Professor online: com a devida adaptação e o planejamento adequado, dá tudo certo!

E, mais uma vez, passamos por aqui para conversar com você sobre as alterações impostas à Educação pela pandemia da Covid-19.

Professor online: com a devida adaptação e o planejamento adequado, dá tudo certo!

30

ABR

Sim, o assunto não se esgota porque – realmente – requer muita análise mesmo. As mudanças foram grandes!

Por exemplo, o (a) professor (a). Agora ele (a) é professor (a) online! 

Como é que uma profissão considerada como tão tradicional – que nos remete àquela figura em sala de aula com o giz na mão, escrevendo na lousa – pode se adaptar a um mundo globalizado, cada vez mais moderno e repleto de interações feitas – agora, exclusivamente – no ambiente digital?

Muito bem, nós, da UniRedentor, reunimos dicas de especialistas no assunto e passamos aqui para contar a você como é possível ser um bom professor online.

Vem ver!

A primeiríssima providência é saber quais são as necessidades dos alunos. Na “versão presencial”, um bom professor presta atenção nos comportamentos de seus alunos para entender se eles estão com alguma dificuldade, se têm medo ou receio de se manifestar em classe para fazer uma pergunta ou, ainda, se – de fato – têm o conhecimento necessário para avançar no conteúdo.

No caso do “professor remoto”, a ideia é a mesma. É fundamental que esteja atento à maneira como seus alunos estão lidando com as aulas. Sim, porque nem sempre um aluno será capaz de explicar com exatidão quais são as suas dificuldades! Só dessa forma será possível ajudar os alunos que estão à distância.

A próxima dica é revisar o método. Da mesma forma que é fundamental observar os alunos, também é crucial que o professor olhe para ele mesmo. Autoanálise e revisão das próprias metodologias são recursos definitivos para que o profissional de Educação que atua à distância faça isso de forma cada vez melhor.

Encerramos aconselhando um detido planejamento de aulas. Ele é mais do que indispensávelpara que o professor consiga garantir o cumprimento dos prazos e um melhor aprendizado dos alunos.

Além disso, vale reforçar, com o devido planejamento inicial fica muito mais fácil entender os alunos e suas dificuldades, bem como ter o tempo ideal para proceder com eventuais necessárias adaptações no programa planejado.

Viu?

Não é difícil!

É tudo uma questão de adaptação.


[Fonte: sambatech.com] 


icone do twitter