facebook pixel code

Cientistas alertam: em 30 anos, o nível do mar vai subir a ponto de ameaçar a vida de 300 milhões de pessoas

Você já leu muitas vezes que, com algumas (muitas!) ações equivocadas, nós, seres humanos, estamos – já há algum tempo – interferindo no clima do planeta, certo?

Cientistas alertam: em 30 anos, o nível do mar vai subir a ponto de ameaçar a vida de 300 milhões de pessoas

01

DEZ

Não se trata de catastrofismo barato. É verdade e, se nada for feito agora, a progressão do aumento do nível do mar trará efeitos muito mais devastadores do que podemos imaginar.

Estudo publicado, recentemente, pela “Nature Communications” alerta para a necessidade urgente da construção de diques e muros, como parte de medidas de contenção de água nas zonas costeiras do planeta.

De acordo com o levantamento, a Ásia será a região mais afetada e o espaço no qual vivem 300 milhões de pessoas será inundado todos os anos.

Motivo?

O degelo dos polos, resultante de mudanças climáticas, originadas pelas emissões de gases de efeito estufa que superaquecem a Terra.

É isso, o nível do mar continuará subindo e poderá varrer do globo uma área imensa (que compreende a China, Bangladesh, Índia, Vietnã, Indonésia e Tailândia), ceifando milhões de vida e promovendo enorme destruição.

– Ah, mas não precisamos nos preocupar, isso vai levar muuuitooo tempo! – já pensou alto você aí.

Bom, a despeito da total ausência de empatia por gerações futuras (que ocuparão o mesmo espaço que habitamos hoje) que este pensamento revela, precisamos te contar que a data para tal “varredura”, segundo os cientistas, está bem mais perto do que você possa imaginar: 2050.

Se pensarmos que o ano que vem estaremos em 2020...

Faltarão só 30 anos.

E nós – que na atual fase do calendário gostamos de dizer que o ano “voou” – bem sabemos que 30 anos passam assim, ó, em um estalar de dedos...


 [Fonte: brasil.elpais.com]


icone do twitter