facebook pixel code

Terapia Cognitivo-Comportamental

Pós-Graduação Carga Horária: 400 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Psicologia

Apresentação:
Proporcionar aprofundamento na abordagem terapêutica cognitivo-comportamental, um sistema de psicoterapia integrado e cientificamente fundamentado capacitando sobre sua teoria, princípios e técnicas, como também sobre sua aplicação no tratamento e prevenção de uma ampla gama de transtornos psicológicos, complementada por prática clínica supervisionada.
Visa ent√£o habilitar profissionais de Sa√ļde e Sa√ļde Mental a utilizar a TCC em sua pr√°tica, proporcionando-lhes ainda o aprofundamento de sua forma√ß√£o para o exerc√≠cio de atividades acad√™micas e de pesquisa.

Objetivo:
Capacitar psicólogos e psiquiatras interessados no estudo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

Disciplinas:
Desenvolvimento Humano - 10 h
Abordagem de todas as fases do desenvolvimento humano e suas principais teorias sobre desenvolvimento do aspecto motor, afetivo, cognitivo focando-se nos aspectos psicológicos.

Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental - 30 h
História da TCC, teorias precursoras da TCC, Terapia Cognitiva, Terapia Comportamental, Modelo de Aaron Beck.

Relação Terapeutica, Anamnese, Análise Funcional e Técnicas Cognitivo-comportamentais - 10h
Import√Ęncia da rela√ß√£o terap√™utica, fatores fundamentais para estabelecimento da rela√ß√£o terap√™utica, import√Ęncia da anamnese, dados importantes que a entrevista inicial deve investigar, t√©cnicas cognitivo-comportamentais utilizadas durante a terapia e adequa√ß√£o de cada t√©cnica a cada transtorno. Integra√ß√£o de todos os procedimentos avaliativos utilizados em um caso cl√≠nico.

Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes - 10h
Teoria da TCC com crianças e adolescentes, peculiaridades da TCC com crianças, peculiaridades da TCC com adolescentes, técnicas mais utilizadas na TCC com crianças e adolescentes.

Transtornos de Ansiedade + Estudo de caso - 20h
Definição sobre transtornos de ansiedade segundo CID 10 e DSM V, descrição de cada transtorno de ansiedade, tratamento e técnicas utilizadas.

Espectro Obsessivo Compulsivo + Estudo de caso - 20h
Definição dos transtornos do espetro obsessivo-compulsivo segundo o CID 10 e DSM V, descrição de cada transtorno, tratamento e técnicas utilizadas.

Transtornos do Humor-adulto - 20h
Os transtornos do humor adulto (transtornos depressivos, transtorno bipolar), critérios diagnósticos, sintomas, avaliação e tratamento.

Transtornos da Personalidade - 10h
Tipos de Transtornos da Personalidade, tratamento e técnicas da TCC

Transtornos Alimentares - 20h
Definição dos transtornos alimentares o CID 10 e DSM V, descrição de cada transtorno, tratamento e técnicas utilizadas.

Neurofisiologia dos Transtornos Mentais - 10h
Conhecer a neurofisiologia cerebral e os transtornos mentais a partir dessa vis√£o.

Terapia Cognitiva e Dependência Química - 10h
Neurobilogia da dependência, principais drogas, co-dependência, Fases da dependência química, Características da DQ, Tratamento de DQ.

Espiritualidade, Sa√ļde e Psicoterapia - 5h
Hist√≥rico, Conceitos de Religiosidade e Espiritualidade (R/E), Espiritualidade e sa√ļde: achados cient√≠ficos, Mecanismos de a√ß√£o R/E na sa√ļde, Tipos de Coping religioso/espiritual, R/E pode ser prejudicial?, R/E e psicoterapia, Colhendo a hist√≥ria religiosa/espiritual de pacientes em psicoterapia, Terapia Cognitivo Comportamental e R/E.

Psicologia Positiva - 5h
Sa√ļde, bem-estar, felicidade, senso de coer√™ncia, otimismo, auto-efic√°cia, cooperatividade, auto-transcend√™ncia, aplica√ß√£o da psicologia positiva na terapia, t√©cnicas da psicologia positiva.

Terapia de Família - 5h
Fundamentos da terapia cognitivo-comportamental em grupos, Terapia cognitivo-comportamental para problemas familiares, dificuldades que levam a família a buscar terapia, técnicas, manejo, estratégias.

Terapia de Casal - 5h
Principais conflitivas de casais, peculiaridades da terapia de casal, Terapia Cognitiva de casais, Técnicas Cognitiva-comportamentais para terapia de casais.

Entrevista Motivacional - 10h
Hist√≥rico e conceitos b√°sicos da EM, Princ√≠pios da EM, EM e tratamento de compuls√Ķes, TCC e EM.

Uso de Psicof√°rmacos em TCC - 10h
Principais tipos de psicof√°rmacos e suas aplica√ß√Ķes em diferentes transtornos metais, TCC e psicofarmacologia- como ?convencer? o paciente.

Formulação de Caso Clínico - 10h
O que é uma Formulação de caso, Para que serve uma FC, coleta dos dados, estabelecimento de hipóteses diagnósticas, Como fazer uma FC, Como escrever uma FC.

Est√°gio Supervisionado - 95h
O atendimento psicológico, o setting terapêutico, Técnicas cognitivas, Técnicas comportamentais, Formulação de Caso Clínico, Elaboração de relatórios Clínicos, A guarda de materiais, O sigilo profissional. O aluno deverá entregar relatórios sobre cada atendimento bem como a formulação do caso atendido orientado e supervisionado pela professora da disciplina.

Atendimento Clínico - 25h
Atendimento clínico individualizado realizado por cada aluno da pós-graduação. Intervenção e avaliação.

Metodologia de Pesquisa I - 15h
A ci√™ncia e da pesquisa cient√≠fica. An√°lise da constru√ß√£o de diferentes vertentes te√≥ricas de pesquisas em rela√ß√£o aos diferentes paradigmas. A pesquisa em Psicologia e sa√ļde mental. Quest√Ķes √©ticas na pesquisa Psicol√≥gica. A produ√ß√£o do saber na p√≥s-gradua√ß√£o.

Metodologia de Pesquisa II - 15h
A elaboração do projeto: O problema, a fundamentação Teórica do Estudo, a metodologia, os recursos, o cronograma e o Orçamento. Estruturação do Projeto do Trabalho de conclusão de Curso.

Atividades Complementares - 30h
Participa√ß√Ķes em eventos cient√≠ficos, palestras, semin√°rios, grupos de estudo, cursos e congressos relacionados √† √°rea da terapia cognitivo-comportamental e de sa√ļde mental em geral. Ser√° necess√°rio apresenta√ß√£o de comprovante de participa√ß√£o nos eventos acima descritos como tamb√©m relat√≥rio sobre os eventos.

Pré-requisitos:

Público Alvo:
Profissionais graduados em psicologia e psiquiatras interessados nesta abordagem terapêutica.

PROFESSOR