Rio de Janeiro realiza festival de cultura Afro-brasileira
Começou nesta segunda-feira (26) a terceira edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras no Teatro Rival, no centro do Rio de Janeiro. Serão expostos 20 projetos de diferentes regiões do país, que atuam com expressões da cultura negra através da arte.

27
A iniciativa de promoção a cultura é do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), Petrobras e Fundação Cultural Palmares com o objetivo de abrir espaço às manifestações artísticas de estética negra.
Nesta edição foram inscritos 405 projetos, e a premiação totalizou R$ 1,4 milhão, distribuídos nas categorias dança, artes visuais, teatro e, pela primeira vez, música.
Também é oferecido como prêmio um troféu e os nomes dos vencedores serão impressos em catálogo com todos os projetos vencedores, com o intuito de promover os trabalhos dos artistas.
A idealização da premiação surgiu na Bahia, em 2006, durante o II Fórum Nacional de Performance Negra que abordou a necessidade de políticas públicas e editais de financiamento de valorização da cultura e dos artistas afro-brasileiros.