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Treinamento Personalizado e Funcional nas Modalidades Cíclicas

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação Física

Apresentação:
O curso de Pós-Graduação em Treinamento Personalizado e Funcional nas Modalidades Cíclicas promoverá o aperfeiçoamento técnico, científico e prático, desenvolvendo conhecimento e habilidades que permitirão aos nossos alunos de aumentar sua atuação no mercado de trabalho. Nosso curso vai preparar o profissional para atuar em clubes, academias, assessorias esportivas, como personal trainer e no magistério de ensino superior, para prescrever e controlar o treinamento de modalidades como natação, ciclismo, corrida, etc., através do aprofundamento de conhecimentos atualizados nas mais recentes investigações da Educação Física e da Ciência do Treino Esportivo.

Consultor: Prof. Dr. Jeferson Macedo Vianna

Coordenador: Prof. MSc. Raphael Soares

Objetivo:

Disciplinas:
1.Princípios fisiológicos do exercício físico (20h)

a.Fisiologia e mensuração da aptidão cardiorrespiratória (VO2 máx);
b.Características dos ergômetros mais utilizados;
c.Procedimento para realização de um teste;
d.Critérios de interrupção;
e.Protocolos para avaliação da aptidão cardiorrespiratória; e
f.Ajustes fisiológicos ao exercício agudo.

2.Metodologia do trabalho científico (30h)
a.Mecanismos de busca bibliográfica;
b.Montagem e organização da bibliografia;
c.Montagem do projeto de pesquisa;
d.Apresentação de ideias e temas de pesquisa;
e.Bioestatística;
f.Correções metodológicas; e
g.Como montar e apresentar o TCC.

3.Bases fisiológicas e biomecânica aplicada ao treinamento (20h)
a.A avaliação postural;
b.Amplitude do movimento e adaptação muscular;
c.Análise fisiológica das grandes articulações em diferentes exercícios físicos;
d.Cinesiologia específica aplicada a exercícios eletivos; e
e.Orientações técnicas preventivas e profilaxia de lesões do sistema musculoesquelético.

4.Avaliação funcional personalizada nas modalidades cíclicas (20h)
a.Técnicas de mensuração:
i.Laboratório (esteira e cicloergômetros);
ii.Campo (pista, quadra e piscina); e
iii.Posto de trabalho dos parâmetros fisiológicos em repouso e nas distintas modalidades cíclicas.
b.Aspectos cineantropométricas; e
c.A avaliação da composição corporal e os diferentes campos de atuação do profissional de Educação Física.

5.Treinamento personalizado aplicado à corrida - Atletas recreacionais (30h)
a.Prescrição dos ritmos de corrida por parâmetros bioquímicos e fisiológicos;
b.Prescrição do treinamento através da Frequência Cardíaca;
c.Prescrição do treinamento utilizando o VO2 máx;
d.Cálculo do treinamento através das Kcal;
e.O limiar anaeróbio e o treinamento; e
f.Corrida x caminhada.

6.Treinamento personalizado aplicado ao ciclismo de estrada (30h)
a. Teste de laboratório e de campo aplicado ao ciclismo de estrada;
b. Prescrição de treinamento utilizando o monitor de frequência cardíaca;
c. Utilização da cadência enquanto parâmetro de prescrição;
d. Planejamento e monitoramento das sessões de treino.

7.Treinamento personalizado aplicado à natação (20h)
a.Prescrição da velocidade m/min e m/s por parâmetros bioquímicos e fisiológicos;
b.Prescrição do treinamento utilizando o limiar anaeróbio;
c.Metodologia do treinamento: 
- Interval training;
- Sprint training;
- Tempo training;
- Interval tempo training;
- Acceleration Sprint; e
- Hollow Sprint.
d.Análise técnica do movimento. Padrão técnico dos estilos.

8.Treinamento personalizado aplicado ao Duatlo (10h)
a.Duatlo x Biatlo;
b.Prescrição mista: Treinamento Cruzado; e
c.Parâmetros fisiológicos e bioquímicos.

9.Treinamento personalizado aplicado ao Triatlo (10h)
a.Tipos de provas: Short (Sprint), olímpico, Ironman (1/2 e ultra);
b.Métodos contínuos x intervalados;
c.Estruturação das sequências das sessões de treino; e
d.Treinos complementares, transição e blocos.

10.Suplementação aplicada ao treinamento (20h)
a)Conceitos importantes em Nutrição Esportiva;
b)Gasto energético nos exercícios;
c)Cálculo das necessidades energéticas;
d)Dieta e atividade física;
e)Nutrientes x Exercícios;
f)Carboidratos;
g)Índice glicêmico;
h)Lipídeos;
i)Proteínas;
j)Vitaminas;
k)Minerais;
l)Água
m)Reposição hidroeletrolítica;
n)Desidratação;
o)Termorregulação;
p)Métodos de avaliação da composição corporal;
q)Recomendações nutricionais e prescrições dietéticas na atividade física;
r)Suplementação:
i.Whey Protein;
ii.Creatina;
iii.AMB;
iv.Beta alanina;
v.Cafeína;vi.Pre-workout;
vii.Malto e dextrose; e
viii.Termogênicos;
s)Anabólicos sintéticos.

11.Metodologia do treinamento I (20h)
a.Periodização do treinamento esportivo:
i.Modelos de periodização tradicionais e modernos;
ii.Crítica aos modelos de periodização;
iii.Periodização do treinamento em esportes individuais e coletivos.
b.Monitoramento da carga de treinamento:
i.Métodos de monitoramento da carga de treinamento;
ii.Monitoramento da carga de treinamento por meio do método percepção subjetiva de esforço da sessão;
iii.Controle da carga de treinamento baseado na Variabilidade da frequência cardíaca.

12.Metodologia do treinamento II (20h)
a.Adaptações positivas e negativas relacionadas ao treinamento (Melhora do desempenho, overreaching, overtraining).
b.Meios e métodos do treinamento de força tradicionais e modernos:
i.Treinamento com oclusão;
ii.Meios de treinamento de força não convencionais (crossfit, treinamento de alta intensidade com o peso corporal, treinamento "funcional"); e
iii.Esporte coletivo para promover saúde.

13.Treinamento indoor: esteira e bike (20h)
a.Histórico / peculiaridades da modalidade (diferenças e tipos de bikes);
b.Laboratório de ajustes e posturas;
c.Laboratório de musicalidade (cadência/relação RPM e BPM);
d.Montagem de aula tipos de treinamento/periodização/objetivos do treino;
e.Biomecânica da pedalada/ técnicas de giro/ possíveis traumas e lesões;
f.Aspectos fisiológicos - FC (faixa de segurança);
g.Frequência cardíaca e a relação com intensidade;
h.Relação RPM e BPM;
i.Aspectos motivacionais:
i.Comportamento e linguagem adequada
ii.Postura Profissional; e
iii.Retenção de aluno;
j.Técnicas para Motivação.

14.Treinamento de força aplicado as modalidades cíclicas (10h)
a.Endurance training;
b.Resistência muscular geral e local;
c.Especificidade e progressão do treino; e
d.Periodização regressiva.

15.Urgência e emergência no exercício físico e no esporte (10h)
a.Emergências clínicas:
i.Sistema de acionamento de emergência;
ii.Eventos cardíacos;
iii.Parada cardiorrespiratória - PCR;
iv.Epilepsia - Convulsão;
v.Hipoglicemia; e
vi.Distúrbios causados pelo calor.
b.Emergências traumáticas:
i.A sequência de atendimento a vítima politraumatizada;
ii.Traumatismo crânio-encefálico e raquimedular;
iii.Técnicas de transporte em prancha longa;
iv.Imobilizações de membros em casos de fraturas, luxações e entorses;
v.Objetos cravados; e
vi.Hemorragias.
c.Sessão prática:
i.Reanimação cardiopulmonar - RCP;
ii.Uso do desfibrilador externo automático (DEA);
iii.Imobilização e transporte com talas e prancha longa; e
iv.Uso de colar cervical.

16.Treinamento personalizado: organização, periodização e planejamento (20h)
a.Organização das cargas de treino;
b.Controle das cargas através de oito parâmetros;
c.Periodização linear x não linear;
d.Divisão das etapas de treino; e
e.Controle do treino através do cálculo da razão.

17.Periodização do Treinamento Aeróbio (individual e grupos de corrida) (20h)
a.Prescrição, controle e evolução do treinamento aeróbio no seguinte grupos:
i.Crianças e adolescentes;
ii.Adultos; e
iii.Idosos:
- Iniciantes;
- Intermediários; e
- Avançados;
b)Alto nível.

18.Treinamento Funcional nas Modalidades Cíclicas (30h)
a.Origem do treinamento funcional;
b.Treinamento funcional versus treinamento tradicional;
c.Por que utilizar o treinamento funcional?
d.Benefícios e valências do treinamento funcional;
e.Objetivo da aplicação treinamento funcional;
f.Treinamento funcional em diferentes faixas etárias;
g.Crianças, adultos e idosos;
h.Equipamentos/acessórios utilizados para desenvolver os exercícios funcionais;
i.Bases neurológicas e a biomecânica do treinamento funcional;
j.Core training;
k.Músculos do core;
l.Posicionamento;
m.Fortalecimento do core;
n.Avaliação funcional;
o.Prescrição do treinamento funcional;
p.Conceito de carga de treino;
q.Sessão de treinos;
r.Circuito funcional; e
s.Exemplos de exercícios de treinamento funcional.

Pré-requisitos:
Nível Superior Completo

Público Alvo:
Graduação em Educação Física

COORDENADOR

Prof. MSc. Raphael Soares

Prof. MSc. Raphael Soares

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Maîtrise Universitaire ès Sciences en Sciences du Mouvement et du Sport: L’Orientation Activités Physique Adaptées et Santé – Université de Lausanne, Suisse (2011).

PROFESSOR