facebook pixel code

Reconhecimento e Abordagem do Choque na Emergência Pediátrica

Pós-Graduação Carga Horária: 12 h Modalidade: EAD

Área de Conhecimento: Medicina

Assista a vídeo aula demonstrativa

Apresentação:

Choque, a principal causa de morbidade e mortalidade entre crianças em todo o mundo, é a emergência médica que mais provoca ansiedade no emergencista devido à necessidade de identificação e atuação urgentes. Síndrome clínica causada por diversas etiologias com fisiopatologias diferentes, caracteriza-se por grave disfunção circulatória. A identificação tardia e o atraso no inicio do tratamento causam progressão do choque compensado reversível para o estado descompensado e irreversível, levando à falência de múltiplos órgãos e óbito. São necessários ao médico alto grau de suspeição, reconhecimento precoce e intervenções adequadas para estabilização do paciente na emergência para posterior transferência para uma unidade de tratamento intensivo. Todo emergencista deve ser devidamente capacitado e treinado, objetivando a diminuição do risco de morte e danos para o paciente pediátrico.

Objetivo:

  • Geral: Capacitar o médico que atua na emergência a reconhecer e tratar de forma adequada os pacientes pediátricos acometidos pela síndrome do choque.
  • Específicos: Habilitar o emergencista a diferenciar os diversos tipos e diferentes causas de choque. Qualificar o médico a escolher o melhor tratamento disponível, baseado na fisiopatologia da doença e quadro clínico apresentado. Auxiliar, de forma breve, na interpretação dos diversos exames complementares solicitados nos pacientes com a síndrome do choque. Preparar o médico para transportar o paciente gravemente enfermo, após estabilização inicial, para a unidade de terapia intensiva.

Disciplinas:

- MÓDULO 1 - FISIOPATOLOGIA CLÍNICA
- MÓDULO 2 - EXAMES
- MÓDULO 3 - INTERVENÇÃO
- MÓDULO 4 - TRANSFERINDO PARA UTI E CASOS CLÍNICOS

Pré-requisitos:

Médicos, portadores de CRM.

Público Alvo:

Médicos


COORDENADOR

Profª Dra. Daniella Mancino da Luz Caixeta

Profª Dra. Daniella Mancino da Luz Caixeta

Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Especialista em Medicina Intensiva Pediátrica pelo MEC e pela AMIB Especialista em Pediatria pelo MEC e pela SBP Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

PROFESSOR


icone do twitter