facebook pixel code

Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto - Redentor/AMIB

Pós-Graduação Carga Horária: 415 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Fisioterapia

Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto - Redentor/AMIB

Apresentação:

A prestação de assistência à saúde para a população brasileira requer a atuação de equipe multiprofissional, sendo ela cada vez mais qualificada, consciente de suas responsabilidades sociais e da necessidade de buscar constantemente a melhoria da qualidade de seus Serviços. Consonantemente, a ANVISA publicou em diário oficial em 24/02/2010 a necessidade de Especialização para os Fisioterapeutas que atuam na área Hospitalar, somados a Portaria 930, que exige a disponibilidade 01 fisioterapeuta para cada 10 leitos na UTI adulto por período de 18 horas consecutivas. - O COFFITO também apoia a movimentação da necessidade de os profissionais Fisioterapeutas, que atuam em área hospitalar, tenham habilitação para exercer a profissão na área do saber. Determinando a necessidade de “Título de Especialista na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto” para a atuação do profissional Fisioterapeuta nesta área, especialmente ao Coordenador Fisioterapeuta. - Existe uma demanda de pacientes nos hospitais do Brasil carente de assistência prestada pelo Fisioterapeuta, demonstrando um aumento na morbimortalidade de pacientes que não são mobilizados durante a internação hospitalar, assim como a diminuição da mortalidade de pacientes submetidos à ventilação invasiva (VM) – método de suporte ventilatório introduzido nas UTIs do Brasil pelos Fisioterapeutas que, nos dias atuais, é responsável pelo gerenciamento/instituição/monitoração/desmame/retirada da VNI na maioria das UTIs nacionais, entre outras atividades multiprofissionais. Entretanto, a carência de profissionais voltados ao gerenciamento sustentável é ainda mais ampla, havendo a necessidade da implantação de sistemas atualizados para a formação destes profissionais também em Gerenciamento de Serviços de Fisioterapia Hospitalar, especialmente em UTI Adultos.

Objetivo:

  • Contribuir com a formação e atualização dos profissionais Fisioterapeutas que atuam ou que pretendem iniciar sua opção de atuação na área profissional “Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto”;
  • Estimular o desenvolvendo de um perfil altamente qualificado no exercício da profissão Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, permeado por atitudes reflexivas, críticas, humanitárias e éticas, com responsabilidade e competência para atuar nos Cuidados Assistenciais e na Gestão de Fisioterapia UTIs adulto;
  • Abordar temas e atividades teóricas e práticas que contribuam para a formação de um perfil profissional de gerenciamento com base em evidencias cientificas na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto.

Disciplinas:

Gestão em Equipe Multiprofissional em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções dos aspectos da gestão multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil; discussão de cases no ponto de vista multiprofissional, assim como entender o papel de diversas áreas profissionais que atuam em UTI.

Humanização em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde. Melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família. Métodos de prevenção e detecção das PICS. Métodos de prevenção/detecção do Burnout.

Cuidados Paliativos em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências, noções básicas e avançadas quanto a Cuidados Paliativos.

Introdução à Farmacologia Clínica em Terapia Intensiva - 35H (EAD) 
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá noções básicas e avançadas sobre farmácia clínica e seus aspectos relacionados à equipe multiprofissional, tais como interação medicamentosa, entre outra.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 35H
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender as diferentes metodologias de pesquisa, assim como auxiliar no desenvolvimento do TCC.

Semiologia no Doente Adulto Gravemente Doente - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá competências para identificar as particularidades a serem avaliadas nos pacientes críticos adultos que estejam ou não utilizando suporte ventilatório invasivo e não invasivo.

Exames de Imagem, Exames Complementares, Escores Clínicos e Escalas Funcionais na Avaliação do Adulto Gravemente Doente - 20H (Presencial)
Ementa: Desenvolver a capacidade para analisar e interpretar exames complementares, escores e escalas funcionais assim como a sua aplicabilidade e definições relacionadas ao atendimento fisioterapêutico do doente crítico adulto.

Exames de Imagem em UTI Adulto - 10H (EAD)
Ementa:

Fisioterapia Respiratória na UTI Adulto/Mecânica Respiratória do Paciente Adulto - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o aluno a baseado na adequada avaliação do sistema respiratória escolher a terapêutica mais adequada relacionada ao sistema respiratório em doentes críticos ventilando espontaneamente ou em suporte ventilatório.

Atuação Fisioterapêutica em Cardiointensivismo e Neurointensivismo/Farmacologia Aplicada a UTI Adulto - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Conhecer aspectos diferenciais de doentes neurológicos e cardiopatas críticos sejam eles clínicos ou em período pós operatório relacionado a sua adequação ventilatória, avaliação, objetivos e condutas fisioterapêuticas. Capacita o especializando para o reconhecimento dos principais medicamentos utilizados na Unidade de Terapia Intensiva assim como o objetivo de sua utilização e possíveis repercussões clínicas.

Estratégias de Mobilização Precoce na UTI/Indicadores de Qualidade Assistencial - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Desenvolver capacidade para avaliar, indicar e aplicar estratégias, protocolos e fisioterapia precoce em situações de média e alta complexidade em UTIs. Identificar possíveis barreiras para a mobilização assim como ferramentas para mensuração do prognóstico funcional. Capacita o especializando para o conhecimento, desenvolvimento, interpretação e utilização de indicadores de qualidade assistencial relacionado ao atendimento fisioterapêutico.

Prognóstico Funcional e Desospitalização do Doente Gravemente Enfermo/Escalas e Métodos de Avaliação Funcional na UTI Adulto - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Capacita o participante na elaboração de protocolos e indicadores relacionados a avaliação prognóstica dos doentes críticos baseado em sua funcionalidade. Desenvolve a capacidade avaliativa, de programação e atuação durante o processo de desospitalização. Capacita o especializando para conhecer métodos e escalas específicos relacionados a avaliação funcional do adulto crítico.

Ventilação Mecânica Invasiva Adulto/Fisioterapia na Emergência Adulto - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Capacitar o especializando para a avaliação da mecânica respiratória aplicada a VM nas principais doenças cardiorrespiratórias no adulto; interpretação gráfica da VM; conceitos, indicações/contra indicações, instituição, desmame e retirada da VM invasiva, teste de respiração espontânea; possibilitar o treinamento prático em simuladores com discussão de casos clínicos. Capacita o especializando a conhecer a atuação e inserção do Fisioterapeuta na Unidade de Emergência.

Ventilação Mecânica Não Invasiva/Prática Fisioterapêutica Guiada pela Evidência Científica: uma Realidade? - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Capacitar o especializando para: conceitos, indicações/contra indicações, instituição, desmame e retirada da VNI, aplicação da VNI como recurso para a fisioterapia respiratória. Possibilitar o treinamento prático em simuladores com discussão de casos clínicos. Capacitar o especializando a compreender a pratica baseada em evidências e ainda, analisar adequadamente a aplicabilidade clinica destas evidências.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma em Fisioterapia.

Público Alvo:

Fisioterapeutas.


COORDENADOR

PROFESSOR


icone do twitter