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MBA Executivo em Marketing e Negociação

Pós-Graduação Carga Horária: 405 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Humanidades e Ciências Sociais

Apresentação:

- MBA Executivo em Marketing e Negociação oferece aos participantes os conhecimentos, que envolvem as decisões de marketing inseridas no contexto da gestão empresarial, apresentando disciplinas relacionadas à estratégia, finanças e pessoas, além dos temas específicos do marketing, como a gestão de produtos e marcas, gestão de vendas, gerência de canais e da comunicação, entre outras. - Aulas Mensais

Objetivo:


Disciplinas:


PRESENCIAL

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - 20 h
Ementa:
  • A disciplina abrange empreendedorismo e inovação. Empreendedorismo: conceitos e  perspectiva do empreendedorismo contemplando a criação do negócio, financiamento, gerenciamento, expansão e encerramento do mesmo. Inovação: conceitos de produto, processo e organização relacionando o tema à estratégia e ao desempenho de mercados. Sistemas de inovação, trabalho em redes e desenvolvimento de inovação. 

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL - 20 h
Ementa:
  • Conceitos e características da administração estratégica; Estudo das oportunidades, estratégias competitivas e decisão estratégica; Administração Estratégica: Princípios, conceitos e Definições; Planejamento Estratégico, Tático, Operacional; Tomada de Decisões; Ambiente Organizacional; Missão e Visão; Implementação de Estratégias.

GESTÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS - 20 h
Ementa:
  • Planejamento, monitoração e controle da estratégia de produtos e serviços que atendam a estratégia da organização. Conceitos fundamentais em produtos. A inovação em produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Análise do ciclo de vida do produto. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Gerenciamento do portfólio de produtos. A estratégia de marcas. Embalagem e rotulagem. Estratégia de posicionamento. O gerenciamento de produtos e marcas nas organizações.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA - 20 h
Ementa:
  • Fundamentos e conceitos de publicidade e propaganda. Procedimentos para elaborar um resumo descritivo de uma empresa, suas necessidades de comunicação, objetivo e tipos de uma campanha publicitária, análise do perfil de consumidor, concorrentes e outras importantes informações para o desenvolvimento de uma comunicação publicitária (briefing). Tipos de veículos de comunicação, sua importância e forma de relacionamento com o consumidor. 

MARKETING ESTRATÉGICO - 20 h
Ementa:
  • Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM); Componentes do PEM; Análise de cenários. Identificando oportunidades; Formulação de objetivos e metas; A cadeia de valor; Posicionamento estratégico; Fazendo o PEM acontecer; o detalhamento das Estratégias e Ações Táticas de Marketing-Mix. Implementação do PEM. 

NEGOCIAÇÃO COMERCIAL - 20 hs
Ementa:
  • Planejando a negociação. Estágios de uma negociação. Modos de influenciar. Modelos de persuasão. Como e porque se preparar. Como e porque ganhar tempo. Como lidar com cada tipo de negociador. Escutar, sondar e questionar: uma maneira de diminuir conflitos. Diferentes maneiras de contornar um problema. a importância de perceber e usar a linguagem corporal fechando a negociação e métodos de diminuição de dissonância cognitiva.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING - 20 h
Ementa:
  • Conceito e processo de Comunicação. Evolução e novas tendências na área de comunicação (da mídia de massa à mídia individualizada e participativa); a dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de Comunicação Empresarial, com suas aplicações e limites; a estrutura do mercado de comunicação (atores, formas de remuneração). Briefing, caminhos criativos e tipos de campanha; legislações e ética em propaganda e promoções.

MARKETING DIGITAL - 20 h
Ementa:
  • A Internet e os negócios. Surgimento da Internet comercial. A Internet e a estratégia das empresas. Operações, tecnologia e segurança. Tecnologia de comércio eletrônico. Entendendo o público alvo – o consumidor on-line. Marketing em negócios na Internet. Segmentação, metas e posicionamento competitivo no ambiente da Internet. Impacto da Internet nos programas de marketing. Administração do esforço de marketing on-line. 


EAD


COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO- 35 h
Ementa:
  • A escola do comportamento do consumidor na área de marketing e a ligação teórica (multidisciplinar). Conceito de comportamento do consumidor e evolução dos paradigmas organizacionais (viés qualitativo e quantitativo). Segmentação de mercado. Modelo de comportamento do consumidor. Motivações do consumidor. Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O processo de decisão de compra. O envolvimento e a experiência de compra do consumidor.  Variáveis do comportamento do consumidor: satisfação, intenção, inovação, crença, atitude dentre outras. O comportamento do consumidor nos setores econômicos como na indústria de transformação, no varejo físico, varejo online, dentre outros setores. comércio eletrônico. Pesquisas sobre o comportamento do consumidor. 

PESQUISA DE MERCADO - 35 h
Ementa:
  • Desenvolver no aluno a capacidade para realizar e analisar pesquisa de mercado ajustada às necessidades da empresa (suporte aos processos de tomada de decisão e desenvolvimento da estratégia mercadológica). Aplicações da Pesquisa de Marketing. Sistema de Informação de Marketing – SIM. Planejando uma pesquisa. A pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa e outras classificações. Segmentação de mercado: Objetivos da segmentação. Benefícios e limitações da segmentação. Critérios de Segmentação.

FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇOS - 35 h
Ementa:
  • Elaborar propostas para ações de precificação alinhadas à estratégia mercadológica, considerando aspectos internos (custeio, análise marginal, operação e objetivos empresariais) e externos (comportamento do consumidor, curvas de demanda, comportamento da concorrência, mercado e ciclo de vida). O ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Análise da concorrência. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. A Importância dos custos na formação do preço. Principais classificações dos custos e despesas. Margem de contribuição. Sistemas de custeio. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços. Políticas de preços para novos produtos. Preço de serviços. 

GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES - 35 h
Ementa:
  • O processo evolutivo do novo paradigma relacional, As limitações do marketing transacional, A evolução do mercado (tecnologia, preferências, hábitos), O surgimento das ações de relacionamento mais estruturadas, O paradigma transacional: do surgimento do marketing direto até o CRM, CRM estratégia, a empresa orientada ao mercado, a importância da longevidade, A evolução do CRM, o mercado de CRM, CRM analítico, operacional e colaborativo, Estratégias para o CRM, as fases para implantação. Como começar um projeto, os maiores erros na implantação, os módulos de CRM e cases. DBM, conceituação e objetivos, premissas para o DBM, categorias de DBM, tipo de segmentação, utilização do DBM e cases. Marketing direto, quando usar o marketing direto, programas de fidelidade, a privacidade e código de ética, o custo do MD e break even point, a comunicação com resposta direta, marketing direto – canais (exceto call center), mala direta, o catálogo, anúncios e TV, o e-mail marketing, marketing direto na WEB. 

ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS NOS PONTOS DE VENDAS - 35 h
Ementa:
  • Importância da promoção e do merchandising no varejo. Planejamento do composto promocional. Ações no ponto-de-venda. Esclarecimentos sobre a legislação pertinente. Cálculo da viabilidade de retorno em ações promocionais através do ticket médio. Adequação da ambiência do ponto-de-venda. Trade marketing. A fragmentação das mídias. A crescente importância do ponto de vendas na construção de marcas. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing aplicado aos canais de vendas. Ferramentas de trade marketing aplicadas no mercado brasileiro. A importância do trade marketing nas organizações.

LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 35 h
Ementa:
  • Coordenação dos canais de distribuição (desde a origem até o consumidor final), utilizando processos como a seleção estratégica de canais de distribuição e o relacionamento com os membros dos canais. Importância da Logística na moderna economia. Suprimentos. Armazenagem. Modalidades de transporte. Logística de resposta de serviços (LRS). Supply Chain Management (SCM). Tecnologia da informação na Logística. Canais de distribuição. Características e funções. Estratégias de canais de distribuição. Trade Marketing. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing aplicado aos canais de vendas. A importância de Trade Marketing para as organizações.

MARKETING, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE - 35 h
Ementa:
  • A pesquisa de marketing para novas tecnologias, consumo e sustentabilidade como fator transversal aos novos produtos será inserido neste contexto, discutindo-se as teorias de comportamento de consumo e convergência tecnológica, para auxiliar na análise do processo de decisão de compra, adoção de novos produtos, mercado alvo e preferência de consumo (Valor social – status, diferenciação de uso, Hedonismo, Utilitarismo, intenção de uso e usabilidade). 

Pré-requisitos:

Ensino Superior Completo

Público Alvo:

Este curso destina-se a profissionais graduados nas mais diversas áreas de formação que necessitam adquirir ou aprofundar conhecimento das técnicas de Marketing para assumir posições de comando em suas empresas e sabem que o conhecimento é o único caminho para garanti-la.


COORDENADOR

VICTOR TOMAZINHO BARTOLAZZI

VICTOR TOMAZINHO BARTOLAZZI

Possui Mestrado em Engenharia de Produção - UCAM (2016) - Campos dos Goytacazes, Especialização em Gestão Empresarial pela UFRJ (2006), Especialização em Gestão Estratégica de Mercado com Ênfase em Marketing de Relacionamento pela Faculdade Redentor (2010), graduado em Tecnologia em Informática pela UNIFSJ (2002), graduação em Administração de Empresas (em andamento) pela Universidade Paulista (UNIP).

PROFESSOR


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