facebook pixel code

Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto Redentor/AMIB

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Fisioterapia

Apresentação:

A prestação de assistência à saúde para a população brasileira requer a atuação de equipe multiprofissional, sendo ela cada vez mais qualificada, consciente de suas responsabilidades sociais e da necessidade de buscar constantemente a melhoria da qualidade de seus Serviços. Consonantemente, a ANVISA publicou em diário oficial em 24/02/2010 a necessidade de Especialização para os Fisioterapeutas que atuam na área Hospitalar, somados a Portaria 930, que exige a disponibilidade 01 fisioterapeuta para cada 10 leitos na UTI adulto por período de 18 horas consecutivas. - O COFFITO também apoia a movimentação da necessidade de os profissionais Fisioterapeutas, que atuam em área hospitalar, tenham habilitação para exercer a profissão na área do saber. Determinando a necessidade de “Título de Especialista na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto” para a atuação do profissional Fisioterapeuta nesta área, especialmente ao Coordenador Fisioterapeuta. - Existe uma demanda de pacientes nos hospitais do Brasil carente de assistência prestada pelo Fisioterapeuta, demonstrando um aumento na morbimortalidade de pacientes que não são mobilizados durante a internação hospitalar, assim como a diminuição da mortalidade de pacientes submetidos à ventilação invasiva (VM) – método de suporte ventilatório introduzido nas UTIs do Brasil pelos Fisioterapeutas que, nos dias atuais, é responsável pelo gerenciamento/instituição/monitoração/desmame/retirada da VNI na maioria das UTIs nacionais, entre outras atividades multiprofissionais. Entretanto, a carência de profissionais voltados ao gerenciamento sustentável é ainda mais ampla, havendo a necessidade da implantação de sistemas atualizados para a formação destes profissionais também em Gerenciamento de Serviços de Fisioterapia Hospitalar, especialmente em UTI Adultos.

Obs.:

O Certificado será expedido pela Faculdade Redentor, credenciada pela Portaria nº. 666 de 07 de março de 2002, nos termos da Resolução nº. 01 de 08 de Junho de 2007.

Objetivo:

Este Curso apresenta três (03) objetivos:

1.   Contribuir com a formação e atualização dos profissionais Fisioterapeutas que atuam ou que pretendem iniciar sua opção de atuação na área profissional “Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto”;

2.   Estimular o desenvolvendo de um perfil altamente qualificado no exercício da profissão Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, permeado por atitudes reflexivas, críticas, humanitárias e éticas, com responsabilidade e competência para atuar nos Cuidados Assistenciais e na Gestão de Fisioterapia UTIs adulto;

3.   Abordar temas e atividades teóricas e práticas que contribuam para a formação de um perfil profissional de gerenciamento com base em evidencias cientificas na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto

Disciplinas:

PRESENCIAIS – 240h

 

1- ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS INTENSIVOS – 20h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções da atuação multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil; discussão de casos clínicos no ponto de vista multiprofissional.



2- HUMANIZAÇÃO EM UTI: INFRAESTRUTURA, COMUNICAÇÃO, PREVENÇÃO DAS PICS, DETECÇÃO/PREVENÇÃO DO BOURNOUT – 20h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde; melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família; métodos de prevenção e detecção das PICS; métodos de prevenção/detecção do Bournout.



3- SEMIOLOGIA NO DOENTE ADULTO GRAVEMENTE – 20h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá competências para identificar as particularidades a serem avaliadas nos pacientes críticos adultos que estejam ou não utilizando suporte ventilatório invasivo e não invasivo.



4- EXAMES COMPLEMENTARES, ESCORES CLÍNICOS E ESACALAS FUNCIONAIS NA AVALIAÇÃO DO ADULTO GRAVEMENTE – 20h

Ementa:

Desenvolver a capacidade para analisar e interpretar exames complementares, escores e escalas funcionais assim como a sua aplicabilidade e definições relacionadas ao atendimento fisioterapêutico do doente crítico adulto.



5- FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA UTI ADULTO – 20h

Ementa:

Esta disciplina visa capacitar o aluno a baseado na adequada avaliação do sistema respiratória escolher a terapêutica mais adequada relacionada ao sistema respiratório em doentes críticos ventilando espontaneamente ou em suporte ventilatório.



6- ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM CARDIOINTESNIVISMO E NEUROINTENSIVISMO – 20h

Ementa:

Conhecer aspectos diferenciais de doentes neurológicos e cardiopatas críticos sejam eles clínicos ou em período pós-operatório relacionado a sua adequação ventilatória, avaliação, objetivos e condutas fisioterapêuticas.



7- ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO PRECOCE NA UTI – 20h

Ementa:

Desenvolver capacidade para avaliar, indicar e aplicar estratégias, protocolos e fisioterapia precoe em situações de média e alta complexidade em UTIs. Identificar possíveis barreiras para a mobilização assim como ferramentas para mensuração do prognóstico funcional.



8- PROGNÓSTICO FUNCIONAL E DESOSPITALIZAÇÃO DO DOENTE GRAVEMENTE – 20h

Ementa:

Capacita o participante na elaboração de protocolos e indicadores relacionados a avaliação prognóstica dos doentes críticos baseado em sua funcionalidade. Desenvolve a capacidade avaliativa, de programação e atuação durante o processo de desospitalização.



9- VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA ADULTO – 20h

Ementa:

Capacitar o especializando para a avaliação da mecânica respiratória aplicada a VM nas principais doenças cardiorrespiratórias no adulto; interpretação gráfica da VM; conceitos, indicações/contra indicações, instituição, desmame e retirada da VM invasiva, teste de respiração espontânea; possibilitar o treinamento prático em simuladores com discussão de casos clínicos.



10- VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA – 20h

Ementa:

Capacitar o especializando para: conceitos, indicações/contra indicações, instituição, desmame e retirada da VNI, aplicação da VNI como recurso para a fisioterapia respiratória; possibilitar o treinamento prático em simuladores com discussão de casos clínicos. 



11- GESTÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS INTENSIVOS – 20h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de gestão multiprofissional em UTI, tais como: elaboração de linhas de cuidados e de protocolos multiprofissionais; entendimento e elaboração de indicadores de qualidade e produtividade; organização e gerenciamento das ações; gerenciamento e medidas de controle de infecção.



12- DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS, MARKETING E GESTÃO DE CONFLITOS – 20h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de gestão multiprofissional em UTI, tais como: identificar potenciais lideranças na equipe; desenvolver/praticar métodos de educação continuada/permanente; conhecer aspectos básicos de marketing institucional e pessoal; desenvolver habilidades para a identificação e gestão de conflitos de equipe.

 

EaD – 120h


1- BIOÉTICA EM SAÚDE – 10h

Ementa: 

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções de bioética em saúde.


2- CUIDADOS PALIATIVOS – 10h

Ementa:

Conhecer noções básicas e avançadas de Cuidados Paliativo.


3- SEMIOLOGIA NO DOENTE ADULTO GRAVEMENTE DOENTE – 10h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá competências para identificar as particularidades a serem avaliadas nos pacientes críticos adultos que estejam ou não utilizando suporte ventilatório invasivo e não invasivo.

4- EXAMES DE IMAGEM EM UTI ADULTO – 10h

Ementa:

Capacita o especializando para avaliação e detecção das alterações de imagem das principais doenças respiratórias; aborda raio-x de tórax, TC convencional e RM.


5- MECÂNICA RESPIRATÓRIA DO PACIENTE ADULTO – 10h

Ementa:

Capacita o especializando para avaliação e detecção de alterações da mecânica respiratória básica e avançada no adulto.


6- FARMACOLOGIA APLICADA A UTI ADULTO – 10h

Ementa:

Capacita o especializando para o reconhecimento dos principais medicamentos utilizados na Unidade de Terapia Intensiva assim como o objetivo de sua utilização e possíveis repercussões clínicas.


7- INDICADORES DE QUALIDADE ASSISTENCIAL – 10h

Ementa:

Capacita o especializando para o conhecimento, desenvolvimento, interpretação e utilização de indicadores de qualidade assistencial relacionado ao atendimento fisioterapêutico.


8- ESCALAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL NA UTI ADULTO  – 10h

Ementa:

Capacita o especializando para conhecer métodos e escalas específicos relacionados a avaliação funcional do adulto crítico.


9- FISIOTERAPIA NA EMERGÊNCIA ADULTO – 10h

Ementa:

Capacita o especializando a conhecer a atuação e inserção do Fisioterapeuta na Unidade de Emergência


10- PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GUIADA PELA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA: UMA REALIDADE? – 10h

Ementa:

Capacita o especializando a compreender a pratica baseada em evidências e ainda, analisar adequadamente a aplicabilidade clinica destas evidências.


11- SISTEMAS DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 10h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: conhecimento dos instrumentos abordados em diferentes métodos de Acreditação Hospitalar (Sistema Brasileiro de Acreditação Hospitalar e Sistemas de Acreditação Canadense e Americano) e sua aplicabilidade em UTI.


12- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E PRONTUÁRIO ELETRÔNICO – 10h 

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: conhecimentos de diversos métodos/sistemas de prontuário eletrônico; gerenciamento do prontuário eletrônico; legalidade do prontuário eletrônico; métodos de tecnologia da informação para implementação da tecnologia da informação em UTI.

 

Pré-requisitos:

Graduação Concluída

Público Alvo:

Fisioterapeutas graduados por instituição reconhecida pelo MEC.


COORDENADOR

PROFESSOR


icone do twitter