GESTÃO DE NEGÓCIOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Arquitetura


Apresentação:

Coordenação: Prof. Arthur Rodrigues

O arquiteto e urbanista possui forte caráter humanista por ser um profissional ligado à criação a partir de aspectos objetivos e subjetivos do ambiente. Sua formação é direcionada para o projeto e a execução de edifícios e espaços públicos, mas pouco aprofundada na gestão de negócios. Com este curso pretende-se qualificar a gestão dos escritórios e demais empreendimentos de Arquitetura, como lojas, consultorias, entre outras, possibilitando uma maior e melhor atuação deste profissional. O curso é estruturado em três partes: desenvolvimento de produto, gestão e formação pessoal de gestores.


Objetivo:

Capacitar o profissional para criar e gerenciar os diferentes tipos de negócios de Arquitetura e Urbanismo.

Disciplinas:

Presenciais

Empreendedorismo e Inovação 20h

  • Diagnóstico atual do mercado de Arquitetura e Urbanismo. Novos modelos de negócios de Arquitetura e Urbanismo. Metodologias de criação e inovação: Design Thinking, PDCA, Brainstorming e Lego Serious Play.


Desenvolvimento de Produto 20h

  • Introdução à gestão do processo de desenvolvimento de produtos. Ciclo de vida do produto. Etapas do processo de desenvolvimento do produto: projeto Informacional, projeto conceitual, projeto detalhado, preparação da produção e lançamento do produto, pós-desenvolvimento: acompanhamento do produto e processo, e  descontinuação do produto. Métodos e ferramentas aplicados ao desenvolvimento de produtos.


Marketing para Serviços e Produtos 20h

  • Definições de marketing, os conceitos, as variáveis controláveis e incontroláveis no ambiente mercadológico. Os quatro P´s do marketing. Estratégias e táticas, o plano de marketing, posicionamento, segmentação, o composto de marketing. Maketing de relacionamento e seus estágios: conscientização, consideração, conversão e pós-venda. Conceito de transmídia e storytelling. Propaganda, promoção de vendas, marketing direto, relações públicas e venda pessoal. Construção de um plano de relacionamento.


Marketing Digital 20h

  • Conceito de qualidade do projeto (produto e processo), escopo de serviços e fluxo de desenvolvimento de projetos arquitetônicos, qualidade do projeto e sistemas de certificação, escopo para coordenação de projetos; modelagem digital nas etapas do processo do projeto; gerenciamento, coordenação e compatibilização de projetos; gestão do processo de projetos sustentáveis.


Gerenciamento de Projetos 20h 

  • Conceitos e diferenças entre Marketing e Vendas. Conceitos básicos de produtos e serviços; técnicas de vendas; conceito e componentes de um sistema de vendas. Planejamento da venda. Posicionamento de vendas com valor além do foco de produtos e serviços. Matriz de Valor. Concorrência e Competitividade. A importância e processualidade do planejamento de vendas. Metodologia para planejamento de vendas. Oportunidades de mercado e previsão de vendas. Diferenças entre serviços e bens. Como tangibilizar um serviço. Qualidade de Serviços. Gerência de Serviços e seu caráter sistêmico: marketing, organização, RH e Sistema de Informações. Estratégia de Vendas para Serviços. As formas de avaliação dos serviços pelos clientes. Criação de vínculos com os clientes. O Endomarketing e o Empowerment: seu conceito e importância. 


Gestão de Vendas de Serviço 20h

  • Conceitos e diferenças entre Marketing e Vendas. Conceitos básicos de produtos e serviços; técnicas de vendas; conceito e componentes de um sistema de vendas. Planejamento da venda. Posicionamento de vendas com valor além do foco de produtos e serviços. Matriz de Valor. Concorrência e Competitividade. A importância e processualidade do planejamento de vendas. Metodologia para planejamento de vendas. Oportunidades de mercado e previsão de vendas. Diferenças entre serviços e bens. Como tangibilizar um serviço. Qualidade de Serviços. Gerência de Serviços e seu caráter sistêmico: marketing, organização, RH e Sistema de Informações. Estratégia de Vendas para Serviços. As formas de avaliação dos serviços pelos clientes. Criação de vínculos com os clientes. O Endomarketing e o Empowerment: seu conceito e importância. 


Liderança e Gestão de Pessoas 20h

  • Competências fundamentais para o exercício da liderança. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. As questões relativas ao engajamento e motivação dos talentos. Fatores responsáveis pela formação, manutenção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Novos padrões na gestão de pessoas. Seleção, avaliação e recrutamento de pessoas. Avaliação de resultados em desenvolvimento de equipe. Conceito de clima organizacional, técnicas de levantamento de informações de clima organizacional.


Plano de Negócios 20h

  • Definição do Plano de Negócio como ferramenta de Gestão. Estrutura de um Plano de Negócios. Conceito de empresa "start-up". Tipos básicos de empresas. Modelos de negócios. Estruturação e organização de uma unidade de negócios. Definição do mercado. Características funcionais das diferentes áreas de uma empresa e do pessoal necessário para sua implementação e funcionamento. Agências de Apoio e de Fomento.

À Distância

Legislação, Regulação e Direito Empresarial 20h

  • O CAU e as atribuições profissionais. Associações de classe: ASBEA, ABAP e UIA. Direito Trabalhista e a CLT. Código de Defesa do Consumidor. Legislação Urbana Municipal e Federal. Lei de Licitações (8666). Direito Autoral. Tipos de sociedades. Microempresa. Sociedade limitada. Sociedade anônima. Companhia aberta e mercado de capitais. Companhia fechada. Grupo de sociedades e demais institutos da Lei de S/A. Princípios contratuais. Contratos empresariais: definição e distinção dos contratos civis e de consumo. Legislação aplicável. Formação e extinção dos contratos empresariais. Tipos de contratos empresariais. Licitação: modalidades e processos. Possibilidade de contratação sem licitação: modalidades e etapas.

Redação Empresarial 20h

  • Pronomes de tratamento. Tipos de documento: correspondências físicas e virtuais, memorando, ofício, declaração, atestado, contrato, recibos, propostas, memorial descritivo. Redação técnica.

Matemática Financeira e Contábil 20h

  • Sistemas de capitalização simples e composta. Equivalência de taxas. Taxas de juros nominais e reais. Amortização de empréstimos. Equivalência de capitais. Descontos simples e compostos. Técnicas de análise de investimentos. Os relatórios contábeis. A contabilidade como instrumento de gestão empresarial. Princípios fundamentais da contabilidade. Estática e dinâmica patrimonial. Fatos contábeis. Procedimentos contábeis: Contas; Livros Diário e Razão.

Contabilidade Financeira e Gerencial 20h

  • A contabilidade financeira e societária. Origens de recursos e avaliação de endividamento. Aplicações de recursos e rentabilidade. Conhecimento da necessidade de capital de giro e de indicadores gerais, de liquidez, endividamento e rentabilidade. As demonstrações financeiras. Aspectos relevantes da informação contábil gerencial. A informação contábil para controle de operações. Análise de Balanços: aspectos iniciais. Análise vertical e horizontal. Indices-padrões. Análise do Capital de Giro. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. Demonstração do Fluxo de Caixa. 

Planejamento Tributário 20h
 
  • Conceitos, objetivo e classificação. Elisão, evasão, fraude e sonegação fiscal. Planejamento tributário operacional. Análise crítica dos impostos, taxas e contribuições incidentes sobre diferentes tipos de empresas: SIMPLES, Imposto de Renda Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o lucro, PIS, Cofins, ICMS e ISS. Incentivos fiscais estaduais. Aspectos gerais e legislação aplicável aos Crimes de Sonegação Fiscal.

Gestão de Escritório 20h
  • Caracterização de um escritório: perfil de atuação, menu de serviços e esquema de produção. Definições e objetivos da gestão da marca. Conceitos e definições de posicionamento estratégico, classificação, estratégias, arquitetura de marcas, identificação e criação de identidade e personalidade. Conceituando estratégia. Visão, Missão e Valores. Cultura Organizacional e Estratégia. Estratégia da Organização. Avaliando Estratégias. Processo de Desenvolvimento da Estratégia. A Prática da Estratégia. Formação de preços para venda. 

Negociação e Gerenciamento de Conflitos 20h
  • A negociação como meio de resolução de conflitos. Estilos e estratégias de administração de conflito. As abordagens de negociação integrativa e distributiva. Definição de objetivos negociais, zona de acordo possível e ancoragem. O processo de negociação e suas etapas. Características dos bons negociadores.

Pré-requisitos:

Graduação concluída

Público Alvo:

Arquitetos e Urbanistas, Design de Interiores e afins.


COORDENADOR


icone do twitter