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Psicologia Intensiva Redentor/AMIB

Pós-Graduação Carga Horária: 420 h Modalidade: Semi-presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Apresentação:

O Intensivismo é uma especialidade que apresenta um caráter interdisciplinar voltado para o cuidado da pessoa em estado crítico, de forma ininterrupta, por uma equipe de profissionais de saúde com treinamento e competências específicas.

A Psicologia aplicada a Terapia Intensiva, propõem desafios epistemológicos e técnicos que levam à constituição de um corpo de conhecimento próprio, favorecendo o surgimento da prática psicológica aplicada à UTI,  mediante projetos e pesquisas relevantes, tomando como objeto de estudo as relações interacionais entre equipe de saúde, família e paciente.




Objetivo:

  • Possibilitar ao psicólogo a integração de conhecimentos teóricos e práticos no contexto de cuidados em Psicologia aplicada à terapia intensiva;
  • Aprimorar o conhecimento na atuação psicológica em ambientes de cuidados intensivos nas interações, equipe, paciente e família;
  • Proporcionar o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho de atividades clínicas, técnico-humanitárias, éticas e de educação continuada junto às equipes de saúde;
  • Incentivar o desenvolvimento de estudos e investigações em protocolos e pesquisas para a Psicologia aplicada à Medicina intensiva.



Disciplinas:

PRESENCIAL - 240h


1- ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS INTENSIVOS - 20h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções da atuação multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA e ONA Brasil; discussão de casos clínicos no ponto de vista multiprofissional.


2- HUMANIZAÇÃO EM UTI: INFRAESTRUTURA, COMUNICAÇÃO, PREVENÇÃO DAS PICS, DETECÇÃO/PREVENÇÃO DO BOURNOUT - 20h

Ementa:

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de humanização em UTI, tais como identificação da infraestrutura adequada/humanização para o paciente e sua família, assim como para os profissionais de saúde; melhoria das técnicas de comunicação com a equipe e paciente/família; métodos de prevenção e detecção das PICS; métodos de prevenção/detecção do Bournout.


3- PSICOLOGIA HOSPITALAR, PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA INTENSIVA, ESPECIFICIDADES E ATRIBUIÇÕES - 20h

Ementa:

- Caracterizar o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva pela perspectiva do paciente, familiar e equipe multidisciplinar;

- Especificidade nas atuações do Psicólogo Intensivista;

- Definir as competências do Psicólogo para a atuação em Unidades de Terapia Intensiva;

-Apresentar as atribuições na sistematização do Trabalho;

- O psicólogo e as atribuições junto equipe de saúde;

- Descrever as principais atribuições do psicólogo enquanto membro da equipe e seu papel facilitador nas relações; 

- Identificar situações para gerenciamento de conflitos.


4- MANEJO COM O PACIENTE ADULTO - (E.E.M. DOR, AGITAÇÃO, DELIRIUM) - 20h

Ementa:

- Controle da dor, privacidade (atenção ao seu pudor), individualidade; 

- Direito à informação, ser ouvido nas suas queixas e angústias; - Ambiente adequado para o sono; Atenção às suas crenças e espiritualidade;

- Entender os estados confusionais, delírio e as alterações neuropsiquiátricas agudas ou subagudas que afetam a consciência;  - Desenvolver habilidades para atender esta demanda. Compreender a etiologia da confusão mental. Avaliação com a ferramenta CAM.


5- A FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA - 20h

Ementa:

- Identificar a importância da conferência familiar na construção de uma boa relação equipe/família; 

- Sugerir formas de conduzir e estruturar a conferência familiar

de acordo com as melhores evidências da literatura; 

- Conceitos de Família; 

- Papel da família na UTI; 

- Identificar reações emocionais da família; 

- Reconhecer o tempo requerido para o ajustamento familiar após a internação na UTI; 

- Acolhimento familiar; 

- Famílias difíceis – intervenções sugeridas.


6- HABILIDADES COMUNICATIVAS NA UTI (FAMILIA, PACIENTE, EQUIPES) - 20h

Ementa:

- Este modulo trabalhará o Contexto Psicológico da Comunicação;

- Comunicação de más notícias;

- Competência Interpessoal como pré-requisito para uma Comunicação Eficaz;

- Assertividade; 

 - Adequação na abordagem ao Paciente /Familiares e Equipe;

- Qualidade e segurança de mãos dadas com a comunicação;

- Comunicação não verbal;

- Consciência Situacional; 

- Protocolos de comunicação para os pacientes, Familiares e equipe.


7- A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL - BURNOUT -20h

Ementa:

- Entender a síndrome que afeta os trabalhadores encarregados de cuidar;

- Fator exaustão emocional; 

- Fator envolvimento pessoal; 

- Trabalho e despersonalização; 

- A importância do auto-cuidado do profissional para um melhor cuidar do paciente; 

- A diferença entre estresse e burnout. e o  conceito e sintomas do estresse; 

- Compreensão dos fatores facilitadores e desencadeantes do burnout;

- Conceito e sintomas da síndrome de burnout; 

- Reflexão sobre os possíveis desencadeantes de burnout em psicólogos intensivistas;

- Possibilitar o contato com alguns dos procedimentos empregados para a prevenção da síndrome de burnout. 


8- ESPECIFICIDADES DA PSICOLOGIA NA UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA - 20h

Ementa:

- UTI Neonatal e UTI Pediátrica: realidade e possibilidades;

- A chegada do bebê à UTI e o tempo do cuidado;

- A permanência do bebê na UTI e o trabalho em equipe: a singularidade do cuidar;

- Relação pais-bebês em situações especiais;

- Assistência Psicológica em UTI Neonatal;

- Assistência Psicológica em UTI Pediátrica;

- Cuidados psicológicos ao pais e acompanhantes;

- Visitas de crianças na UTI pediátrica e Neonatal;

- O brincar e sua função terapêutica na internação;

- Abordagens para favorecer a capacidade de enfrentamento da criança durante a internação.


9- ASPECTOS DA MORTE E MORRER (LUTO À ESPIRITUALIDADE) - 20h

Ementa:

- Manejo psicológico da família em situações de gravidade e processo de morte; 

- Luto e Espiritualidade;  Difçerenas entre espiritualidade e religiosidade; 

- Condução do processo de morrer; 

- Aspecto emocional no trato do luto nas diferentes faixas etárias. 


10- REABILITAÇÃO PSICOLÓGICA APÓS A ALTA DA UTI - PIC’S - 20h

Ementa:

- Definição de PICS e PICS-family; 

- A importância da transferência do cuidado da UTI para a enfermaria; 

- Incidência e fatores de risco para o desenvolvimento de PICS; 

- Manifestações clínicas e seus efeitos no psiquismo do paciente e da família;

- Manifestações emocionais (ansiedade, depressão e TEPT); 

- O papel da equipe na prevenção e manejo da PICS;

- Como melhorar a experiência do paciente e da família na UTI; 

- O paciente crítico crônico e o impacto na qualidade de vida no paciente e da familia; 


11- GESTÃO MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS INTENSIVOS - 20h

Ementa:

- Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de gestão multiprofissional em UTI, tais como: elaboração de linhas de cuidados e de protocolos multiprofissionais; 

- Entendimento e elaboração de indicadores de qualidade e produtividade; organização e gerenciamento das ações; gerenciamento e medidas de controle de infecção.


12- DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS, MARKETING E GESTÃO DE CONFLITOS - 20h

Ementa:

- Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: para ações de gestão multiprofissional em UTI, tais como: identificar potenciais lideranças na equipe; - Desenvolver/praticar métodos de educação continuada/permanente; - Conhecer aspectos básicos de marketing institucional e pessoal; - Desenvolver habilidades para a identificação e gestão de conflitos de equipe.



EaD - 180h


1- BIOÉTICA EM SAÚDE - 10h

Ementa:

- Ética e Bioética nos serviços de psicologia na saúde. 

- Humanização nas relações da equipe, pacientes e familiares. Bases teóricas da Bioética. 

- Diretrizes da psicologia nas tratativas da humanização.


2- CUIDADOS PALIATIVOS - 10h

Ementa:

O módulo Cuidados Paliativos: Visão multidisciplinar, apresenta ao aluno:

- Definições e Princípios dos cuidados paliativos;

- Bioética em Cuidados Paliativos;

- Relação dos Cuidados Paliativos com Equipe multidisciplinar;

- Cuidados Paliativos em Unidade de Terapia Intensiva

- Conferencias familiares para tomada de decisão; 

- Cuidando do Cuidador- Processo de morte e Luto- Cuidados em Final de vida.


3- PSICOLOGIA HOSPITALAR, PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA INTENSIVA, ESPECIFICIDADES E ATRIBUIÇÕES - 20h

Ementa:

- Caracterizar o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva pela perspectiva do paciente, familiar e equipe multidisciplinar;

- Especificidade nas atuações do Psicólogo Intensivista;

- Definir as competências do Psicólogo para a atuação em Unidades de Terapia Intensiva;

-Apresentar as atribuições na sistematização do Trabalho;

- O psicólogo e as atribuições junto equipe de saúde;

- Descrever as principais atribuições do psicólogo enquanto membro da equipe e seu papel facilitador nas relações; 

- Identificar situações para gerenciamento de conflitos.


4- MANEJO COM O PACIENTE ADULTO - (E.E.M. DOR, AGITAÇÃO, DELIRIUM) - 20h

Ementa:

- Controle da dor, privacidade (atenção ao seu pudor), individualidade; 

- Direito à informação, ser ouvido nas suas queixas e angústias; - Ambiente adequado para o sono; Atenção às suas crenças e espiritualidade;

- Entender os estados confusionais, delírio e as alterações neuropsiquiátricas agudas ou subagudas que afetam a consciência;  - Desenvolver habilidades para atender esta demanda. Compreender a etiologia da confusão mental. Avaliação com a ferramenta CAM.


5- A FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA - 20h

Ementa:

- Identificar a importância da conferência familiar na construção de uma boa relação equipe/família; 

- Sugerir formas de conduzir e estruturar a conferência familiar

de acordo com as melhores evidências da literatura; 

- Conceitos de Família; 

- Papel da família na UTI; 

- Identificar reações emocionais da família; 

- Reconhecer o tempo requerido para o ajustamento familiar após a internação na UTI; 

- Acolhimento familiar; 

- Famílias difíceis – intervenções sugeridas;


6- HABILIDADES COMUNICATIVAS NA UTI (FAMILIA, PACIENTE, EQUIPES) - 20h

Ementa:

- Este modulo trabalhará o Contexto Psicológico da Comunicação;

- Comunicação de más notícias;

- Competência Interpessoal como pré-requisito para uma Comunicação Eficaz;

- Assertividade; 

 - Adequação na abordagem ao Paciente /Familiares e Equipe;

- Qualidade e segurança de mãos dadas com a comunicação;

- Comunicação não verbal;

- Consciência Situacional; 

- Protocolos de comunicação para os pacientes, Familiares e equipe.


7- A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL - BURNOUT -20h

Ementa:

- Entender a síndrome que afeta os trabalhadores encarregados de cuidar;

- Fator exaustão emocional; 

- Fator envolvimento pessoal; 

- Trabalho e despersonalização; 

- A importância do auto-cuidado do profissional para um melhor cuidar do paciente; 

- A diferença entre estresse e burnout. e o  conceito e sintomas do estresse; 

- Compreensão dos fatores facilitadores e desencadeantes do burnout;

- Conceito e sintomas da síndrome de burnout; 

- Reflexão sobre os possíveis desencadeantes de burnout em psicólogos intensivistas;

- Possibilitar o contato com alguns dos procedimentos empregados para a prevenção da síndrome de burnout. 


8- ESPECIFICIDADES DA PSICOLOGIA NA UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA - 20h

Ementa:

- UTI Neonatal e UTI Pediátrica: realidade e possibilidades;

- A chegada do bebê à UTI e o tempo do cuidado;

- A permanência do bebê na UTI e o trabalho em equipe: a singularidade do cuidar;

- Relação pais-bebês em situações especiais;

- Assistência Psicológica em UTI Neonatal;

- Assistência Psicológica em UTI Pediátrica;

- Cuidados psicológicos ao pais e acompanhantes;

- Visitas de crianças na UTI pediátrica e Neonatal;

- O brincar e sua função terapêutica na internação;

- Abordagens para favorecer a capacidade de enfrentamento da criança durante a internação.


9- ASPECTOS DA MORTE E MORRER (LUTO À ESPIRITUALIDADE) - 20h

Ementa:

- Manejo psicológico da família em situações de gravidade e processo de morte; 

- Luto e Espiritualidade;  Difçerenas entre espiritualidade e religiosidade; 

- Condução do processo de morrer; 

- Aspecto emocional no trato do luto nas diferentes faixas etárias. 


10- ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS - 35h

Ementa:

- Entender a doação de órgãos;

- Consentimento Familiar; 

- Principais  pontos das leis do transplante; 

- Atendimento  à família após o primeiro teste clínico, oferecendo apoio e criando  vínculos afetivos; 

- Investigação sumária dos familiares, identificando o líder positivo e/ou negativo da  doação; 

- Participação na entrevista familiar; 

- Apoio emocional  aos familiares durante todo o processo;

- Apoio emocional dos membros da CIHCOT;

- Acompanhamento familiar no pós-doação.


Pré-requisitos:

Graduação Concluída

Público Alvo:

Psicólogos


COORDENADOR

PROFESSOR