facebook pixel code

Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família


Apresentação:

O sistema de saúde brasileiro tem seu pilar de assistência pública concentrado no Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é constituído pela conjugação das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde. Desde 1988, vem sendo instituído através das politicas públicas em ações e serviços de saúde com bases conceituais na universalidade, integralidade, equidade e participação da comunidade conjugando recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos. A integralidade da assistência à saúde se inicia e se completa na Rede de Atenção à Saúde (RAS). A RAS é conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde. A assistência a saúde dentro da RAS possui seu centro coordenador na atenção primária. Esta visa garantir uma assistência adequada ao garantir tempo, custo, lugar e qualidade, assim como responsabilidade econômica e sanitária. Para uma saúde pública de qualidade com bases nas ações primarias, é preciso que os recursos humanos nessa rede entendam o seu papel ordenador dentro dos serviços de saúde para atendimento público primário e, consequentemente, secundário e terciário tendo em vista as balizas estabelecidas para o acesso, a referencia e a contra referencia.

Objetivo:

Capacitar profissionais de saúde para atuar na saúde pública com enfase na saúde da família considerando os aspectos multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares.

Disciplinas:

SAÚDE COLETIVA E SAÚDE DA FAMÍLIA: BASES CONCEITUAIS - 40H
  • Ementa: Histórico das Politicas de Saúde Pública no Brasil. Reforma Sanitária e as bases para a formação do Sistema Único de Saúde (SUS). Conceitos fundamentais do SUS e da Saúde da Família no Brasil. Determinantes Sociais e o processo saúde-doença.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - 40H
  • Ementa: Tipos de pesquisa. Ciência e conhecimento cientifico. Métodos científicos. Redação e texto cientifico. Métodos, técnicas e estratégia de pesquisa cientifica. Elaboração de projetos de pesquisa, monografia e artigos científicos.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE I: EPIDEMIOLOGIA, AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR - 20H
  • Ementa: Perfil demográfico e epidemiológico do Brasil. Sistema nacional de vigilância em saúde. Vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis, não transmissíveis e acidentes (causas externas). Vigilância ambiental. Vigilância em saúde do trabalhador. Vigilância aplicada a atenção primária em saúde.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE II: SANITÁRIA - 20H
  • Ementa: Vigilância sanitária para o SUS. Complexidade de atuação da vigilância sanitária. Processo de trabalho. Risco e gerenciamento sanitário. Gestão dos serviços de vigilância sanitária. Vigilância sanitária aplicada a atenção primária em saúde.
POLITICAS PÚBLICAS E REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE - 20H
  • Ementa: Politicas Públicas de Saúde no Brasil. Atenção básica, vigilância em saúde, promoção da saúde, saúde do trabalhador e as demais de média e alta complexidade que configuram a articulação com as redes de atenção à saúde. Rede de atenção a saúde e seu centro coordenador na atenção primária. Referencia e contra referencia dos serviços de saúde.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE - 20H
  • Ementa: Planejamento do SUS. Gestão do SUS. Regionalização como ferramenta de gestão do SUS. Participação da comunidade e sistemas de informação do SUS. Planejamento e gestão aplicada a atenção primária em saúde.
SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE - 20H
  • Ementa: Medicina social e medicina preventiva. Prevenção em saúde. Promoção da saúde. Politica nacional de promoção a saúde. Aspectos dicotômicos: Prevenção x Promoção. Atenção primária: as práticas preventivas e de promoção a saúde.
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE: CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS - 20H
  • Ementa: Saúde da criança. Criança e a família. Visita domiciliar, primeira consulta e o recém nascido. Imunização. Acompanhamento e desenvolvimento da criança. Alimentação saudável. Prevenção de acidentes. Saúde do adolescente. Vinculo e confiança com a equipe de saúde. Acolhimento, acesso e integralidade. Atenção na saúde da família e seu núcleo de apoio. Rede de saúde: referencia e contrarreferência.
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE: DO HOMEM E DA MULHER - 20H
  • Ementa: Saúde do homem. Alcoolismo e o tabagismo. Mortalidade. Causas externas, câncer e outras causas de morbidade. Violência e a população privada de liberdade. Saúde da mulher. Atenção as queixas em saúde das mulheres. Pré-natal, puerpério e aleitamento materno. Planejamento familiar e reprodutivo. Prevenção do câncer. Atenção ao climatério. Violência contra a mulher. Mulher privada de liberdade e reprodução. Atenção em saúde a partir da saúde da família e seu núcleo de apoio.
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE: ENVELHECIMENTO E A PESSOA IDOSA - 20H
  • Ementa: Epidemiologia da população idosa. Aspectos individuais e as alterações decorrentes do envelhecimento no homem e na mulher. Alterações anatômicas, funcionais e emocionais. Aspectos nutricionais, psicológicos e neurológicos. Aspectos sociais da intervenção à saúde do idoso. Práticas de atenção primária e os serviços de referencia para atenção ao idoso.
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE: PSICOSSOCIAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS - 20H
  • Ementa: História e conceitos da atenção psicossocial. Reforma Psiquiátrica. Rede de atenção psicossocial. Clinica da atenção psicossocial. Drogas e sociedade. Politica nacional de saúde mental e direitos humanos. Processo de trabalho nos serviços de atenção a usuários de álcool e outras drogas. Projeto terapêutico. RAPS e a atenção primária na atenção psicossocial.
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE: SAÚDE BUCAL - 20H
  • Ementa: Politica Nacional de Saúde Bucal. Processo de trabalho em saúde bucal. Ações de promoção e proteção a saúde. Ações de recuperação. Ações de reabilitação. Ampliação e qualificação da atenção primária. Prevenção e controle do câncer bucal. Implantação e aumento da resolutividade pronto atendimento. Prótese na atenção primária. Acesso e o público-alvo. Atenção secundária e terciária na rede de saúde. Saúde bucal e a atenção local na UBS. Planejamento, organização, articulação e ações primárias. 
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE: ONCOLOGIA - 20H
  • Ementa: Assistência em oncologia: a rede de atenção a saúde. Atenção primária e a vigilância sobre o câncer. Organização da rede de saúde voltada ao câncer.  Controle do câncer de colo do útero, mama, próstata, pele, pulmão, estômago, entre outros a partir da atenção primária a saúde. Evidências em saúde. Prevenção e promoção a saúde contra o câncer. Referencia e contra referencia nas redes de saúde.
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE: SAÚDE DO TRABALHADOR - 20H
  • Ementa: Instituições e a saúde do trabalhador. Papel dos órgãos públicos. Ações em saúde do trabalhador no âmbito local em saúde. Vigilância, programação e planejamento das ações de saúde. Atenção primária, secundária e terciária em saúde do trabalhador nas redes de atenção. Trabalho precoce, acidentes de trabalho, doenças relacionadas ao trabalho e diagnóstico das doenças relacionadas ao trabalho. Saúde do trabalhador, saúde da família, NASF e rede de saúde.
GESTÃO E GERÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA - 40H
  • Ementa: Atenção primária à saúde como coordenadora das redes de atenção à saúde. Regionalização da assistência à saúde no âmbito municipal: Sistema local de saúde. Saúde da Família: processo de trabalho, decisório e de liderança das ações. Matriciamento na ESF e o NASF. Fatores determinantes e condicionantes de saúde nas microáreas. Sistemas de informação da atenção básica. Planejamento e programação das ações locais. Atenção integral e os níveis de complexidade. Avaliação das ações em saúde voltadas para a atenção básica. Gestão dos serviços de atenção primária a saúde.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma de Graduação na área da saúde.

Público Alvo:

Graduados em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Educação Física, Farmácia, entre outras áreas das ciências da saúde.


COORDENADOR

Renan Guimarães de Oliveira

Renan Guimarães de Oliveira

Fisioterapeuta, graduado pela Universidade Estácio de Sá (2006), com atuação na área em cardiorrespiratória, neurofuncional e traumato-ortopedia. Possui formação complementar em Reeducação Postural Global (I.P.S.-RJ). Além disso, na área da saúde coletiva, é pós-graduado Lato Sensu em Saúde Pública (2008), Gestão da Clinica na Atenção Primária a Saúde (2010) e Gestão Microrregional de Saúde (2012) e Stricto Sensu em Saúde Coletiva (2014) e em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (em andamento). Atualmente, servidor da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e professor titular do curso de fisioterapia da Faculdade Sudamérica.