facebook pixel code

Treinamento de Futebol e Futsal

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Apresentação:

As competências e as habilidades necessárias para a atuação de profissionais atuantes no Futebol e no Futsal estão cada vez mais abrangentes, por isso é fundamental a permanente atualização daqueles que pretendem trabalhar ou já trabalham, seja nos segmentos da educação básica ou do ensino superior, em programas/projetos, escolinhas e clubes de futebol, de forma que o ensino e a relação professor-aluno sejam desenvolvidos e construídos de modo dinâmico, criativo e contemporâneo. O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Futebol e Futsal é relevante, haja vista que promoverá a capacitação de profissionais de Educação Física e áreas afins, de nossa região, proporcionando a qualidade no ensino, nestes que são considerados uns dos esportes mais praticados no Brasil. É importante a necessidade da especialização de profissionais que venham atuar desde a fase inicial até a fase madura, desta forma, a partir da especialização profissional, o curso influenciará na qualidade do ensino da Educação Física nas escolas públicas e privadas da região, no ensino ministrado no curso superior de Educação Física e áreas afins, na qualidade do ensino de programas/projetos de escolinhas e de clubes de futebol da região norte noroeste, haja vista a atualização dos conteúdos que serão desenvolvidos pelo corpo docente.

Objetivo:

O objetivo do Curso de Pós-graduação em Futebol e Futsal é oferecer uma formação continuada de qualidade aos profissionais que atuam ou venham a atuar nos segmentos da Educação Básica, no Ensino Superior do curso de Educação Física e áreas afins. Aprimorar o conhecimento de profissionais na atuação em categorias de base e profissional, estimular os alunos na produção científica, no que diz respeito aos estudos que envolvem a ciência do Futebol e do Futsal, além de articular a produção do conhecimento com práticas pedagógicas inovadoras, aprofundando o estudo das temáticas e das realidades desta área, e desenvolvendo ações e perspectivas, que possam contribuir para uma intervenção profissional crítica, criativa e reflexiva.

Disciplinas:

O LÚDICO COMO ENSINO APRENDIZAGEM NO FUTSAL - 20H

  • Ementa:Ensino/aprendizagem dos conteúdos e procedimentos de atividades na aplicação de métodos relacionado ao Futsal; embasamento através de jogos recreativos, utilizando a ludicidade como método; jogos recreativos e adaptados para ensino dos fundamentos o Futsal; desenvolvimento da aprendizagem através de atividades realizadas em forma de circuitos; desenvolver atividades por meios de brincadeiras utilizando a cultura infantil; os conteúdos serão apresentado em duas partes: teórica em sala de aula e prática na própria quadra de jogo.

FUTSAL NA ESCOLA - 20H

  • Ementa: Ensino/aprendizagem no contexto escolar dos conteúdos e procedimentos de atividades na aplicação de métodos relacionado ao Futsal; faixas etárias na escola e aquisições para os níveis de especialização esportiva; análise e possibilidade de ações pedagógicas na escola; conteúdos aplicados aos ciclos; sugestões para o entendimento das movimentações táticas; planejamento: sugestões de planos de aulas; os conteúdos serão apresentados em duas partes: teórica em sala de aula e prática na própria quadra de jogo.

FUTEBOL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ESCOLINHAS - 20H

  • Ementa: Processos de ensino Didático Pedagógico na escola formal e Escolinhas de Futebol; metodologias de ensino de acordo com a faixa etária; planos de treinamentos; a formação do jogador de futebol; organização de tarefas; sequência pedagógica para o desenvolvimento técnico e tático dos alunos; relação professor e aluno, professor e pais.

TREINAMENTO DE FUTEBOL EM FORMA DE JOGOS REDUZIDOS - 20H

  • Ementa: Aplicação de jogos reduzidos e sua importância nas situações reais de jogo e no desenvolvimento técnico e tático dos alunos/atletas; a utilização de pequenos jogos no desenvolvimento da criatividade e da velocidade de raciocínio e improvisação, do equilíbrio entre defesa e ataque e constantes movimentações.

FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO FUTEBOL - 20H

  • Ementa: Introdução ao treinamento desportivo; evolução do treinamento técnico; processo didático metodológico para o ensino do treinamento técnico; fundamentos técnicos sem bola e com bola; treinamento coletivo e treinamento individual; treinamento técnico em forma de circuito, estafeta; treinamento técnico/tático, técnico/físico, técnico/recreativo; influências ambientais na aprendizagem do treinamento; testes de avaliação técnica.

SISTEMAS E TÁTICAS DO FUTEBOL - 20H

  • Ementa: Evolução dos sistemas/táticas; tipos de tática; metodologia de ensino das táticas; estratégias táticas; equilíbrio do sistema tático; sistemas; novos modelos de sistema tático; tipos de treinamento para a implantação dos sistemas; periodização tática; a ligação das regras com a tática; análise desempenho.

FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO FUTSAL - 20H

  • Ementa: Modelos de ensino dos blocos de conteúdo e todo o processo de treinamento das valências técnicas do Futsal moderno; embasamento em jogos, treinamentos analíticos e jogos adaptados globais, com ênfase na formação e aprimoramento dos fundamentos principais do jogo, tanto na base quanto no alto rendimento; o conteúdo da disciplina será apresentado em duas partes: teórica em sala de aula e prática na própria quadra de jogo. Os blocos serão divididos em quatro, sendo estes: Condução, Passe/Domínio, Drible/Finta e Chute.

SISTEMAS E TÁTICAS DO FUTSAL - 20H

  • Ementa: Evolução e organização dos sistemas, tática; treinamento de goleiro do futsal moderno. Propiciar a aprendizagem dos elementos táticos para o desenvolvimento do futsal.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA - 20H

  • Ementa: Introdução à metodologia da pesquisa científica; a ciência; os tipos de conhecimento; a pesquisa; pesquisa bibliográfica; o trabalho científico; a revisão de literatura; o artigo científico; normas de artigo científico da revista REINPEC; a leitura; a escrita; instrumentalização científica; plágio: o que é e como evitar; apresentação e desenvolvimento das técnicas de estudo e de investigação; Bioestatística.

FORMAÇÃO DE BASE - 20H

  • Ementa: O papel dos clubes; iniciação esportiva; filosofia de trabalho/jogo; como detectar um talento; formação de talentos; estrutura de base dos clubes e escolinhas de futebol; o processo de peneiras; quais qualidades a serem avaliadas em um atleta; relacionamento com pais e empresários; convênios e parcerias; franquias de escolinhas; maturação; período e transição; iniciação precoce.

PSICOLOGIA DO ESPORTE - 20H

  • Ementa: Função da Psicologia esportiva; caminhos da psicologia esportiva no Brasil; relaxamento, atenção, concentração e prática mental; liderança; os efeitos da competição nas emoções dos atletas; alterações emocionais; especialização precoce; o sucesso e o abandono; distância da família; ansiedade e medo; estresse infantil, indisciplina; motivação/auto-eficácia; o papel do professor/treinador; término da carreira do esportista; avaliações psicológicas.

PREPARAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL E FUTSAL - 20H

  • Ementa: A função do preparador Físico no futebol atual; crescimento, desenvolvimento e maturação; qualidades físicas inerentes ao futebol; metodologia da preparação física nas categorias de base e profissional; periodização do treinamento físico; métodos de treinamento aplicados ao futebol; testes de avaliação do metabolismo aeróbio e anaeróbico; somatotipologia e composição corporal; análise de desempenho e interpretação de resultados no controle do treinamento.

TREINAMENTO DESPORTIVO - 20H

  • Ementa: Bases gerais do treinamento desportivo; princípios científicos; treinamento desportivo da base ao profissional; planejamento das seções de treinamento; sistema de integração do treinamento desportivo; periodização do treinamento; controle de carga no treinamento desportivo; biomecânica.

DIREITO DESPORTIVO - 20H

  • Ementa: Conceito; evolução histórica; relações com outros ramos do direito; o direito desportivo no Brasil; lei pelé (lei nº 9.615/98); princípios fundamentais; desporto profissional e não profissional; práticas e manifestações desportivas; código brasileiro da justiça desportiva; contrato de trabalho desportivo; estatuto do torcedor; doping.

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADO AO FUTEBOL E FUTSAL - 20H

  • Ementa: Introdução à Fisiologia aplicada no futebol; importância da fisiologia no controle do treinamento; caracterização fisiológica do futebol; demandas energéticas e vias metabólicas; fisiologia muscular e cardiovascular; avaliações físicas; avaliação do perfil individual e coletivo; carga de treinamento.

REABILITAÇÃO DE LESÕES NO FUTEBOL DE CAMPO E FUTSAL - 20H

  • Ementa: Compreensão de todo o processo de tratamento fisioterapêutico desde seu início até a alta fisioterapêutica, bem como elucidar a função deste profissional em uma equipe multidisciplinar no Futebol de Campo e no Futsal; apresentação de maneira prática em sala de aula, a descrição e a interpretação de testes funcionais para alta fisioterapêutica, além de simulação de tomada de decisões em conjunto com os demais integrantes de uma Comissão Técnica (Treinador – Gestor – Médico – Preparador Físico – Fisiologista – Preparador de Goleiros - Psicólogo).

FUNDAMENTOS EM GESTÃO DO FUTEBOL - 20H

  • Ementa: Atribuições do gestor; estrutura organizacional do futebol brasileiro. administração e organização esportiva; gestão do departamento de esporte. finanças; planejamento estratégico; marketing esportivo; recursos humanos; organização de competições; estrutura/logística de viagens; planejamento de anual de equipes; estrutura hierárquica do futebol/futsal brasileiro e suas funções.

NUTRIÇÃO ESPORTIVA: INTERFERÊNCIA NO TREINAMENTO/JOGO - 20H

  • Ementa: Bioenergética; influência das proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais no exercício físico; metabolismo e gasto energético na atividade física; regulação do peso; suplementação; nutrição para necessidades especiais dos atletas; planejamento de alimentação de acordo com o horário de jogo/treino.

Disciplina Optativa:

VISITA TÉCNICA  - 20H

  • Ementa: Viagem acadêmica, promovendo o conhecimento das principais estruturas do futebol e futsal brasileiro. Elaboração de relatório individual por aluno como método avaliativo da devida disciplina. OBS.: O planejamento e roteiro da Visita Técnica será de acordo com a disponibilidade dos clubes/estádios à época consultados e os custos ficarão por conta dos alunos que optarem em realizar tal disciplina.

Pré-requisitos:

Graduados em Educação Física e áreas afins que se caracterizam com as disciplinas do curso, sendo: Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Direito, Administração e Psicologia.

Público Alvo:

Graduados em Educação Física e áreas afins que se caracterizam com as disciplinas do curso, sendo: Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Direito, Administração e Psicologia. A graduação deverá ser reconhecida pelo MEC.


COORDENADOR

Thiago Azevedo da Silva

Thiago Azevedo da Silva

Mestrado em Cognição e Linguagem – Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF). Pós-Graduação em Futebol – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Graduação em Educação Física Escolar - Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Pós- Graduação em Docência do Ensino Superior -  Universidade Iguaçu (UNIG). Graduação em Direito e Educação Física – Universidade Iguaçu (UNIG).

PROFESSOR

Arthur Barros Cerca Peixoto

Arthur Barros Cerca Peixoto

Graduado em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado. Registro profissional (CREF): 031367-G/RJ.

Atualmente é preparador físico na modalidade de futebol da equipe Juniores (sub-20) do Clube de Regatas do Flamengo.

EXPERIÊNCIA:

CLUBE DE REGATAS FLAMENGO

* Promovido em Janeiro de 2018 para categoria Juniores (sub-20), na função

de preparador físico do Clube de Regatas do Flamengo, até a presente data.

* Promovido em Junho de 2015 para categoria Juvenil (sub-17), na função de

preparador físico do Clube de Regatas do Flamengo.

* Promovido em Março de 2012 para categoria Infantil (sub-15), na função de

preparador físico do Clube de Regatas do Flamengo.

* Atuação como preparador físico na Copa Brasil Sub-17 na 2ª quinzena de

Julho – 2011 no Clube de Regatas do Flamengo (motivo: transição dos

preparadores das categorias sub-17 e sub-20).

* Promovido em Outubro de 2010 para categoria mirim (sub-13), na função

de preparador físico do Clube de Regatas do Flamengo.

* Efetivado como preparador físico do Clube de Regatas do Flamengo em

Agosto de 2010 – categoria pré-mirim (sub-11).

* Estagiário de Preparação Física da equipe de futebol da categoria Juvenil

(sub-17) no Clube de Regatas do Flamengo – 2009.

* Estagiário de Preparação Física da equipe de futebol da categoria Infantil

(sub-15) no Clube de Regatas do Flamengo – 2007 e 2008.

Carlos Fabiano Medici Machado

Carlos Fabiano Medici Machado

Especialização em Treinamento de Força.

Diogo Cristiano Netto

Diogo Cristiano Netto

Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente com área de Concentração em Medicina Esportiva na Infância e Adolescência pelo Departamento de Pediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Mestre em Fisiologia da Performance (UFPR-2009). É especialista em Personal Training (UFPR - 2007) e em Didática e Metodologia do Ensino Superior pelo ESAP (2006). Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela FADEP - Faculdade de Pato Branco (2005). Trabalha como Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Futebol. Membro da Comissão de Desenvolvimento Técnico da Conmebol. É professor do Curso de Especialização em Futebol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na disciplina de Crescimento e desenvolvimento físico do jovem jogador de futebol (2017). É instrutor e atuou como coordenador operacional do Programa FIFA 11 pela Saúde no Brasil durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. É coordenador operacional (CBF) do Programa FIFA 11+ no Brasil onde participou de um curso de capacitação em Storkau - Alemanha em Novembro de 2014. Participou do Refresh Course do Programa FIFA 11 pela Saúde em Cartagena - Colômbia. É Conferencista Internacional com o seguinte tema: Futebol na Infância e na adolescência. Nos Estados Unidos, ministrou clínicas de futebol em Los Angeles (Califórnia) e Honolulu (Hawaii), participando do SurfCup um dos principais torneios de base em San Diego (Califórnia) em 2013. Realizou um estágio técnico no FC Barcelona em Barcelona - Espanha (2012 e 2014) e no FC Nantes - França (2012). Participou do Kid Ambit Soccer, um programa organizado pela Intermédiatis da França juntamente com a Nike para a detecção de talentos no futebol em Yaoundé - Camarões (2010). Ainda recente, participou do Challenge du Printemps em Guipavas - França (2010) como preparador físico e do Festival de futebol DArmor em Plougonvelin - França como supervisor (2011) e do Torneio de Futebol de Pornic - França (2012), onde representou o Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente no seguinte tema: Futebol na infância e na adolescência e em Saúde do Jogador de Futebol.

Douglas Aparecido Dopp

Douglas Aparecido Dopp

Pós-graduação em Metodologia e Aprendizagem em Futebol e Futsal – Universidade Gama Filho (UGF).

Emily Gonçalves

Emily Gonçalves

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental com Integração a Neurociências Epsicologia Positiva.

Fernanda Castro Manhães

Fernanda Castro Manhães

Doutora em Ciências da Educação - Universidade Autônoma  de Assunção - UAA.

Leonardo Souza Ramos

Leonardo Souza Ramos

Pós-graduação em Ciências do Futebol.

Luis Patrick Carvalho Villaverde

Luis Patrick Carvalho Villaverde

Pós-graduado em Nutrição Clínica Esportiva.

Marcelo Rabelo de Oliveira

Marcelo Rabelo de Oliveira

Graduado em Educação Física (Licenciatura Plena e Bacharelado)

Coordenador de Futsal/Clube Comary-Teresópolis/RJ

Cursos:

Treinador de futebol Licença CBF - C (2010) e Licença B (2016) 

Analise de Desempenho 2015 Curso CBF (2015)

Coach FCBarcelona Escola RJ - Tutor 2015/2016

Maurício dos Santos Soares

Maurício dos Santos Soares

Mestrado em Ciências da Reabilitação - Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.

Rafael Terreiro Fachada

Rafael Terreiro Fachada

Mestre em Direito.

Ricardo Costa Abrantes Junior

Ricardo Costa Abrantes Junior

Doutor em Ciência do Movimento Humano – UAA.

Rodolfo Alkmim Moreira Nunes

Rodolfo Alkmim Moreira Nunes

Doutor em Ciências da Saúde.

Rômulo Meira Reis

Rômulo Meira Reis

Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte - UERJ.

Antônio Marco Bezerra

Antônio Marco Bezerra

Pós-graduação em Vilas Olímpicas e Projetos Sociais – Universidade Castelo Branco.