facebook pixel code

Estudo britânico revela que 60% das espécies de café do mundo estão ameaçadas de extinção. Desmatamento e mudanças climáticas estão entre os vilões

Parem o mundo, disparem os alarmes, o nosso – bom e quentinho – café de todo dia corre sério risco!


Estudo britânico revela que 60% das espécies de café do mundo estão ameaçadas de extinção. Desmatamento e mudanças climáticas estão entre os vilões

10

FEV

Opa...como assim? 

Vamos te explicar reproduzindo as palavras do botânico e especialista em café, Aaron Davis, em entrevista à BBC News Brasil.

O pesquisador – líder de pesquisa em café do Royal Botanic Gardens de Kew, no Reino Unido – contou que, por meio de dois estudos que desenvolveu junto à sua equipe, descobriu que 60% das espécies de café conhecidas no mundo correm risco de extinção.

O QUÊ?

É isso mesmo que você leu!

O café – inclusive o ‘arábica’, o mais consumido do planeta – pode, simplesmente, desaparecer.

– Ah, meu Deeeeuss!! Sem café, nãaao! – já se desesperou você aí.

É para se preocupar mesmo, não se trata de exagero.

Pela primeira vez na história, pesquisadores analisaram – considerando a metodologia da União Internacional para a Conservação da Natureza – o risco de extinção de todas as 124 espécies de café conhecidas.

Considerando os critérios utilizados, a lista vermelha de espécies ameaçadas conta com nada mais nada menos do que 75 espécies de café, ou seja, 60% de todo o café do mundo. 

E os vilões que ameaçam o futuro do nosso sagrado cafezinho de todas as manhãs (e, para alguns, do dia inteiro) são o desmatamento, as mudanças climáticas e a propagação de doenças e fungos patogênicos.

Ufss!!

Conta aqui para a gente, como é que seria a sua vida sem café, hein?


[Fonte: G1 // Agro]