facebook pixel code

Farmácia Clínica em Terapia Intensiva Adulto - Redentor/AMIB

Pós-Graduação Carga Horária: 435 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Farmácia

Apresentação:

 A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma área crítica na prestação de assistência à saúde e requer a atuação de equipe multiprofissional. Tendo em vista a complexidade do paciente crítico no que diz respeito ao número de medicamentos utilizados, os diversos regimes posológicos e doses, as alterações farmacocinéticas e os custos que estes demandam, nota-se atualmente, uma demanda crescente de farmacêuticos clínicos para a realização do acompanhamento farmacoterapêutico desses pacientes.

A capacitação especializada “Farmácia Clínica em Terapia Intensiva” é de extrema importância para que este profissional possa atuar de maneira assertiva e interdisciplinar nos cuidados farmacêuticos necessários a esses pacientes, dada a sua contribuição na farmacoterapia e segurança ao paciente como membro da equipe multiprofissional. Em 7 de fevereiro de 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) através da RDC n°7 definiu os requisitos mínimos para o funcionamento de UTIs, reconheceu o farmacêutico como membro da equipe multidisciplinar e estabeleceu a necessidade da assistência farmacêutica à beira do leito, mas não havia ainda normativa específica disciplinando a participação do farmacêutico nas equipes de saúde em atividade nesses serviços.

Recentemente, em 2019, foi regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia a resolução de nº 675 que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico clínico em UTIs. A nova norma visa à ampliação do campo de atuação do farmacêutico, com respaldo regulamentar, em prol de uma assistência à saúde de qualidade ao paciente crítico. A resolução teve como base os resultados de estudos científicos que demonstraram a redução do tempo de internação e da morbimortalidade mediante o cuidado farmacêutico aos pacientes críticos. Existe uma disparidade no número de pacientes hospitalizados em UTIs Brasileiras e profissionais Farmacêuticos especializados em pacientes críticos em diversos estados do país. Portanto, a formação especializada desses profissionais se faz necessário, a fim de garantir uma assistência à saúde mais segura.

Objetivo:

  • Contribuir com a formação especializada e atualizada dos profissionais Farmacêuticos que atuam ou que pretendem iniciar sua atuação na área profissional de “Farmácia Clínica em Terapia Intensiva Adulto”;
  • Estimular o desenvolvimento clínico e interdisciplinar no exercício da Farmácia Clínica em Terapia Intensiva Adulto, permeado por atitudes críticas, reflexivas, humanitárias e éticas, com responsabilidade e competência para atuar nos Cuidados Farmacêuticos ao paciente crítico adulto;
  • Abordar temas, atividades teóricas e práticas do exercício da Farmácia Clínica em Terapia Intensiva Adulto que contribuam para a formação de um profissional com capacidade em tomar decisões com base em evidências científicas e com o cuidado centrado ao paciente.

Disciplinas:

Gestão em Equipe Multiprofissional em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções dos aspectos da gestão multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil; discussão de cases no ponto de vista multiprofissional, assim como entender o papel de diversas áreas profissionais que atuam em UTI.

Humanização em Terapia Intensiva - 35H
Ementa:Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde. Melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família. Métodos de prevenção e detecção das PICS. Métodos de prevenção/detecção do Burnout.

Cuidados Paliativos em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências, noções básicas e avançadas quanto a Cuidados Paliativos.

Introdução a Farmácia Clínica em Terapia Intensiva - 35H
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá noções básicas e avançadas sobre farmácia clínica e seus aspectos relacionados à equipe multiprofissional, tais como interação medicamentosa, entre outra.

Farmácia Clínica em UTI: Arcabouço Conceitual, Histórico, Deontologia e Legislação/Metodologias do Cuidado Farmacêutico ao Paciente Crítico - 30H
Ementa: Capacita o especializando para a avaliação de atribuições, bem como legislações pertinentes ao farmacêutico clínico em Unidade de Terapia Intensiva. Capacita o especializando para avaliação do paciente crítico com relação às alterações fisiopatológicas desses pacientes. Esta disciplina visa ainda capacitar o aluno para a avaliação farmacoterapêutica do paciente crítico, no que diz respeito a suas alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas.

Interações e Incompatibilidades Medicamentosas em UTI/Adaptação de Forma Farmacêutica, Biofarmácia e Farmacotécnica hospitala - 30H
Ementa: Capacita o especializando para a detecção, interpretação e manejo de interações medicamentosas e incompatibilidades medicamentosas presentes nos pacientes críticos. Conhecer as principais diferenças entre as formas farmacêuticas e através desse conhecimento orientar formas aplicáveis de adaptação das formas farmacêuticas, objetivando manter o efeito terapêutico sem causar efeito adversa e/ou perda dos dispositivos gástricos.

Segurança do Paciente e Farmacovigilância na UTI/Sepse e Doenças Infecciosas - 30H
Ementa: Conhecer os principais métodos para aplicabilidade da farmacovigilância em UTI, como busca ativa, trigger tool, algoritmos para classificação de eventos adversos e classificação dos erros de medicamentos. Capacitar o especializando em como implementar medidas para prevenção de problemas relacionados aos medicamentos visando a segurança do paciente. Esta disciplina visa capacitar o especializando com relação ao diagnóstico, repercussão clínica e principalmente o tratamento das doenças infecciosas mais comumente presentes em pacientes críticos, como a sepse, com foco na terapia farmacológica, alterações farmacodinâmicas e farmacocinéticas presentes neste grupo de pacientes. Visa ainda capacitar o especializando quanto aos aspectos de prevenção e controle de infecções, bem como a implementação de medidas
para o gerenciamento da utilização de antimicrobianos em pacientes críticos.

Intervenções, Registros e Indicadores de Farmácia Clínica nos Cuidados Intensivos/Neurocríticos - 30H
Ementa: Capacita o especializando sobre como identificar, registrar, classificar e contabilizar as intervenções farmacêuticas realizadas nos cuidados intensivos afim de garantir respaldo ético/civil e gerenciamento de dados. Conhecer as particularidades no manejo dos pacientes neurocríticos, incluindo pacientes em pós-operatório de cirurgia neurológica, afim de contribuir com o acompanhamento farmacoterapêutico especializado e garantir segurança ao paciente.

Cardiocríticos - 30H
Ementa: Conhecer as particularidades no manejo dos pacientes caradiocríticos, incluindo pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca, afim de contribuir com o acompanhamento farmacoterapêutico especializado e garantir segurança ao paciente.

Nefrocríticos - 30H
Ementa: Conhecer as particularidades no manejo dos pacientes nefrocríticos incluindo pacientes em pós-operatório de transplante renal, diferentes modalidades de terapia renal substitutiva e estimativas da função renal em pacientes sob cuidados intensivos.

Pneumocríticos - 30H
Ementa: Conhecer as particularidades no manejo dos pacientes pneumocríticos, incluindo a utilização de dispositivos inalatórios em pacientes submetidos às diversas formas de ventilação disponíveis em pacientes críticos.

Doenças Gastrointestinais e Endocrinológicas/Doenças Dermatológicas e Grande Queimado - 30H
Ementa: Conhecer as particularidades no manejo dos pacientes com doenças gastrointestinais e endocrinológicas, incluindo pacientes em pós-operatório de cirurgia gástrica, bem como o manejo da glicemia sob a ótica farmacológica em pacientes críticos. Esta disciplina visa ainda, capacitar o especializando no manejo dos pacientes com doenças dermatológicas e grande queimado, incluindo tratamentos farmacológicos sistêmicos e tópicos para as doenças dermatológicos e também conhecimento do tratamento farmacológico e das alterações farmacocinéticas do paciente grande queimado.

Oncológicos/Geriátricos - 30H
Ementa: Conhecer as particularidades no manejo dos pacientes com doenças oncológicas, bem como pacientes em pós-operatório de cirurgia oncológica, manejo de medicamentos imunobiológicos e quimioterápicos em pacientes críticos, prevenção e manejo de reações adversas relacionadas a este grupo de pacientes. Conhecer as particularidades no manejo dos pacientes geriátricos, bem como o impacto das alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas no tratamento farmacológico aplicados a este grupo de pacientes.

Gestantes e Puérpera/Doenças Reumatológicas e Hematológicas - 30H
Ementa: Conhecer as particularidades no manejo das pacientes gestantes e puérpera incluindo a escolha do tratamento farmacológico de acordo com o período de gestação, bem como o aleitamento materno e utilização de medicamentos no período puérpera. Visa ainda capacitar o especializando no manejo dos pacientes com doenças reumatológicas e hematológicas, incluindo pacientes em pós-operatório de transplante de medula óssea e manejo de medicamentos imunobiológicos.

Neonatologia/Pediatria - 30H
Ementa: Conhecer as particularidades no manejo dos pacientes neonatos em cuidados intensivos. Visa capacitar o especializando no manejo dos pacientes pediátricos críticos, incluindo pacientes oncológicos, cardiopatas, pneumopatas e neuropatas, sob a ótica do tratamento farmacológico das doenças mais comumente encontradas em pacientes pediátricos críticos. Visa ainda capacitar o aluno quanto aos cálculos farmacêuticos utilizados nestes dois grupos de pacientes.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 35H
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender as diferentes metodologias de pesquisa, assim como auxiliar no desenvolvimento do TCC.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma de Graduação em Farmácia, reconhecido pelo MEC.

Público Alvo:

Farmacêuticos.


COORDENADOR

PROFESSOR


icone do twitter