Dia Nacional do Controle da Asma alerta para os cuidados com a doença

21 de junho é o Dia Nacional do Controle da Asma, uma das principais doenças crônicas que afetam as vias aéreas e os pulmões.

Dia Nacional do Controle da Asma alerta para os cuidados com a doença

21

A data também coincide com o início do inverno, durante o qual os sintomas se agravam devido às baixas temperaturas e mais tempo em ambientes fechados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema atinge pelo menos 300 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, existem 6,4 milhões de pacientes maiores de 18 anos, segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os principais sintomas são falta de ar, tosse persistente, chiado ao respirar, desconforto no peito, ansiedade e, eventualmente, uma infecção na garganta.

Existem vários fatores ambientais e genéticos que podem causar ou piorar a asma.Na genética, uma história familiar de asma ou rinite e obesidade foi particularmente proeminente. Fatores relacionados ao meio ambiente incluem exposição a poeira, ácaros e fungos, mudanças climáticas e infecções virais. Os asmáticos têm tosses frequentes e prolongadas, geralmente à noite, nem sempre com catarro; chiado, cansaço, aperto no peito e dificuldade para respirar. Esses sintomas podem aparecer juntos ou separadamente. Além disso, uma tosse crônica ou falta de ar durante o exercício pode ser um sintoma de asma. O diagnóstico é baseado nas informações que o paciente fornece ao médico e na análise clínica dos sintomas.


Fonte:[https://www.amafresp.org.br]


icone do twitter