Dia Mundial do Emoji: confira curiosidades sobre a história das carinhas

Sabia que neste sábado celebramos o Dia Mundial do Emoji?

Dia Mundial do Emoji: confira curiosidades sobre a história das carinhas

17

JUL

Sim! Hoje rendemos homenagens às figuras que você pode nem saber, mas foram criadas há mais de 20 anos e evoluíram de diversas maneiras até chegarem aos padrões que conhecemos hoje.


Atualmente existem 3.304 emojis cadastrados e qualquer pessoa pode sugerir novas figuras, sabia dessa? Pois é...


O 17 de julho passou a ser sinônimo do Dia Mundial do Emoji em 2014, por conta de Jeremy Burge, fundador da Emojipedia. A data específica foi escolhida por causa do emoji de calendário do iOS, que exibe 17 de julho na figura. 


A criação da data teve por objetivo celebrar os emojis e promover a utilização das carinhas.


Os primeiros emojis da história foram criados, em 1999, pelo japonês Shigetaka Kurita, um designer de interface que, trabalhando para uma empresa de telefonia celular do Japão, criou um pacote com 176 ícones para serem utilizados em pagers e celulares da companhia, com foco no uso entre adolescentes.


E lá se vão muuuuitooss anos! 


Te contamos logo ali no comecinho que qualquer pessoa pode sugerir um novo emoji, certo?


E é verdade, viu?


Os emojis são geridos e atualizados globalmente pela Unicode, consórcio que renova periodicamente as figuras disponibilizadas em todos os sistemas operacionais.


Se você tem alguma ideia bacana aí saiba que, para emplacar um novo emoji, é necessário atender a diversos critérios, como a frequência de uso do emoji em caso de aceitação, o quão necessário ele é atualmente e uma comprovação de que há demanda para aquela figura. E não se pode sugerir marcas famosas, divindades religiosas, conteúdo ofensivo ou algo muito específico, como a bandeira de cidades.


Se você atender a tais requisitos, o procedimento é enviar protótipos do desenho do emoji de forma oficial para a Unicode, com especificações técnicas e dimensões exatas de tamanho e aplicabilidade. 


O processo entre o envio da sugestão, aprovação e lançamento do emoji pode levar até um ano e meio.


E aí? Quer tentar?


Feliz Dia Mundial do Emoji!



[Fonte: Techtudo] 


icone do twitter