É verdade que usar óculos “acostuma” a vista?

Muitas pessoas, incluindo médicos, acreditam que usar óculos no início dos sintomas de perda de visão pode "acostumar" no olho ou piorar a condição. 

É verdade que usar óculos “acostuma” a vista?

02

Veja se isso faz sentido. O cenário é comum: um homem de 40 anos percebe que as letras estão começando a se embaralhar e, para conseguir ler, precisa esticar o braço que segura o livro. Depois de um tempo, a distância necessária para reconhecer frases aumenta e não é mais possível ler letras pequenas. Preocupada, ela foi ao oculista, que diagnosticou presbiopia, doença causada pelo envelhecimento natural do olho.

É preciso deixar claro que o papel dos óculos é enxergar melhor e proporcionar maior qualidade de vida e conforto. Não são tratamentos e, portanto, não melhoram ou pioram os problemas de visão”, explica a Dra. Iara Debert, oftalmologista do Hospital das Clínicas (HCFMUSP).

A presbiopia está associada ao envelhecimento e se desenvolve ao longo do tempo com ou sem óculos. Outros problemas de visão mais comuns, como astigmatismo, miopia e hipermetropia, também pioram, não relacionados ao uso de óculos.

O que acontece é que as pessoas se acostumam com o conforto de ver melhor com seus óculos e, quando tiram [os óculos], podem achar que sua condição piora", disse o médico. A adoção de óculos de leitura não tem efeito na evolução da presbiopia, mas a fadiga visual pode levar a problemas físicos como dores de cabeça e oculares. A escolha de usar óculos varia de pessoa para pessoa, dependendo de quanto a visão afeta a vida cotidiana.


[Fonte: UOL//drauziovarella]


icone do twitter