Acontece neste domingo eleição para presidente no Uruguai

Acontece neste domingo (30), mais de 2,5 milhões devem escolher o novo presidente de uruguaios, em segundo turno, o sucessor do atual presidente José Mujica.
Acontece neste domingo eleição para presidente no Uruguai

30


Para o cargo os uruguaios têm como opção oo socialista Tabaré Vázquez, candidato da Frente 

Ampla, um médico oncologista de 74 anos, que presidiu o país entre 2005 e 2010, e o deputado federal Luis Lacalle Pou, de 41 anos, que concorre pelo Partido Nacional e tem, na segunda rodada de votação, o apoio do Partido Colorado.
De acordo com dados de pesquisas de opinião o favorito é Vasquez . Com 47.8% dos votos no primeiro turno e, conforme os mais recentes levantamentos, deve obter amanhã entre 53% e 55% da preferência do eleitorado. 
O atual chefe do governo uruguaio teve 54.63% dos votos no segundo turno de 2009, vencendo o ex-presidente Luis Alberto Lacalle, pai do candidato nacionalista.
Segundo a Justiça Eleitoral, estão aptos a votar , 2,62 milhões de eleitores. Os primeiros resultados oficiais serão conhecidos rapidamente, porque serão apurados votos apenas para presidente e vice-presidente.
O novo presidente assumirá suas funções no dia 1º de março do ano que vem. Se Vázquez for o vencedor, receberá o governo de José Mujica, a quem entregou o cargo em 2010.

icone do twitter