Cicatrização: o que deve (e o que não pode) ser consumido após uma cirurgia

Vivemos tempos de apreensão e de muito medo de chegar sequer perto de um hospital. 

Cicatrização: o que deve (e o que não pode) ser consumido após uma cirurgia

03

ABR

Apesar do coronavírus e da Covid-19, muitos são os outros males que dão entrada nos centros de saúde e eles precisam ser tratados também. Embora muitas dessas centrais de suporte ao bem-estar dos indivíduos tenham interrompido a agenda de cirurgias eletivas (aquelas que não têm urgência), as que são de emergência têm de acontecer.

É aí que entra uma questão que, para alguns, constitui um problema e tanto: a lentidão da cicatrização no pós-operatório.

O que muita gente não sabe é que a alimentação correta é fundamental para que o processo ocorra a contento, do jeito que se espera. 

Sabia que existem alimentos com propriedades altamente cicatrizantes?

Sim! Leite, iogurte, laranja e abacaxi são apenas alguns dos itens que, incluídos na dieta pós-operatória, facilitam bastante a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.

Para tornar a cicatrização melhor ainda, também é fundamental manter o corpo adequadamente hidratado. Dessa forma, a pele fica mais elástica e a cicatriz fica bem melhor. Alimentos ricos em água, como laranja, melancia, pepino e sopas em geral são bem eficientes para isso.

Em contrapartida, existem – também – os alimentos conhecidos como remosos, que atrapalham a cicatrização e, em hipótese alguma, devem ser consumidos após uma cirurgia, enquanto a pessoa ainda estiver com pontos.

Exemplos?

Vamos lá: doces, refrigerantes, frituras ou carnes processadas, como salsicha e linguiça.

Mas qual o motivo de tais alimentos serem prejudiciais para o pós-operatório?

Também vamos te explicar...

Os alimentos listados prejudicam a cicatrização porque o açúcar e a gordura industrializada contidos neles aumentam a inflamação no organismo e dificultam a circulação do sangue (que é essencial para que os nutrientes cheguem à ferida para cicatrizar o tecido).

Tudo entendido?


[Fonte: www.tuasaude.com] 


icone do twitter