O que é o Procon?

Vamos falar sobre o Procon?

O que é o Procon?

20

Para começo de conversa, será que você sabe o que a sigla significa?


Nós, da UniRedentor, te contamos: Procon significa Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.


E o que é o Procon:


Trata-se de um órgão administrativo de poder executivo municipal e/ou estadual destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores.

 

A função do Procon é orientar os consumidores e, também, mediar conflitos nas relações de consumo e fiscalizar essas relações de consumo.


Essencialmente, o Procon tem por missão fazer cumprir as leis de proteção ao consumidor que proíbem práticas comerciais desleais, fraudulentas e enganosas. O objetivo maior é garantir um mercado justo para consumidores e empresas.


Atuando nos níveis estadual, municipal ou no Distrito Federal, o Procon recebe como principais reclamações, por exemplo, questões relacionadas às telefonias fixa e móvel e aos vícios de funcionamento dos mais diversos produtos, como telefone celular e TV.


Como já adiantamos acima, o Procon existe para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados pelos fornecedores de serviços e produtos mantendo assim o equilíbrio das relações de consumo.


É hora de procurar o órgão quando o (a) consumidor (a) adquire um produto ou contrata um serviço e sofre problema que não consegue resolver de uma maneira pessoal com o lojista ou com a empresa prestadora de serviço.



[Fonte: www.procononline.com.br] 


icone do twitter