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Fonoaudiologia em Terapia Intensiva Redentor/AMIB

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Apresentação:

A prestação de assistência à saúde para a população brasileira requer a atuação de equipe multiprofissional, sendo ela cada vez mais qualificada, consciente de suas responsabilidades sociais e da necessidade de buscar constantemente a melhoria da qualidade de seus Serviços. Consonantemente, a ANVISA publicou em diário oficial em 24/02/2010 a necessidade de Especialização para os Fisioterapeutas que atuam na área Hospitalar, somados a Portaria 930, que exige a disponibilidade 01 fisioterapeuta para cada 10 leitos na UTI adulto por período de 18 horas consecutivas. - O COFFITO também apoia a movimentação da necessidade de os profissionais Fisioterapeutas, que atuam em área hospitalar, tenham habilitação para exercer a profissão na área do saber. Determinando a necessidade de “Título de Especialista na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto” para a atuação do profissional Fisioterapeuta nesta área, especialmente ao Coordenador Fisioterapeuta. - Existe uma demanda de pacientes nos hospitais do Brasil carente de assistência prestada pelo Fisioterapeuta, demonstrando um aumento na morbimortalidade de pacientes que não são mobilizados durante a internação hospitalar, assim como a diminuição da mortalidade de pacientes submetidos à ventilação invasiva (VM) – método de suporte ventilatório introduzido nas UTIs do Brasil pelos Fisioterapeutas que, nos dias atuais, é responsável pelo gerenciamento/instituição/monitoração/desmame/retirada da VNI na maioria das UTIs nacionais, entre outras atividades multiprofissionais. Entretanto, a carência de profissionais voltados ao gerenciamento sustentável é ainda mais ampla, havendo a necessidade da implantação de sistemas atualizados para a formação destes profissionais também em Gerenciamento de Serviços de Fisioterapia Hospitalar, especialmente em UTI Adultos.

Obs.:

O Certificado será expedido pela Faculdade Redentor, credenciada pela Portaria nº. 666 de 07 de março de 2002, nos termos da Resolução nº. 01 de 08 de Junho de 2007.

Objetivo:

- Promover o amplo conhecimento do aluno, tornando-o um especialista em  Fonoaudiologia na Terapia Intensiva

- Desenvolver o pensamento crítico e criativo do aluno possibilitando a sua inserção como membro da equipe na Terapia Intensiva; 

- Aplicar os fundamentos da Fonoaudiologia nas Unidades de Terapia Intensiva respeitando o contexto sócio-econômico-cultural dos pacientes e familiares; 

- Desenvolver conhecimentos e habilidades para triar, avaliar, diagnosticar e tratar os pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva explorando o raciocínio clínico e elaborando planos para uma assistência fonoaudiológica de qualidade; 

- Promover a capacidade de elaborar, aplicar e gerenciar protocolos e indicadores de qualidade na área da Fonoaudiologia

- Promover atividades de pesquisa na Terapia Intensiva instigando a autonomia intelectual e o espírito investigativo em benefício da sociedade;

- Desenvolver habilidades para a atuação preventiva e precoce dos pacientes através de condutas que levem a um bom prognóstico e alta precoce com menores danos aos pacientes e menores custos hospitalares.



Disciplinas:

PRESENCIAL - 240H

1- ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS INTENSIVOS - 20h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções da atuação multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil; 

- Discussão de casos clínicos no ponto de vista multiprofissional.


2- HUMANIZAÇÃO EM UTI: INFRAESTRUTURA, COMUNICAÇÃO, PREVENÇÃO DAS PICS, DETECÇÃO/PREVENÇÃO DO BOURNOUT - 20h

Ementa:

- Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde; 

- Melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família; 

- Métodos de prevenção e detecção das PICS; 

- Métodos de prevenção/detecção do Bournout.


3- CONHECENDO A UTI: O DOENTE CRÍTICO E AS FERRAMENTAS DE CUIDADOS - 20h

Ementa:

Perfil do doente crítico, as doenças mais comuns (neurológicas, cardíacas, sepse...) , equipe e os cuidados, explorando os recursos tecnológicos disponíveis para a abordagem multidisciplinar.


4- O ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO AO PACIENTE CRÍTICO: AVALIAÇÃO E TERAPIA - 20h

Ementa:

- Abordar os aspectos relacionados à deglutição e disfagia e as demais alteraçõres fonoaudiológicas encontradas com maior frequência nas UTIs; 

- Triagem, anamnese e avaliação clínica demonstrando a sua importância para programar o planejamento terapêutico e a alta fonoaudiológica. Inserir a importância da gestão e qualidade no atendimento fonoaudiológico; 

- Tratar sobre as principais dificuldades de comunicação do paciente e as estratégias de auxílio para a reabilitação.


5- DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL EM DEGLUTIÇÃO E DISFAGIAS: VIDEODEGLUTOGRAMA E VIDEOENDOSCOPIA DA DEGLUTIÇÃO - 20h

Ementa:

- Importância dos exames complementares para melhor diagnóstico e planejamento terapêutico; 

- Como realizar os exames; particularidades no adulto e na pediatria; protocolos de realização dos exames e escalas de classificação.


6- NUTRIÇÃO E DISFAGIA: A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO COMPARTILHADO - 20h

Ementa:

- Abordar as vias de alimentação e a importância de cada uma delas para a recuperação (inclusive muscular) do paciente; 

- Sarcopenia e disfagia; 

- Consistências alimentares e o impacto na deglutição; 

- Protocolos de desmame de via alternativa.


7- VENTILAÇÃO NO PACIENTE CRÍTICO - 20h

Ementa:

- Quadros que requerem a VM (invasiva e não invasiva); 

- IOT e TQT; 

- Ventiladores; 

- Tipos de ventilação, modos ventilatórios e a atuação fonoaudiológica na VM. Adulto e NEO/PED. Importância para o tratamento com as válvulas fonatórias e de deglutição.


8- GERENCIAMENTO DE PROTOCOLOS CLÍNICOS E INDICADORES DE QUALIDADE NA FONOAUDIOLOGIA - 20h

Ementa:

Utilização de protocolos gerenciados para a atuação fonoaudiológica; como realizar o acompanhamento de desfecho clínico a partir dos protocolos; gestão e indicadores de qualidade do atendimento.


9- INTERVENÇÃO EM UTI NEONATAL - 20h

Ementa:

Triagem, avaliação, diagnóstico e tratamentos aos pacientes críticos neonatais


10- INTERVENÇÃO EM UTI PEDIÁTRICA - 10h

Ementa:

Triagem, avaliação, diagnóstico e tratamentos aos pacientes críticos pediátricos.


11- GESTÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS INTENSIVOS - 20h

Ementa:

- Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de gestão multiprofissional em UTI, tais como: elaboração de linhas de cuidados e de protocolos multiprofissionais; 

- Entendimento e elaboração de indicadores de qualidade e produtividade;

- Organização e gerenciamento das ações; 

- Gerenciamento e medidas de controle de infecção.


12- DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS, MARKETING E GESTÃO DE CONFLITOS - 20h

Ementa:

- Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de gestão multiprofissional em UTI, tais como: identificar potenciais lideranças na equipe; 

- Desenvolver/praticar métodos de educação continuada/permanente; 

- Conhecer aspectos básicos de marketing institucional e pessoal; 

- Desenvolver habilidades para a identificação e gestão de conflitos de equipe.



EaD - 120h

1- BIOÉTICA EM SAÚDE - 10h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções de bioética em saúde.


2- CUIDADOS PALIATIVOS - 10h

Ementa:

Conhecer noções básicas e avançadas de Cuidados Paliativo.


3- NOÇÕES DE FARMACOLOGIA APLICADA À FONOAUDIOLOGIA - 10h

Ementa:

Principais medicamentos usados nas UTIs e seus efeitos colaterais, principalmente aqueles que possam levar a um quadro de disfagia ou aumentar o risco de broncoaspiração.


4- COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA APLICADA AOS PACIENTES CRÍTICOS - 10h

Ementa:

Abordar os principais métodos de comunicação alternativa para os pacientes críticos impossibilitados de se comunicarem através da fala ou com algum distúrbio de fala/linguagem/audição.


5- ÉTICA E BIOÉTICA EM FONOAUDIOLOGIA - 10h

Ementa:

Abordar leis, pareceres, resoluções e regulamentos relacionados à atuação fonoaudiológica nas UTIs. Exemplificar com casos do tipo "certo ou errado".


6- LINHAS DE CUIDADOS AO PACIENTE CRÍTICO - 10h

Ementa:

Abordar a atuação fonoaudiológica nas principais linhas de cuidados (Sepse, AVE, Oncológicos, Pós cirúrgicos)


7- GERENCIAMENTO A PACIENTES CRÍTICOS E PÓS ALTA - 10h

Ementa:

Abordar sobre a necessidade de apenas gerenciar (e não de reabilitar) alguns quadros como pacientes intubados ou comatosos. O cuidados pós alta das UTIs. 


8- SESSÃO DE CASOS CLÍNICOS: ADULTO - 10h

Ementa:

Casos clínicos com enfoque nos aspectos abordados nos módulos anteriores


9- SESSÃO DE CASOS CLÍNICOS: NEONATAL - 10h

Ementa:

Casos clínicos com enfoque em neonatologia.


10- SESSÃO DE CASOS CLÍNICOS: PEDIATRIA - 10h

Ementa:

Casos clínicos com enfoque em pediatria


11- SISTEMAS DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - 10h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: conhecimento dos instrumentos abordados em diferentes métodos de Acreditação Hospitalar (Sistema Brasileiro de Acreditação Hospitalar e Sistemas de Acreditação Canadense e Americano) e sua aplicabilidade em UTI.


12- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E PRONTUÁRIO ELETRÔNICO - 10h

Ementa:

- Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: conhecimentos de diversos métodos/sistemas de prontuário eletrônico; 

- Gerenciamento do prontuário eletrônico;

- Legalidade do prontuário eletrônico; 

- Métodos de tecnologia da informação para implementação da tecnologia da informação em UTI.


COORDENADOR

PROFESSOR