saúde da Família - 20h
Ementa: Desenvolvimento e estruturação da personalidade, comportamento da família frente ao processo de saúde/doença. Relação profissional/família, assistência de equipes multidisciplinares ao indivíduo/família em situações de saúde mental nas unidades do PSF.

  • Epidemiologia - 20
Ementa: Processo saúde/doença. Instrumentos básicos para o estudo dos agravos à saúde das populações humanas, análise da distribuição, da frequência e dos fatores determinantes dos problemas de saúde, gerenciamento de ações.

  • Gerência de Serviços de Saúde da Família - 20h
Ementa: Principais elementos para a construção do SUS saúde da família como estratégia para reorientação do SUS processo de trabalho em programa de saúde da família processo decisório e liderança, gerenciamento da equipe de PSF.

  • Metodologia Cientifica - 20h
Ementa: Tipos de Pesquisa. Tipos de Conhecimento. Redação científica. Métodos, técnicas e estratégias de pesquisa. Representatividade e significância dos resultados. Elaboração de artigo técnico-científico (paper) e projetos de pesquisa. Análise de casos.

  • Violência Intra Familiar - 20h
Ementa: A violência familiar no contexto social. Aspectos epidemiológicos da violência. Estudo brasileiro de violência doméstica contra a criança e o adolescente. Idoso, mulher, entre o casal. Causas/efeitos.

  • Atendimento Oncológico no PSF - 20h
Ementa: Abordagens Básicas para o Controle do Câncer (ABC do Câncer).  O câncer. Magnitude do problema. Ações de controle. A integração das ações de atenção oncológica. Políticas, ações e programas para o controle do câncer no Brasil. Epidemiologia dos Tumores Oncológicos e Hematológicos: Características e Diagnóstico.

  • Atenção do Serviço Social no Programa Saúde da Família - 20h
Ementa: Histórico das políticas de saúde e da reforma sanitária Princípios e diretrizes do SUS Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, artigos 196 a 200 Lei Orgânica da Saúde (Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990) Pacto pela Vida 2010 Política Nacional de Humanização: princípios e dispositivos. Transversalidade das Políticas Sociais Públicas

  • Atenção a Saúde do Trabalhador e PSF - 20h
Ementa: A medicina social, a saúde do trabalhador e a medicina do trabalho: Conceitos essenciais do mundo do trabalho, das doenças do trabalho e da medicina do trabalho nas sociedades históricas Introdução à medicina do trabalho: conceitos essenciais de saúde, trabalho, doença e acidente do trabalho, fatos históricos relevantes na formação do campo da medicina do trabalho, informações gerais sobre métodos e técnicas utilizadas no campo da saúde do trabalhador e a formação do especialista em medicina do trabalho SUS - Princípios, diretrizes, financiamento, problemas de execução Organização dos serviços de saúde e modelos assistenciais no Brasil Organização dos serviços de saúde e modelos assistenciais no Brasil Estratégias oficiais de reordenação do modelo assistencial de saúde no Brasil: os programas PSF e PACS A realidade da saúde do trabalhador e do trabalho no Brasil e no mundo: aspectos epidemiológicos sobre as principais doenças e acidentes do trabalho Fundamentos teóricos, metodológicos e legais para elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA (NR -9) 

  • Gestão da Saúde da Família I  - 20h
Ementa:Os modelos assistenciais de atenção básica e sua evolução histórica. Necessidades de saúde e a oferta de ações e serviços nos sistemas locais de saúde. A estratégia da Saúde da Família como estruturante do SUS. A atenção integral à saúde entre o PSF e os demais níveis de complexidade do SUS. A controvérsia entre focalização versus universalização na saúde na atenção básica. Os mecanismos de financiamento da atenção básica no SUS. Eqüidade em saúde. Tecnologia e cuidados básicos de saúde. NASF 1 e 2. Utilização do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no planejamento e programação local de saúde. A interação do SIAB com os demais sistemas de informação em saúde. Acreditação de serviços básicos de saúde. Avaliação dos processos de trabalho e certificação dos profissionais de saúde no PSF. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde.

  • Gestão da Saúde da Família II - 20
Ementa: Utilização do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no planejamento e programação local de saúde. A interação do SIAB com os demais sistemas de informação em saúde. Acreditação de serviços básicos de saúde. Avaliação dos processos de trabalho e certificação dos profissionais de saúde no PSF. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde.

Pré-requisitos:

Graduação Concluida

Público Alvo:

Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Farmácia, Biomedicina.


COORDENADOR

Dr. Paulo Cavalcante Apratto Junior

Dr. Paulo Cavalcante Apratto Junior

pos.atendimento@redentor.com35