Dia Nacional do Diabetes - 26/06

O diabetes mellitus (DM) é uma síndrome metabólica multigênica causada pela falta de insulina e/ou insulina que não funciona adequadamente. 
Dia Nacional do Diabetes - 26/06

26

A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose, e a falta desse hormônio pode levar ao metabolismo insuficiente da glicose, levando ao diabetes. Caracteriza-se por um nível elevado de açúcar no sang.


TIPOS:

• Tipo 1: Causada pela destruição das células produtoras de insulina, devido a um sistema imunológico defeituoso fazendo com que os anticorpos ataquem as células produtoras de insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10 por cento das pessoas com diabetes.

• Tipo 2: Causado por resistência à insulina e secreção insuficiente de insulina. Ocorre em cerca de 90 por cento das pessoas com diabetes.


Diabetes gestacional: refere-se à tolerância diminuída à glicose, que é diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez e pode ou não persistir após o parto. A razão exata para isso não é clara.

Outros tipos: devido a defeitos genéticos relacionados a outras doenças ou uso de drogas. Podem ser: defeitos genéticos na função das células beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças pancreáticas exócrinas (pancreatite, tumores, hemocromatose, fibrose cística, etc.); bloqueadores, contraceptivos, etc.).

PREVENÇÃO:

Pacientes com história familiar de DM devem ser aconselhados a manter um peso normal; não fumar; controlar a pressão arterial; evitar medicamentos que possam danificar o pâncreas; praticar atividade física regular.

As pessoas com diabetes devem ser aconselhadas que verifiquem seus pés diariamente para evitar lesões, fazer uma dieta saudável, usar medicamentos prescritos, praticar atividade física e manter um bom controle de açúcar no sangue e siga as orientações médicas adequadamente.

 

Fonte: [https://bvsms.saude.gov.br]


icone do twitter