DESIGN DE INTERIORES

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Arquitetura


Apresentação:

A Arquitetura de Interiores é uma das muitas expressões físicas da cultura de cada época. Por seu custo inferior em relação ao projeto da edificação, versatilidade, flexibilidade e temporalidade - tanto técnica quanto tecnológica, esta área da Arquitetura permite múltiplas atuações e a combinação com outros repertórios de serviços já prestados pelos profissionais da construção civil como a luminotécnica, a refrigeração predial, a segurança predial e o design de mobiliário e materiais. Diante dessa perspectiva percebe-se que essa formação permite ao profissional ampliar e aprofundar ainda mais o seu portfólio de projetos.

Objetivo:

Capacitar o profissional para a atuação em projeto de interiores, suas diversas etapas, procedimentos e representações.

Disciplinas:

Presenciais

Psicologia e Subjetividade do Lugar -  20H

  • Ambiente. Espaço e Lugar. Valência. Percepção Ambiental. Perspectiva Temporal. Arranjo Espacial. Comportamento Sócio Espacial. Apropriação. Apego ao Lugar. 

Composição e Linguagem Espacial - 20H

  • Ponto, linha, plano e volume. Textura e luz. Cor. Contraste. Proporção. Equilíbrio visual: simetria, assimetria e radial. Relações de Escala. Harmonia. Ritmo. Ênfase. Gestalt. Fluxos e circulação.

Detalhamento de Mobiliário - 20H

  • Tipos de materiais naturais e industrializados, critérios seletivos e aplicações. Ferragens, acessórios. Introdução e informações gerais para o detalhamento de marcenaria. Detalhe de armários embutidos e estantes, janelas com sistema de contrapeso, armários e gabinetes de cozinha. Detalhe de portas de correr e de dobradiça, painéis fixos e móveis, camas, mesas e gaveteiros.

Luminotécnica - 20H

  • Luminância. Iluminância. Fluxo luminoso. Intensidade luminosa. IRC ( Índice de reprodução de cor). Temperatura de cor. Fator de potência. Fator de Fluxo Luminoso. Equipamentos. Fontes de iluminação: Direta (difusa e pontual), Indireta, Direta e Indireta, e de Destaque. Fatores determinantes gerais.

Projeto Luminotécnico - 20H

  • Importância da Iluminação para o espaço laboral e cultural, Tipos de lâmpadas e formatos, Função da Iluminação, Sistemas de Iluminação, Efeitos proporcionados e tipos de luminárias. Iluminação expositiva. Iluminação de Hall e Circulação / Iluminação de Sala de Estar / Iluminação de Sala de Jantar / Iluminação de Home Theater e Sala de TV / Iluminação de Varanda /Iluminação de Quarto / Iluminação de Closet / Iluminação de Biblioteca e Escritório / Iluminação de Escada / Iluminação de Lavabo e Banheiro / Iluminação de Copa /Iluminação de Cozinha e Área de serviço / Iluminação de Garagem / Iluminação de Dependência de Empregados e depósito / Iluminação de Fachadas / Iluminação de Jardim.

Espaços Residenciais Internos e Externos - 20H

  • Projeto de Interiores residenciais unifamiliares e multifamiliares. Setorização: espaços sociais, íntimos e de serviço. Áreas de lazer: vestiários, SPA, sauna, piscina, gazebo, etc.

Espaços Corporatiivos e Retail Design - 20H

  • Projeto de Interiores de espaços corporativos e laborais. Pré-dimensionamento e NR. Projeto de Interiores de espaços de varejo e alimentação. Pré-dimensionamento, biossegurança e NR. Setorização e fluxos. Estudos de casos.

Projetos de Interiores Efêmeros - 20H

  • Noções teóricas e práticas. Estudo da questão sensorial e compositiva, projeto e montagem de espaços expositivos. Estudo da arquitetura de interiores para eventos: stands de vendas, feiras, camarotes, bares, vitrines, desfiles, congressos, etc. elementos constitutivos da cenografia, a evolução do espaço cênico, tipos de espaço cênico; cenotécnica e recursos de cenotecnia; projeto, detalhamento e execução. Programação visual, design gráfico e informacional para a concepção de exposições e percursos museográficos. Processos de musealização. Caracterização do objeto museal. Suporte físico. 

À Distância

Tipologia e Expressão Histórica da Arquitetura de Interiores - 20H

  • História da Arquitetura de Interiores. Estilos Arquitetônicos mundiais e nacionais: Barroco, Neoclassicismo, Historicismo, Art Noveau, Art Deco, Modernismo, Minimalismo, High-tech e Pós-modernismo. Principais designers brasileiros.

Ergonomia e Mobiliário - 20H

  • Normas de Ergonomia. Bases biomecânicas, fisiológicas e antropométricas, medidas do corpo como parâmetros para projeto. Dimensões Humanas e Funcionais. Avaliação e projeto de postos de trabalho. Projeto de objetos, de mobiliário urbano e arquitetônico a partir das normas.

Conceitos Fundamentais da Arquitetura de Interiores - 20H

  • Introdução à Arquitetura de Interiores. Relacionamento com o cliente. Metodologias de coleta de dados. Etapas do projeto de interiores: definição do problema, levantamento,  elaboração do programa de necessidades, conceito, avaliação de soluções, definição de projeto, refinamento e implementação.

Técnicas Construtivas - 20H

  • Componentes construtivos de piso, parede e teto. Revestimentos. Circulação vertical: escada, rampa, elevador, escada rolante e esteira rolante. Representação de projeto de hidráulica, elétrica e lógica. Pré-dimensionamento e projeto de instalações prediais. Execução de instalações e compatibilização de projeto. Automação predial. Refrigeração e ventilação mecânica. Projeto de Combate a Incêndio.

Conforto Ambiental em Projeto de Interiores - 20H

  • Variáveis de Conforto Térmico. Princípio de transmissão de calor. Métodos de análise de insolação. Análise e Projeto de Proteções Solares permanentes, ficas, móveis e temporárias. Desempenho térmico de materiais transparentes diante da radiação solar. Efeito Estufa. Desempenho térmico materiais e de componentes construtivos opacos. Ventilação natural. Racionalização energética no projeto de edificações com ar condicionado. Tipos de cortina e persianas. Tipos de esquadrias. Conceitos fundamentais de acústica. Pré-dimensionamento. Técnicas Construtivas e materiais atenuantes e reverberantes. Arranjo espacial e Forma.

Vitrinismo e Comunicação Visual - 20H

  • Planejamento e montagem de vitrines. Estética e Composição Visual. Aspectos históricos da vitrine e do comércio. Segmentos do varejo. Tipos e funções das vitrines. Público-alvo e produto. Calendário promocional e datas comemorativas. Apresentação do preço nas vitrines. Elementos decorativos. Uso de suportes, expositores, display e manequins. Técnicas de exposição de produtos. Técnicas de fixação. Entendimento do campo do design, design de comunicação e design informacional. Conceitos e definições de design informacional. Identificação das necessidades de informação. Aspectos históricos. Princípios cognitivos do design informacional. Wayfinding, sistemas de sinalização. Sinalização e sinalética. Princípios de comunicação para o design de informação. Estudos de casos.

Gestão de Negócios de Projeto de Interiores - 20H

  • Caracterização de um escritório: perfil de atuação, menu de serviços e esquema de produção. Definições e objetivos da gestão da marca. Conceitos e definições de posicionamento estratégico, classificação, estratégias, arquitetura de marcas, identificação e criação de identidade e personalidade. Conceituando estratégia. Visão, Missão e Valores. Cultura Organizacional e Estratégia. Estratégia da Organização. Avaliando Estratégias. Processo de Desenvolvimento da Estratégia. A Prática da Estratégia.



Pré-requisitos:

Graduação em Arquitetos e Urbanismo, Designers de Interiores ou Engenharia.

Público Alvo:

Arquitetos e Urbanistas, Designers de Interiores, Engenheiros e demais profissionais de construção civil.


COORDENADOR


icone do twitter