8 de setembro: Dia Mundial da Alfabetização!

Hoje, o mundo celebra o Dia da Alfabetização, sabia?

8 de setembro: Dia Mundial da Alfabetização!

08

SET

Pois é, em 1967, com o objetivo de estimular a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram esta data no calendário do globo.


O processo da aprendizagem de ler e escrever é – realmente – muito importante, merecedor de data comemorativa. Porque não constitui crescimento apenas do indivíduo, isoladamente, mas, também, do desenvolvimento da nação que o abriga.


Pesquisas já revelaram que quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento.


É por isso que, nas últimas décadas, diversos países vêm assumindo o compromisso de combater o analfabetismo.

 

Segundo dados da ONU, hoje em dia a alfabetização atinge cerca de 85% da população mundial.


Ainda assim, neste cenário, a “ferida aberta” diz respeito aos quase 800 milhões de adultos no mundo que seguem não sabendo ler, escrever ou contar, e a, aproximadamente, 250 milhões de crianças que são consideradas analfabetas funcionais, ou seja, não conseguem interpretar os textos.


O objetivo maior desse 8 de setembro é lembrar que, mais do que alfabetizar, é fundamental que todos os envolvidos com Educação atuem – efetivamente – para que jovens e adultos saibam interpretar um texto criticamente e desenvolvam prazer com a leitura.


Feliz Dia Mundial da Alfabetização!


[Fonte: www.calendarr.com] 


icone do twitter