facebook pixel code

Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal - Redentor/AMIB

Pós-Graduação Carga Horária: 490 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Fisioterapia

Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal - Redentor/AMIB

Apresentação:

A prestação de assistência à saúde para a população brasileira requer a atuação de equipe multiprofissional, sendo ela cada vez mais qualificada, consciente de suas responsabilidades sociais e da necessidade de buscar, constantemente, a melhoria da qualidade de seus serviços.

Consonantemente, a ANVISA publicou em diário oficial em 24/02/2010 a necessidade de Especialização para os Fisioterapeutas que atuam na área Hospitalar, somados a Portaria 930, que exige a disponibilidade 01 fisioterapeuta para cada 10 leitos na UTI Neonatal por período de 24 horas consecutivas.

O COFFITO também apoia a movimentação da necessidade de os profissionais Fisioterapeutas, que atuam em área hospitalar, tenham habilitação para exercer a profissão na área do saber. Determinado a necessidade de “Título de Especialista na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulto” para a atuação do profissional Fisioterapeuta nestas áreas.

Existe uma demanda de pacientes, nos hospitais do Brasil, carente de assistência prestada pelo Fisioterapeuta, demonstrando um aumento na morbimortalidade de pacientes que não são mobilizados durante a internação hospitalar, assim como a diminuição da mortalidade de pacientes submetidos à ventilação não invasiva (VNI) – método de suporte ventilatório introduzido nas UTIs do Brasil pelos Fisioterapeutas que, nos dias atuais, é responsável pelo gerenciamento/instituição/monitoração/desmame/retirada da VNI na maioria das UTIs nacionais-, entre outras atividades multiprofissionais. Entretanto, a carência de profissionais voltados ao gerenciamento sustentável é ainda mais ampla, havendo a necessidade da implantação de sistemas atualizados para a formação destes profissionais também em Gerenciamento de Serviços de Fisioterapia Hospitalar.

Objetivo:

  • Contribuir com a formação e atualização dos profissionais Fisioterapeutas que atuam ou que pretendem iniciar sua opção de atuação na área profissional em Terapia Intensiva Neonatal, Sala de Parto e Pós-alta hospitalar; 
  • Estimular o desenvolvendo de um perfil altamente qualificado no exercício de sua profissão, permeado por atitudes reflexivas, criticas, humanitárias e éticas, com responsabilidade e competência para atuar nos Cuidados Assistenciais e na Gestão de Fisioterapia em UTI Neonatal, Sala de Parto e no pós-alta da UTI e hospitalar; 
  • Abordar temas e atividades teóricas e práticas que contribuam para a formação de um perfil profissional de gerenciamento (de riscos/indicadores/protocolos/sustentabilidade) na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal.

Disciplinas:

Gestão em Equipe Multiprofissional em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções dos aspectos da gestão multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil; discussão de cases no ponto de vista multiprofissional, assim como entender o papel de diversas áreas profissionais que atuam em UTI.

Humanização em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa:Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde. Melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família. Métodos de prevenção e detecção das PICS. Métodos de prevenção/detecção do Burnout.

Cuidados Paliativos em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências, noções básicas e avançadas quanto a Cuidados Paliativos.

Introdução à Farmacologia Clínica em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá noções básicas e avançadas sobre farmácia clínica e seus aspectos relacionados à equipe multiprofissional, tais como interação medicamentosa, entre outra.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 35H (EAD)
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender as diferentes metodologias de pesquisa, assim como auxiliar no desenvolvimento do TCC.

Fisiologia/Fisiopatologia do Sistema Respiratório em Neonatologia - 35H  (Presencial/EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá competências para identificar as particularidades anatomofisiológicas do sistema respiratório em Neonatologia, assim como das principais doenças clínicas e cirúrgicas respiratórias em neonatologia, em situações de média e alta complexidade.

Fisiologia/Fisiopatologia do Sistema Nervoso Central e Periférico em Neonatologia - 35H (Presencial/EAD)
Ementa: Desenvolver a capacidade para a semiologia e o reconhecimento das principais alterações fisiológicas e funcionais decorrentes das doenças principais doenças do sistema neuromotor que acometem esta faixa etária neonatal para indicar ou contra indicar as intervenções de fisioterapia nestas situações clínicas.

Estimulação sensório-motora em Neonatologia/Fisioterapia Motora - 35H (Presencial/EAD)
Ementa: Desenvolver a capacidade para indicar ou contra indicar os métodos de estimulação sensório-motor (ESM) e fisioterapia motora (FM) em neonatologia, assim como desenvolver habilidades para a execução das intervenções de ESM e FM em neonatologia.

Monitoração, Escores Clínicos/Prognósticos e Exames Complementares em Neonatologia - 35H (Presencial/EAD)
Ementa: Capacita o especializando para: a interpretação da monitoração clínica e gráfica (oximetria de pulso e capnografia). A aplicação e interpretação de escores clínicos (dor, sono) e prognósticos, capacidade de interpretação de exames complementares (gasometria arterial e venosa) nesta faixa etária.

Fisiologia/Semiologia Cardíaca e Fisioterapia no Pré e Pós-operatório de cardiopatias - 35H (Presencial/EAD)
Ementa: Conhecer aspectos diferenciais das cardiopatias congênitas no pré e pós-operatório e possibilitar a indicação/contra indicação e intervenção de fisioterapia
respiratória e motora na faixa etária neonatal.

Métodos de Avaliação e Fisioterapia Respiratória em UTI Neonatal - 35H (Presencial/EAD)
Ementa: Desenvolver capacidade para avaliar, indicar e aplicar técnicas de fisioterapia respiratória em situações de média e alta complexidade, assim como capacitação para a monitoração cardiorrespiratória, insuflação traqueal de gás, posicionamento no leito, métodos de aspiração das vias aéreas, prevenção de PAV, entre outras intervenções adjuntas a fisioterapia respiratória.

Gestão de Fisioterapia em UTI Neonatal - 35H (Presencial/EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá habilidades científicas e técnicas para a gestão de fisioterapia em UTI Neonatal, no que se refere: a gestão de equipe, gerenciamento de protocolos, indicadores, entre outros.

Assistência e Evidências em Saúde: preparação para docência - 35H (Presencial/EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá habilidades científicas e técnicas para a docência em fisioterapia, no que se refere: ao ensino baseado em evidências, modalidades de ensino presencial e a distância, elaboração de artigos científicos e de resumos para apresentação em eventos científicos, entre outros.

Disciplina Teórica - Prática de VPM Invasiva e Não Invasiva em Neonatologia - 35H (Presencial/EAD)
Ementa:Capacitar o especializando para a avaliação da mecânica respiratória aplicada a VPM invasiva e VNI nas principais doenças cardiorrespiratórias desta faixa etária. Interpretação gráfica da VPM. Conceitos, indicações/contra indicações, instituição, desmame e retirada da VPM invasiva, teste de respiração espontânea. Possibilitar o treinamento prático em simuladores com discussão de casos clínicos.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma em Fisioterapia.

Público Alvo:

Fisioterapeutas.


COORDENADOR

Profª Drª Cintia Johnston

Profª Drª Cintia Johnston

Ver Currículo

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Feevale; Especialização em Gestão e Saúde pela UNIFESP; Mestrado em Ciências da Saúde/Neurociências pela PUCRS; Doutorado em Medicina Pediátrica e Saúde da Criança pela PUCRS; Pos-doutorado em Pneumologia, UNIFESP; Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saude da Criança/Adolescente- UNIFESP; Presidente do departamento de Fisioterapia da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira); Chefe do Serviço de Fisioterapia do Hospital São Paulo/SPDM; Coordenadora dos Cursos de Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal, UNIFESP/EPM, e Faculdade Redentor (RJ) / FisioWork (RS); Editora da Série Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal - Editora Atheneu; Autora de diversos livros e diversas publicações científicas na área da Pediatria/Neonatologia, especialmente em Ventilação Pulmonar Mecânica e Fisioterapia Respiratória; Treinamento em Terapia Respiratória Pediátrica e Neonatal no Sick Children Hospital de Toronto/Canadá.

PROFESSOR


icone do twitter