19 de junho é o Dia Mundial da Conscientização da Doença Falciforme

Em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 19 de junho como o Dia Mundial da Conscientização da Doença Falciforme (DF).

19 de junho é o Dia Mundial da Conscientização da Doença Falciforme

19

A data abriu espaço para um debate sobre as doenças genéticas hereditárias, caracterizadas por alterações nas hemácias (hemácias), e que têm destaque na população brasileira. A doença falciforme é considerada uma das doenças genéticas mais comuns no Brasil, com maior incidência no estado da Bahia. Estima-se que afete 1 em 650 nascidos vivos e 1 em 17 bebês. 

Ainda não há cura para a doença, mas o diagnóstico precoce é fundamental para orientar as famílias nos cuidados necessários, identificar situações de risco e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes. A doença pode ser identificada pelo teste do pezinho nos primeiros dias de vida. No entanto, o teste de eletroforese de hemoglobina é outra opção para o diagnóstico e pode ser feito em qualquer idade.

Após o diagnóstico, os pacientes devem iniciar o acompanhamento médico adequado, que determinará a implementação do atendimento individual por meio de um plano de saúde integral.

 

Fonte: [http://www.saude.ba.gov.br]


icone do twitter