Confira dicas de segurança para comprar pela internet

Com o confinamento imposto ao mundo pela pandemia, comunicação e comércio sofreram mudanças profundas, bastante visíveis.

Confira dicas de segurança para comprar pela internet

25

A internet tornou-se ferramenta fundamental para que, apesar do Sars-Cov-2, as pessoas pudessem continuar conversando entre si e fazendo as compras necessárias.

 

Pois é, a internet mudou a forma como as pessoas se comunicam no dia a dia e fez com que novos hábitos de consumo surgissem.


Mais uma vez destacando os tempos de pandemia – quando as pessoas aprenderam e se acostumaram a fazer compras usando a tecnologia – mesmo com a flexibilização que, por conta da vacinação avançada, vai permitindo que a vida, aos poucos, vá voltando a algo parecido com o que chamávamos de “normal”, é imperioso que se tenha toda a atenção na hora de comprar à distância


Para te ajudar com isso, nós, da UniRedentor, reunimos algumas dicas de especialistas para que você preze pela sua segurança se decidir por fazer compras online.


Vamos lá?

 

A regra número um é – SEMPRE – usar um equipamento de confiança. Jamais compre a partir de computadores públicos. Certifique-se de que a sua máquina está com o antivírus atualizado e evite armazenar seus dados (incluindo e-mail e número do cartão de crédito) no computador e no e-commerce.


Próxima dica? Prefira comprar em lojas conhecidas. Não são poucos os casos de novas lojas que surgem no mercado trazendo diversas promoções e descontos. Por mais que as vantagens se apresentem como quase que irresistíveis, é fundamental conhecer a procedência dos produtos e saber se a loja vai – de fato – entregá-los.


Vale, também, pesquisar a reputação da loja, ainda que seja bem conhecida, viu? É que muitos estabelecimentos de comércio já afamados passam por dificuldades. Para evitar problemasbusque informações sobre a idoneidade e analise a reputação da loja nos órgãos de defesa do consumidor (como o Procon) e sites de avaliação de compras e relacionamento com o cliente (como o ReclameAqui, por exemplo).


Vale dizer aqui, também, que é bastante recomendável que você desconfie de ofertas muito abaixo da média. Isso mesmo! Se a oferta anunciada for boa demais para ser verdade, “pule fora!”. Descontos muito generosos podem, na verdade, camuflar alguns problemas com os produtos. Além dos problemas de qualidade e fraude, você poderá ter problemas sérios de garantia e para trocá-los.


Por fim, registre os passos de sua compra. Ainda que o pedido fique registrado internamente no site, guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo. Você pode, também, imprimir os passos de sua compra, caso não existam outros registros.


Tudo anotado aí?


Boas compras e...Natal vem aí...Então...muita atenção, hein?



[Fonte: www.meuportoseguro.com.br]


icone do twitter