Frentistas são proibidos de abastecer veículos além do travamento automático

Segundo a Lei 6.964/14, que entrou em vigor na última quarta-feira (21) no estado do Rio de Janeiro, frentistas não podem mais abastecer qualquer veículo além do travamento automático da bomba.
Frentistas são proibidos de abastecer veículos além do travamento automático

23


O descumprimento da norma está sujeito a multa de 5 mil Ufirs (R$ 13.559 mil).Em casos de reincidência, o valor será cobrado,alcançando  R$ 27.119 mil.  


Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, Eusébio Pinto Neto, vários estados estão preparando legislação semelhante. 

A autoria da lei do Rio é do deputado Paulo Ramos (PSOL).
Para auxiliar a lei, existe o embasamento no estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) no qual demonstra que o tanque de combustível completamente cheio libera benzeno, substância encontrada na gasolina e considerada cancerígena. 
Nessa mesma linha de estudo segue a Fundação Oswaldo Cruz e o sindicato que analisam os riscos do benzeno para a saúde do trabalhador, o número de empregados contaminados e o de mortes pelo efeito do benzeno. 

Um dos maiores problemas enfrentados na identificação da doença está no Sistema Único de Saúde (SUS) que não reconhece a doença e, por isso, o tratamento não pode ser feito na rede pública. 

icone do twitter