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Psicologia em Terapia Intensiva - Redentor/AMIB

Pós-Graduação Carga Horária: 425 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Psicologia em Terapia Intensiva - Redentor/AMIB

Apresentação:

O Intensivismo é uma especialidade que apresenta um caráter interdisciplinar voltado para o cuidado da pessoa em estado crítico, de forma ininterrupta, por uma equipe de profissionais de saúde com treinamento e competências específicas.

A Psicologia aplicada a Terapia Intensiva, propõem desafios epistemológicos e técnicos que levam à constituição de um corpo de conhecimento próprio, favorecendo o surgimento da prática psicológica aplicada à UTI,  mediante projetos e pesquisas relevantes, tomando como objeto de estudo as relações interacionais entre equipe de saúde, família e paciente.

Objetivo:

  • Possibilitar ao psicólogo a integração de conhecimentos teóricos e práticos no contexto de cuidados em Psicologia aplicada à terapia intensiva;
  • Aprimorar o conhecimento na atuação psicológica em ambientes de cuidados intensivos nas interações, equipe, paciente e família;
  • Proporcionar o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho de atividades clínicas, técnico-humanitárias, éticas e de educação continuada junto às equipes de saúde;
  • Incentivar o desenvolvimento de estudos e investigações em protocolos e pesquisas para a Psicologia aplicada à Medicina intensiva.

Disciplinas:

Gestão em Equipe Multiprofissional em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções dos aspectos da gestão multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil; discussão de cases no ponto de vista multiprofissional, assim como entender o papel de diversas áreas profissionais que atuam em UTI.

Humanização em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde; melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família; métodos de prevenção e detecção das PICS; métodos de prevenção/detecção do Burnout.

Cuidados Paliativos em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências, noções básicas e avançadas quanto a Cuidados Paliativos.

Introdução à Farmacologia Clínica em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá noções básicas e avançadas sobre farmácia clinica e seus aspectos relacionados a equipe multiprofissional, tais como interação medicamentosa, entre outras.

Trabalho de Conclusão de Curso em Terapia Intensiva - 35H (EAD)
Ementa: Esta disciplina visa capacitar o especializando para entender as diferentes metodologias de pesquisa, assim como auxiliar no desenvolvimento do TCC.

Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde e Psicologia Intensiva, especificidades e atribuições - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Caracterizar o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva pela perspectiva do paciente, familiar e equipe multidisciplinar. Especificidade nas atuações do Psicólogo Intensivista. Definir as competências do Psicólogo para a atuação em Unidades de Terapia Intensiva. Apresentar as atribuições na sistematização do Trabalho. O psicólogo e as atribuições junto equipe de saúde. Descrever as principais atribuições do psicólogo enquanto membro da equipe e seu papel facilitador nas relações. Identificar situações para gerenciamento de conflitos.

Manejo com o paciente adulto - (E.E.M. Dor, agitação, Delirium) - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Controle da dor, privacidade (atenção ao seu pudor), individualidade; Direito à informação, ser ouvido nas suas queixas e angústias; Ambiente adequado para o sono; Atenção às suas crenças e espiritualidade. Entender os estados confusionais, delírio e as alterações neuropsiquiátricas agudas ou subagudas que afetam a consciência; Desenvolver habilidades para atender esta demanda. Compreender a etiologia da confusão mental. Avaliação com a ferramenta CAM.

A Família na Unidade de Terapia Intensiva - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Identificar a importância da conferência familiar na construção de uma boa relação equipe/família. Sugerir formas de conduzir e estruturar a conferência familiar de acordo com as melhores evidências da literatura. Conceitos de Família. Papel da família na UTI. Identificar reações emocionais da família; Reconhecer o tempo requerido para o ajustamento familiar após a internação na UTI; Acolhimento familiar; Famílias difíceis – intervenções sugeridas.

Habilidades Comunicativas na UTI (família, paciente, equipes) - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Este modulo trabalhará o Contexto Psicológico da Comunicação. Comunicação de más notícias. Competência Interpessoal como pré-requisito para uma Comunicação Eficaz. Assertividade. Adequação na abordagem ao Paciente /Familiares e Equipe. Qualidade e segurança de mãos dadas com a comunicação. Comunicação não verbal. Consciência Situacional. Protocolos de comunicação para os pacientes, Familiares e equipe.

A Equipe Multiprofissional - Burnout - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Entender a síndrome que afeta os trabalhadores encarregados de cuidar. Fator exaustão emocional. Fator envolvimento pessoal. Trabalho e despersonalização. A importância do auto-cuidado do profissional para um melhor cuidar do paciente. A diferença entre estresse e burnout e o conceito e sintomas do estresse. Compreensão dos fatores facilitadores e desencadeantes do burnout. Conceito e sintomas da síndrome de burnout. Reflexão sobre os possíveis desencadeantes de burnout em psicólogos intensivistas. Possibilitar o contato com alguns dos procedimentos empregados para a prevenção da síndrome de burnout.

Especificidades da Psicologia na UTI Neonatal e Pediátrica - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: UTI Neonatal e UTI Pediátrica: realidade e possibilidades. A chegada do bebê à UTI e o tempo do cuidado. A permanência do bebê na UTI e o trabalho em equipe: a singularidade do cuidar. Relação pais-bebês em situações especiais. Assistência Psicológica em UTI Neonatal. Assistência Psicológica em UTI Pediátrica. Cuidados psicológicos ao pais e acompanhantes. Visitas de crianças na UTI pediátrica e Neonatal O brincar e sua função terapêutica na internação. Abordagens para favorecer a capacidade de enfrentamento da criança durante a internação.

Aspectos da Morte e Morrer (luto à Espiritualidade) - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Manejo psicológico da família em situações de gravidade e processo de morte; Luto e Espiritualidade; Diferenças entre espiritualidade e religiosidade; condução do processo de morrer; Aspecto emocional nas no trato do luto nas diferentes faixas etárias.

Reabilitação Psicológica Após a Alta da UTI - PIC’s - 30H (Presencial/EAD)
Ementa: Definição de PICS e PICS-family. A importância da transferência do cuidado da UTI para a enfermaria. Incidência e fatores de risco para o desenvolvimento de PICS. Manifestações clínicas e seus efeitos no psiquismo do paciente e da família. Manifestações emocionais (ansiedade, depressão e TEPT). O papel da equipe na prevenção e manejo da PICS. Como melhorar a experiência do paciente e da família na UTI. O paciente crítico crônico e o impacto na qualidade de vida no paciente e da família.

Atuação do psicólogo no Processo de Captação, Doação e Transplante de Órgãos - 10H (EAD)
Ementa: Entender a doação de órgãos. Consentimento Familiar. Principais pontos das leis do transplante. Atendimento à família após o primeiro teste clínico, oferecendo apoio e criando vínculos afetivos. Investigação sumária dos familiares, identificando o líder positivo e/ou negativo da doação. Participação na entrevista familiar. Apoio emocional aos familiares durante todo o processo. Apoio emocional dos membros da CIHCOT. Acompanhamento familiar no pós-doação.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma em Psicologia.

Público Alvo:

Psicólogos


COORDENADOR

PROFESSOR


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