facebook pixel code

Saiba mais sobre o Terceiro Polo

Em tempos nos quais ouvimos tanto sobre o derretimento dos polos e o risco do superaquecimento do planeta, nós, da UniRedentor, passamos por aqui para te perguntar: já ouviu falar do Terceiro Polo?  

Saiba mais sobre o Terceiro Polo

17

FEV

É como vem sendo chamada a região do Himalaia conhecida como Hindu Kush ou Indocuche (HKH, na sigla em inglês), uma vasta área montanhosa que inclui o planalto tibetano.

O HKH atende, também, por Terceiro Polo, visto que contém as maiores reservas de gelo depois das regiões polares. São mais de 100 mil quilômetros quadrados que abrigam mais de 50 mil geleiras.

Para os que vivem no Tibete, algumas montanhas e geleiras são sagradas, por isso não devem – jamais – ser perturbadas. Ou haverá consequências catastróficas.

Há muito conhecimento nessas palavras, afinal são 240 milhões de pessoas habitando as referidas regiões montanhosas. Isso significa que um quarto da população mundial depende dos rios que nascem no HKH.

Pois é, mas essas geleiras – vitais para tanta gente – estão derretendo. E em ritmo acelerado. E essa perda de gelo, como dissemos acima, pode ter consequências catastróficas.

Por quê?

Porque – impulsionada pelo crescimento populacional e pela rápida urbanização – a demanda por água continua a crescer na Ásia.

O continente é o que tem menor volume de recursos renováveis de água doce por pessoa no mundo, logo, a preocupação é que os países mais poderosos do Terceiro Polo, China e Índia, aproveitem sua posição privilegiada rio acima para desviar água ou instalar represas que afetem a disponibilidade em nações localizadas rio abaixo, como Bangladesh, Mianmar e Camboja.


[Fonte: G1// Natureza]


icone do twitter