facebook pixel code

Confira alguns dos muitos campos de atuação disponíveis para historiadores

Você escolheu a História como área de conhecimento para se graduar e trabalhar, mas quer ir além do tradicional ensino público ou particular?

Confira alguns dos muitos campos de atuação disponíveis para historiadores

25

NOV

Nós, da UniRedentor, trouxemos algumas outras vertentes da “Profissão Historiador (a)” que, de repente, podem te interessar, vem ver...

Você pode ser um (a) elaborador (a) de materiais didáticos, sabia? Sim! As novas tecnologias não substituíram os bons e velhos livros, então você pode se envolver com a escrita, a revisão e a editoria de conteúdos. Só para você saber, apenas em 2016, o mercado editorial arrecadou cerca de R$ 5,2 bilhões. Belo número, não?

Mas se você preferir explorar a outra ponta do setor acadêmico há, também, a chance de se tornar um (a) pesquisador (a). É o caso de ser responsável por preservar um material histórico, buscar novos meios de recuperar informações perdidas, o que permite – por exemplo – atuar em museus, bibliotecas, centros de pesquisa e em demais lugares que contem com patrimônio histórico.

Você ainda pode ser um (a) analista / colunista / comentarista em diversos meios de comunicação. Em momentos de debate sobre uma parte da História, por exemplo, você pode ser o (a) especialista convocado (a). Olha que bacana!

Quer mais?

Ainda há a possibilidade de você prestar consultoria para produções culturais!

Claro! Pense bem...Filmes de época, minisséries históricas e livros que trazem verdadeiras epopéias fazem parte da cultura contemporânea, constituem entretenimento, logo, requeremque a narrativa esteja – perfeitamente – alinhada com o tempo em que ela se passa, concorda?

É aí que você entra com o seu conhecimento e sua atenção aos detalhes. Para evitar, por exemplo, que uma produção fique livre do que aconteceu em um episódio da última temporada da aclamada (e caríssima) série “Game Of Thrones”: um copo da Starbucks esquecido no set de filmagem “passou batido”, ninguém viu e foi ao ar.

Ainda que você não tenha sido um (a) dos milhões de espectadores da saga vivenciada por Jon Snow e Daenerys Targaryen, consegue imaginar alguém apreciando um bom cappuccino – em copo descartável – em Westeros, uma terra reminiscente da Europa Medieval?

Pois é. E nem adianta brincar que a bebida era aquecida pelos dragões.

É isso...a História é uma área que te oferece uma série de caminhos. Escolha o seu e vá em frente. Bom trabalho!

 

[Fonte: www.unicesumar.edu.br] 


icone do twitter