Dia Mundial da Amamentação

O Dia Mundial do Aleitamento Materno é comemorado em 1º de agosto, data escolhida pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) em um evento na cidade de Nova York em 1991. 

Dia Mundial da Amamentação

01

Originalmente, a data comemorava a Declaração de Innocenti, ratificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 1º de agosto de 1990, que abordava o papel do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil. 

Em 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM foi lançada pela WABA de 1 a 7 de agosto para aumentar a conscientização sobre o aleitamento materno.

No Brasil, o Ministério da Saúde promove a campanha no país desde 1999, com temas focados em aleitamento materno, distribuição de materiais informativos, apoio ao setor saúde, ONGs, hospitais etc.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida.

No entanto, de acordo com o UNICEF, apenas quatro em cada 10 bebês no mundo são alimentados dessa maneira. A campanha também busca fortalecer as doações a bancos de leite para ajudar crianças que não têm acesso ao leite materno. Por exemplo, no Brasil, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Materno (rBLH-BR) facilita a distribuição de leite materno para recém-nascidos de baixo peso internados em enfermarias neonatais.



[Fonte: https://www.calendarr.com]



icone do twitter