Rio de Janeiro realiza festival de cultura Afro-brasileira

Começou nesta segunda-feira (26) a terceira edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras no Teatro Rival, no centro do Rio de Janeiro. Serão expostos 20 projetos de diferentes regiões do país, que atuam com expressões da cultura negra através da arte.
Rio de Janeiro realiza festival de cultura Afro-brasileira

27


A iniciativa de promoção a cultura é do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), Petrobras e Fundação Cultural Palmares com o objetivo de abrir espaço às manifestações artísticas de estética negra.
Nesta edição foram inscritos 405 projetos, e a premiação totalizou R$ 1,4 milhão, distribuídos nas categorias dança, artes visuais, teatro e, pela primeira vez, música.
Também é oferecido como prêmio um troféu e os nomes dos vencedores serão impressos em catálogo com todos os projetos vencedores, com o intuito de promover os trabalhos dos artistas.
A idealização da premiação surgiu na Bahia, em 2006, durante o II Fórum Nacional de Performance Negra que abordou a necessidade de políticas públicas e editais de financiamento de valorização da cultura e dos artistas afro-brasileiros.

icone do twitter