1º de julho — Dia da Vacina BCG

O Dia da Vacina BCG é comemorado em 1º de julho, data em que foi criada essa importante proteção contra a tuberculose. 

1º de julho — Dia da Vacina BCG

01

O Dia da Vacina BCG celebra a criação desta importante vacina em 1º de julho. A BCG (Bacillus Calmette-Guérin) é usada para prevenir a tuberculose, uma doença transmitida por saliva e material contaminado causada pelo Mycobacterium tuberculosis (também conhecido como bactéria Koch).

A vacina BCG foi desenvolvida pelos pesquisadores Albert Calmette e Camille Guerin do Mycobacterium bovis, a bactéria que causa a mastite tuberculosa bovina. Seu primeiro uso foi em 1921 no recém-nascido de uma mãe com tuberculose. No Brasil, foi introduzido em 1927 com uma cepa chamada BCG Moreau. A vacina BCG funciona bem, principalmente na forma transmitida da TB, onde a vacina garante cerca de 78% de proteção.

Embora a vacina BCG tenha sido desenvolvida para prevenir a tuberculose, pesquisas garantem que a vacina também garante alguma proteção contra a hanseníase. Inicialmente, a vacina era administrada por via oral e, posteriormente, por via intradérmica.

No Brasil, esse novo método de uso do BCG começou em 1968 e se baseia na injeção da substância no braço direito, mais precisamente na região do músculo deltoide. " “Desde 1976, o Ministério da Saúde tornou a vacinação BCG obrigatória para crianças. É recomendada para crianças de 0 a 4 anos, preferencialmente recém-nascidos. No entanto, a vacina apresenta algumas contraindicações, como peso corporal inferior a 2 kg, imunodeficiência , nutricional adverso, erupção cutânea generalizada e crianças recebendo corticosteróides.



 [Fonte: UOL //brasilescola]


icone do twitter